terça-feira, 30 de junho de 2009

Vukcevic ficou no ginásio


O montenegrino esteve ausente dos trabalhos do plantel leonino, na Academia de Alcochete. Simon Vukcevic está a contas com uma mialgia na coxa esquerda.
O camisola 10 do Sporting fez apenas trabalho de ginásio para recuperar de mialgia contraída devido às cargas físicos dos treinos de ontem.Os leões treinaram esta manhã à porta aberta sob as ordens de Paulo Bento. À tarde, por volta das 18 horas, nova sessão de trabalho onde permanece a incógnita se Matías Fernandez, novo reforço do Sporting que hoje chegou a Lisboa, irá estar.

Falcão decide futuro esta tarde!


O Benfica é apontado como um dos principais interessados no avançado do River Plate. Falcão remete para esta tarde possíveis decisões quanto ao futuro, já que as dificuldades financeiras do clube de Buenos Aires forçam uma venda.
"Os comentários que tenho recebido ao nível interno do clube dão-me a entender que deverá ser o último jogo pelo River Plate. Não sei se continuo ou não mas espero que haja um acordo. Esta terça-feira, às três da tarde, temos uma reunião. Desejo um acordo feliz para ambas as partes", referiu o jogador em declarações à radio La Red, de Buenos Aires.

Espanha: Etoo não sai do Barça e assume conflito com Laporta

Nem Manchester City, nem renovação. Samuel Etoo assume que quer ficar no Barcelona, onde joga desde 2004, mas pela voz do seu empresário atira as responsabilidades pela novela de uma eventual transferência para o clube catalão. «A vontade de Eto¿o é permanecer no Barça», sintetizou o agente, em conferência de imprensa, esta terça-feira.
Mesalles aproveitou para atacar a direcção dos campeões europeus pela indefinição do futuro do jogador que criou neste defeso um verdadeiro «caso Etoo». O agente diz que a direcção lhe comunicou que Pep Guardiola não contava com Etoo e, por isso, acusa os directores do clube de iludir os sócios dizendo «que é um problema de dinheiro se não contam com o jogador.» Refira-se que o contrato de Etoo termina no final da próxima época, e o Barça terá feito uma proposta de renovação por dois anos, muito distante dos valores pretendidos pelo avançado dos Camarões.
O agente de Etoo desmente ainda qualquer reunião com responsáveis do Manchester City, um e assume ter ficado desagradado quando o presidente do Barça, Joan Laporta, referiu uma «oferta estratosférica pelo jogador». «Ainda não me sentei com ninguém do City para negociar uma possível oferta», garantiu o empresário.
«Não precisamos falar pela comunicação social, se não o querem que o digam abertamente e pronto», atirou Mesalles que acrescentou ainda que «a vontade de Eto¿o sempre foi continuar a jogar no Barça porque ama o clube mas não vamos permitir que o presidente falte à verdade», concluiu.

Alemanha vence euro sub -21

Selecção da Alemanha venceu o Europeu Sub-21 que se realizou na Suécia. A 'mannschaft' bateu a Inglaterra na final por um claro 4-0 e arrecadou o seu primeiro troféu da categoria.O equilíbrio entre estes dois conjuntos era evidente, já que, ainda na fase de grupos, as duas equipas já se haviam defrontado e o jogo terminou empatado (1-1). Mas as finais são sempre jogos especiais e, apesar de um melhor começo por parte dos ingleses, os alemães demonstraram que eram a selecção mais forte desta competição. A melhor organização, maior solidez defensiva e a grande qualidade de Mesut Ozil acabaram por fazer a diferença num jogo onde o resultado foi demasiado pesado para aquilo que se verificou dentro das quatro linhas.Os golos de Gonzalo Castro, Sandro Wagner (que 'bisou') e Mesut Ozil (que ainda fez mais duas assistências) derrubaram uma equipa inglesa que se ressentiu muito das suas baixas no sector ofensivo. Com a eficácia habitual, os alemães remataram em 6 ocasiões à baliza e marcaram por 4 vezes. Ozil acabou por se destacar como grande figura da final e de todo o torneio, mostrando uma capacidade técnica muito acima da média, bem como uma maturidade na hora de decidir muito assinalável para um jovem de apenas 21 anos.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rui Costa: "Nuno Gomes resolvido hoje"


O contrato do capitão do Benfica termina amanhã, mas o director desportivo dos encarnados já veio hoje dizer que Nuno Gomes vai ficar na Luz.
"O Benfica tem intenções de não deixar que o contrato acabe ou seja renovar o seu contrato. Isso será resolvido hoje porque é a vontade das duas partes", afirmou Rui Costa hoje em conferência de imprensa onde foram apresentados dois dos reforços encarnados: Schaffer e Patric.

Tiago desvaloriza ausência de reforços

O guarda-redes esteve esta tarde na conferência de imprensa depois do treino dos "leões". Tiago desvaloriza a ausência de mais reforços, o que até acha positivo: "É bom porque já nos conhecemos", referiu.
Quanto à época que agora começa, o guardião enviou uma mensagem para dentro do balneário: "Há que ganhar e remar todos para o mesmo lado a pensar no título".Tiago aponta a falta de regularidade do Sporting na época passada como alvo a abater. O guardião só pensa em "vencer todos os jogos em casa"."Temos que ser regulares. Em casa temos que ganhar os jogos todos e aproveitar o apoio do público", frisou.Questionado pelo jornalista da Antena 1, José Carlos Lopes, sobre se sente o peso da responsabilidade por ser o mais antigo no balneário leonino, Tiago desvalorizou a situação."Estou cá para ajudar e ser mais um. Ser o mais antigo no plantel? É sinal que tenho valor para isso", concluiu.

Benfica 2009/2010 já arrancou!


O Benfica regressou hoje ao trabalho, com um novo treinador, Jorge Jesus, e quatro reforços garantidos, o último dos quais o mais sonante do defeso, o avançado argentino Javier Saviola.Durante toda a manhã realizam-se testes médicos e depois, serão apresentados os novos defesas laterais: o argentino Shaffer para a esquerda (ex-Racing Avellaneda) e o brasileiro Patric para a direita (ex-São Caetano).
Os dois futebolistas fazem parte de um lote de quatro reforços confirmados e aos quais se juntam o médio brasileiro Ramires, que domingo disputou a Taça das Confederações na Àfrica do Sul, e o argentino Saviola.
Para as 20 horas está marcada a apresentação da camisola oficial para a época 2009/2010.

Brasil vence a taça das Confederações


A Selecção do Brasil venceu ontem a Taça das Confederações. A 'canarinha' bateu os Estados Unidos da América (EUA) por 3-2 e garantiu a conquista deste torneio pela terceira vez na sua história. O 'escrete' começou mal o jogo diante dos EUA e aos 10 minutos de jogo já perdia por 0-1, golo de Dempsey. Este golo acabou por enervar um pouco a selecção comandada por Dunga, que só voltou a encontrar-se no início da segunda metade do encontro. Pelo meio, numa brilhante jogada de contra-ataque, Donovan aproveitou para ampliar a vantagem dos americanos que saíram para o intervalo a vencer por 0-2.No entanto, na segunda parte surgiu uma selecção brasileira completamente transfigurada. O golo de Luis Fabiano, logo no recomeço, permitiu à equipa ganhar confiança e arrancar para uma bela reviravolta no marcador. O ‘fabuloso’ fez o seu ‘bis’ no jogo, aproveitando para se tornar no melhor marcador da competição (5 golos), e Lúcio fechou o resultado em 3-2 a favor dos brasileiros.Esta prova, que serve de aperitivo para o Campeonato do Mundo do próximo ano, demonstrou que o Brasil continua a ser o eterno favorito à vitória final na maior prova de selecções que existe.

domingo, 28 de junho de 2009

Fernando Mendes e o doping em Portugal: «Era sempre certo»

Citações retiradas do livro «Jogo Sujo», de Fernando Mendes e Luís Aguilar (ed. Livros De Hoje, Grupo Leya)
«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

«Os incentivos para correr eram sempre apresentados pelo massagista. Passado pouco tempo de estar no clube, ele aproximou-se de mim, e de outros novos jogadores (...) Disse-me claramente que aquilo que ia dar-me era doping, embora nunca tivesse falado de eventuais efeitos secundários. (...) Com o passar do tempo assumi os riscos e tomei doping de todas as vezes que me foi dado. (...) Nunca vi um único colega insurgir-se perante essa situação»

«No meu tempo, o doping era tomado de duas formas: através de injecção ou por recurso a comprimido. Podia ser antes do jogo, no intervalo, ou com a partida a decorrer, no caso daqueles que saíam do banco (...) A injecção tinha efeito imediato, enquanto os comprimidos precisavam de ser tomados cerca de uma hora antes do jogo»

«Em alguns clubes onde joguei tomei Pervitin, Centramina, Ozotine, cafeína, entre muitas outras coisas das quais nunca soube o nome»

«Cada jogador tomava uma dose personalizada, mediante o seu peso, condição física ou última vez que tinha ingerido a substância (...) Porém, nos jogos importantes era sempre certo (...) Quando se sabia que não iria haver controlo antidoping, nunca falhava»

«Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado no jogo aéreo. (...) Apanhei-o várias vezes no meu terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça (...) O meu segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin»

«Em certos treinos víamos um ou dois juniores que apareciam para treinar connosco. Esses juniores não estavam ali porque eram muito bons ou porque tinham de ganhar experiência. Estavam ali para servirem de cobaias a novas dosagens. Um elemento do corpo clínico dava cápsulas ou injecções com composições ilegais a miúdos dos juniores (...) Diziam-lhes que eram vitaminas e que a urina era para controlo interno»

«Se um jogo fosse ao domingo, o nosso médico sabia na sexta ou no sábado quais as partidas que iriam estar sob a tutela do controlo antidoping. Mal tinha acesso à informação, avisava todo o plantel e o dia de jogo acabava por ser directamente influenciado por essa dica»

«Em determinada temporada (...) sou convocado para um encontro particular da Selecção Nacional. (...) Faço uma primeira parte fantástica, mas ao intervalo começo a sentir-me cansado e tenho medo de não aguentar o ritmo (...) O jogo realiza-se num estádio português (...) Estão lá um médico e um massagista de um clube onde jogo (...) No intervalo, peço a esse médico para me dar uma das suas injecções de doping. Saio do balneário da Selecção, sem que ninguém se aperceba, e entro numa salinha ao lado. É aí que me dão a injecção pedida por mim. Volto a frisar que ninguém da Selecção se apercebeu»

Lucho: F.C. Porto e Marselha perto de acordo

O F.C. Porto e o Marselha continuam a negociar a transferência de Lucho González e o acordo está cada vez mais perto. Nesta altura há negociações avançadas, podendo atingir-se uma plataforma de entendimento muito brevemente.
O Marselha enviou a Portugal dois emissários, Jose Anigo e Antoine Veyrat, para tentar aproximar a oferta francesa das pretensões do F.C. Porto. A proposta do Marselha estará ligeiramente abaixo dos 20 milhões de euros, mas é compensada com bónus de um milhão de euros por cada classificação do Marselha para a Liga dos Campeões.
Para concluir o negócio é necessário o Marselha chegar a acordo com Lucho. Ora o empresário do jogador viaja para Portugal este domingo. «Chegamos segunda-feira à Europa para tratar da questão de Lucho», disse Lucas Comineli, sócio do empresário que representa oficialmente Lucho González, o argentino Frederico Simonian.
Para os representantes do jogador, o Marselha não está sozinho na corrida ao médio do F. C. Porto. «Existem vários clubes interessados no Lucho, mas o Marselha é o principal interessado», disse, adiantando que Frederico Simonian viaja directamente para Marselha, enquanto Lucas Comineli vai a Inglaterra ouvir outras duas hipóteses.

sábado, 27 de junho de 2009

Katsouranis: «Tinha o desejo de jogar no Panathinaikos»

Katsouranis deslocou-se à sede do Panatinaikos, na sexta-feira, para assinar um contrato válido por quatro temporadas. O médio vai regressar a Portugal, para fazer as malas e despedir-se do Benfica. Aos 30 anos, a Grécia chama por si.


«Tinha o desejo de representar o Panathinaikos. Não devo falar muito mais agora, esperemos pela minha apresentação. Tenho de ir a Lisboa e espero ter paciência para esperar e responder quando me apresentar com o grupo», disse o internacional helénico, aos jornalistas do seu país.



  • O médio mostra-se satisfeito com o nível do campeonato grego. «Ainda é cedo para falar, mas é sempre positivo que bons jogadores venham para a Grécia, para ajudar a subir o nível do campeonato. Queremos todos ver bons jogos.»

Juniores: Sporting-Benfica adiado devido a confrontos


O Sporting-Benfica que pretendia encontrar o campeão nacional de juniores de futebol foi adiado, na sequência de confrontos entre os adeptos dos dois clubes, os quais obrigaram a interromper e a suspender o jogo que estava empatado a zero. Ainda não há data nem local confirmados para o novo encontro.
O jogo das equipas de juniores do Sporting e do Benfica foi suspenso e pode ser retomado daqui a 72 horas, embora os clubes possam chegar a acordo para uma nova data.Com o saldo de dois feridos ligeiros e dezenas de automóveis danificados nos arredores da Academia de Alcochete, este episódio marca negativamente este dia, de acordo com o director do organismo, Pedro Mil-Homens.

Sporting confirma 'Matigol'


O Sporting confirmou esta madrugada a definição de um acordo de princípio com o Villarreal para a transferência de Matías Fernandez para Alvalade. O acordo com o médio chileno já estava definido e a assinatura do contrato fica, agora, apenas dependente dos resultados dos exames médicos que deverão realizar-se nos próximos dias.
Veja o comunicado enviado para a CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) na íntegra:
«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (Sporting SAD) informa ter chegado a um acordo de princípio com o Villareal CF e com o jogador Matias Fernandez tendo em vista a sua transferência definitiva para a Sporting SAD. O acordo definitivo ficará dependente da realização dos exames médicos».

Oficial: Cristiano Ronaldo no Real por seis temporadas


Os responsáveis do Real Madrid anunciaram que existe acordo definitivo com o Manchester United para a transferência de Cristiano Ronaldo. Assim, segundo o comunicado publicado no site dos merengues, o extremo será jogador do Real a partir de 1 de Julho e o seu contrato terá a duração de seis temporadas.
O ManUtd também já confirmou que o negócio está fechado, através da sua página oficial. Os ingleses apontaram que o acordo ficou fechado esta sexta-feira e que o processo ficará finalizado na próxima quarta-feira.
Cristiano Ronaldo, como já se previa, será apresentado no próximo dia 6 de Julho, no Santiago Bernabéu.

Rui Costa bateu Saviola


Rui Costa, actual director desportivo do Benfica, e Javier Saviola, o mais recente reforço dos encarnados, mediram forças na lista das maiores transferências de 2001, com o antigo internacional português a bater o então jovem argentino por 700 mil euros.
Foi na temporada de 2001 em que o mercado agitou-se com os principais craques a mudarem de clube a um ritmo louco por somas cada vez mais exorbitantes, com destaque para os 73.5 milhões que Florentino Pérez ofereceu à Juventus para levar Zinedine Zidane para o Real Madrid, um ano depois de ter contratado Luís Figo.
Um recorde que esteve no topo da lista das maiores transferências de sempre até há poucos dias e que só foi batido por mais uma «loucura» de Florentino Pérez, agora com Cristiano Ronaldo. Mas em 2001, além de Zidane, também mudaram de clube jogadores como Thuran, Nedved, Verón, Mendieta e Buffon.
Entre os portugueses, depois de Figo, Rui Costa também entrava para a lista dos mais caros, com o Milan a desenbolsar 36.6 milhões de euros para o resgatar à Fiorentina. Nesse mesmo ano, o Barcelona arrancou o jovem Javier Saviola, de 17 anos, campeão do Mundo de sub-20, dos braços do River Plate por 35.9 milhões de euros. Uma diferença de 700 mil euros a separar dois jogadores que agora se vão encontrar, em planos diferentes, no Estádio da Luz.

As maiores transferencias de sempre


1º Cristiano Ronaldo Manchester United-Real Madrid (2009), 94 milhões

2º Zinedine Zidane Juventus-Real Madrid (2001), 73.5 milhões

3º Ricardo Kaká Milan-Real Madrid (2009), 65 milhões

4º Luís Figo Barcelona-Real Madrid (2000), 61.5 milhões

5º Hernan Crespo Parma-Lazio (2000), 51.2 milhões

6º Gianluigi Buffon Parma-Juventus (2001), 46.8 milhões

7º Rio Ferdinand Leeds-Manchester United (2002), 46 milhões

8º Christian Vieri Lazio-Inter Milão (1999), 45.3 milhões

9º Andriy Schevchenko Milan-Chelsea (2006), 45 milhões

10º Gaizka Mendieta Valência-Lazio (2001), 44.9 milhões

11º Ronaldo Inter Milão-Real Madrid (2002), 43.9 milhões

12º Robinho Real Madrid-Manchester City (2008), 43 milhões

13º Juan Verón Lazio-Manchester United (2001), 42.6 milhões

14º Michael Essien Lyon-Chelsea (2005), 38 milhões

15º Dimitar Berbatov Tottenham-Manchester United (2008), 38 milhões

16º David Beckham Manchester United-Real Madrid (2003), 37.5 milhões

17º Wayne Rooney Everton-Manchester United (2004), 37 milhões

18º Pavel Nedved Lazio-Juventus (2001), 36.6 milhões

19º Rui Costa Fiorentina-Milan (2001), 36.6 milhões

20º Didier Drogba Marselha-Chelsea (2004), 36 milhões

21º Arjen Robben Chelsea-Real Madrid (2007), 36 milhões

22º Fernando Torres At. Madrid-Liverpool (2007), 36 milhões

23º Javier Saviola River Plate-Barcelona (2001), 35.9 milhões

24º Nicolas Anelka Arsenal-Real Madrid (1999), 34.4 milhões

25º Lilian Thuran Parma-Juventus (2001), 34.4 milhões.

Saviola reencontra Aimar na Luz, após dupla "temível" no River Plate


O avançado argentino Javier Saviola, novo reforço do Benfica, vai reencontrar no Estádio da Luz o compatriota Pablo Aimar, com quem formou uma dupla "temível" no River Plate e "dominou" o futebol argentino no final dos anos 90. Depois de uma temporada em que foi pouco utilizado no Real Madrid, aos 27 anos, o "coelho", como é conhecido na Argentina, ingressa no clube de Luz após ter representado o "colosso" FC Barcelona e com passagens ainda pelo AS Mónaco e Sevilha (onde conquistou uma Taça UEFA).

Com apenas 16 anos, o agora jogador dos "encarnados" conquistou um lugar no "onze" do River Plate e, juntamente com Pablo Aimar, formou uma das duplas mais populares do futebol sul-americano, que culminou com a conquista dos Torneios de Abertura (1999) e Encerramento (2000), somando 44 golos em três épocas. Após ter sido considerado um dos melhores jogadores do Mundial sub-20, em 2001, Javier Saviola foi contratado pelo FC Barcelona (custou na altura 36 milhões de euros) e manteve-se na Catalunha durante três temporadas, marcando um total de 60 golos, mas acabou por ser emprestado ao AS Mónaco em 2004/05. Na época seguinte, Saviola, que mede apenas 1,68 metros, voltou a não fazer parte dos planos do "Barça" e rumou a Sevilha, onde conquistou a Taça UEFA, o seu único título europeu, terminando como um dos melhores marcadores da prova, com cinco tentos. Em 2006/07, o "coelho" ficou no plantel principal do FC Barcelona, mas teve grandes dificuldades em conquistar um lugar na equipa titular, acabando por efectuar 18 jogos em toda a temporada. Após ter terminado a sua ligação contratual com o clube catalão, Saviola assinou pelo "rival" Real Madrid, mas, apesar de se ter sagrado campeão, vestiu a camisola "merengue" em apenas 28 ocasiões nas duas temporadas em que esteve na capital espanhola. Apesar de estar há algum tempo fora das escolhas da selecção argentina, o avançado já representou a formação das Pampas por 44 vezes e tem 12 golos marcados. Javier Saviola foi hoje confirmado como reforço do Benfica para as próximas três temporadas, com mais uma de opção, e a sua transferência vai custar cinco milhões de euros ao clube da Luz.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Saviola de novo na rota do Benfica


'El Conejo' está, mais uma vez, nas cogitações do Benfica. Sem espaço nos 'galácticos' de Florentino Perez, Saviola pretende dar um novo rumo à sua carreira, depois do insucesso dos últimos anos. O empresário do argentino, Diego Queiruga, já confirmou que os 'encarnados' estão a negociar o empréstimo do jogador junto dos 'merengues'. Se a transferência se concretizar, Saviola reencontrará Pablo Aimar, depois de ambos terem feito furor no River Plate.

Manchester pretende trocar Nani por Valência


O Manchester United quer garantir o concurso de António Valencia, médio-ofensivo do Wigan, e segundo a imprensa britânica, os 'red devils' estão dispostos a envolver Nani no negócio. Recorde-se que o Manchester pagou cerca de 25.5 milhões de euros ao Sporting pelo internacional português, em 2007. Apesar de ter jogado pouco na época transacta, Nani revelou à FUTEBOLISTA que a saída de Cristiano Ronaldo lhe dá mais espaço para brilhar em Old Trafford.

Ex-Internacionais no comando das selecções jovens

Já são conhecidos os nomes dos técnicos que irão orientar as selecções jovens. A Federação Portuguesa de Futebol optou por contratar vários ex-internacionais para os seus quadros. Oceano vai ser o responsável pelos sub-21, Paulo Alves vai comandar os sub-20 e Ilídio Vale permanece no comando dos sub-19. Nas categorias mais jovens, Hélio Souza vai orientar os sub-18, Rui Bento os sub-17 e Emílio Peixe continua à frente dos sub-16. O ex-seleccionador sub-21, Rui Caçador, vai passar a Coordenador Técnico Nacional e Hugo Oliveira juntar-se-à a Brassard e Pedro Espinha como treinador de guarda-redes.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Caçador convocou 20 para os Jogos da Lusofonia

Rui Caçador divulgou ontem a lista de vinte jogadores convocados da Selecção Sub-21 que vai disputar os Jogos da Lusofonia e defender o título conquistado em Macau, em 2007. Na lista de eleitos há várias novidades, incluindo cinco estreias absolutas na categoria de esperanças: André Santos, Fábio Faria, Luís Portela, Marco Matias e Ricardo Ferreira.Os convocados concentram-se no dia 6 de Julho, em Oeiras. O início da competição está agendado para 11 de Julho, frente a Moçambique. Segue-se como adversário Timor-Leste (14 de Julho) e os jogos do Grupo 1 terminam frente à Guiné-Bissau, no dia 16 de Julho. Todos os jogos têm lugar no Estádio da Reboleira, na Amadora.A fase final, em que o primeiro, segundo e terceiro classificados de cada grupo defrontam o primeiro, segundo e terceiro classificados do outro grupo, para apurar a classificação final, realiza-se dia 18 de Julho. O encontro entre terceiros na Reboleira, os outros dois jogos, que apuram os quatro primeiros, têm lugar no Estádio Nacional.

Lista dos convocados:
- Guarda-redes: Trigueira (Boavista) e Ricardo Ferreira (Olhanense).
- Defesas: Igor Pita (Nacional), Carlos Alves (Oriental), Tiago Pinto (Sporting), João Diogo (Marítimo), Luís Portela (Penalva do Castelo), Fábio Faria (Rio Ave), Luís Pedro (Freamunde) e Luís Neto (Varzim).
- Médios: João Martins (Sp. Braga), Pedro Moreira (Boavista), Rui Pedro (FC Porto), Stélvio (Sp. Braga) e André Santos (Sporting).
- Avançados: Bruno Matias (Sem clube), Licá (Académica), Jorge Monteiro (Sporting da Covilhã), Rui Fonte (Sporting) e Marco Matias (Fátima).

Benfica procura resgatar Falcão


Radamel Falcão Garcia poderá ser o próximo reforço 'encarnado' para a época 2009/2010. O jogador colombiano está perto de terminar contrato com o River Plate e o emblema argentino tem tentado evitar a todo o custo que o avançado saia a custo zero.Segundo avança a imprensa argentina de hoje, o River tem procurado acelerar o processo de renovação de Falcão, visto que o clube é conhecedor do interesse das 'águias' em garantir os serviços deste atleta. No entanto, 'Los Milionários' têm uma divida para com Falcão e, segundo se consta, o futebolista tem-se aproveitado desse facto para que, caso renove, o clube argentino não venha a exigir uma quantia muito elevada pelo seu passe. No momento, o River está a pedir cerca de 7 milhões de euros para conceder os direitos desportivos do jogador, mas é provável que este preço venha a baixar com o desenrolar das negociações para uma eventual renovação.Atento a todas estas movimentações está o Benfica, que já demonstrou interesse em garantir os préstimos de 'el tigre'.

Albiol já é 'merengue'!


O Real Madrid garantiu a contratação do defesa do Valência, Raúl Albiol. O jogador, que esteve ao serviço da Selecção Espanhola na Taça das Confederações, será assim o sucessor natural de Fabio Cannavaro no centro da defesa 'branca'.Segundo avança a comunicação social espanhola de hoje, o Real terá garantido os serviços deste atleta por um preço de 15 milhões de euros e o contrato terá uma duração de 5 temporadas. Apesar de o contrato ainda não estar assinado, nem os exames médicos efectuados, a imprensa de Espanha avança que está tudo acordado entre os dois clubes envolvidos neste negócio e, até mesmo, com o próprio jogador. A cláusula de rescisão foi fixada nos 80 milhões de euros e Albiol passa assim a ser o terceiro reforço 'merengue' para a nova temporada, depois de Cristiano Ronaldo e Kaká.

Confederações: Espanha eliminada pelo sonho americano


O sonho americano virou pesadelo espanhol. Os Estados Unidos eliminaram a campeã europeia da Taça das Confederações e deixaram o mundo do futebol com a boca aberta de espanto. Dois golos acabaram com os recordes espanhóis, fixados em 15 vitórias consecutivas e 35 jogos sem perder. Números espantosos que só elevam o feito dos americanos, que vão agora à final da prova.
Os primeiro minutos deram indícios de que algo de mau podia acontecer à Roja. A rapidez norte-americana na saída para o ataque pôs em sentido a defesa europeia. Por duas vezes seguidas, Davies apareceu na área a finalizar: a primeira numa bicicleta, a segunda de cabeça; mas ambas ao lado.
A Espanha começou, depois, a assumir o controlo do encontro. O passe curto ditado por Xavi obrigou os norte-americanos a perder terreno. Mas foi quando os espanhóis planeavam o assalto à baliza de Tim Howard que surgiu o inesperado. Altidore ganhou a bola à entrada da área, Capdevila ficou a ver o avançado, que joga em Espanha, rodar e a ficar com a bola à mercê. O camisola 17 atirou, Casillas ficou espantado e reagiu de forma ineficaz, e os EUA estavam na frente do marcador.
Os campeões europeus só perceberam no que estavam metidos já perto do final da primeira parte. Aí, sim, a Espanha começou a ficar vermelha de fúria, mesmo que não conseguisse marcar.
Jogar em 30 metros


O regresso dos balneários trouxe uns espanhóis feridos no orgulho. Por isso, os 15 minutos iniciais do segundo tempo foram de sentido único. Jogou-se em 30 metros, os últimos do terreno defendido pelos norte-americanos.
A Espanha vinha em fúria, mas do outro lado encontrou um exército americano, que deu corpo a todas as balas. Os campeões europeus tentaram de todas as formas chegar ao empate. Ora pela esquerda, ora pela direita, e cabeça, de longe, com canhotos a rematar de pé direito, e o contrário também. Howard defendia tudo, quando os outros dez americanos não chegavam para os espanhóis.
Del Bosque mexeu, Bob Bradley também. Foi mais feliz o norte-americano, que lançou Feilhaber, um dos principais responsáveis pelo 2-0. Os outros foram Pique e Sergio Ramos. E Dempsey, que aproveitou as falhas dos dois defesas para bater Casillas pela segunda vez.
A Espanha estava nas cordas e ficou K.O com o 2-0. Foi eliminada depois de lutar incessantemente contra a adversidade. Sai de cabeça erguida, apesar da primeira parte.
Depois de passar às meias-finais com um jogo épico frente ao Egipto, na fase de grupos, os EUA vivem um sonho e o último capítulo deste guião «hollywoodesco» ainda está por escrever. Segue-se o Brasil ou a África do Sul.

Ficha de jogo


Estádio: Free State, em Bloemfontein.

Árbitro: Jorge Larrionda(Uruguai)
ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Pique, Puyol e Capdevila; Fábregas (Cazorla, 68), Xabi Alonso, Xavi e Riera (Mata, 78); Torres e Villa
ESTADOS UNIDOS: Tim Howard; Spector, Demerit, Onyewu, e Bocanegra; Dempsey (Bornstein, 89), Clarke, Bradley e Donovan; Davies (Feilhaber, 69) e Altidore (Casey, 84)
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Altidore (27); Dempsey (74)

Estados Unidos explicam vitória com marcação cerrada a Xavi


Bob Bradley, seleccionador dos Estados Unidos da América, congratula-se com o triunfo frente à Espanha, na Taça das Confederações (2-0). O técnico revela que o segredo da sua equipa passou por uma marcação cerrada a Xavi.
«Tivemos especial atenção em fechar os caminhos a Xavi, apertando-o nas costas dele para que o Xavi não pudesse fazer aqueles passes penetrantes em que ele é especialmente bom. Fizemos um trabalho muito bom na diminuição de espaços a meio-campo. Quando jogamos contra a Espanha, temos de trabalhar em grupo a defender e ser agressivo a atacar», diz Bradley.

Porto e Benfica da corrida por Luis Garcia


O espanhol Luis Garcia volta a estar nas cogitações de clubes portugueses, depois de ter estado muito próximo do Benfica no último defeso. Segundo o jornal 'Sport', 'dragões' e 'águias' já sondaram o avançado do Espanhol, sendo que o FC Porto «está muito interessado no asturiano». O director desportivo dos catalães, Ramon Planes, afirmou à Renascença que tem uma boa relação com os dois clubes portugueses, especialmente com Antero Henrique (director-geral da SAD do Porto), com quem tem falado ultimamente.

Tévez deixa Old Trafford


Segundo a edição desta quarta-feira do site desportivo “SkySports”, o avançado argentino recusou a hipótese de permanecer em definitivo em “Old Trafford”, sendo três os principais interessados no concurso do internacional “alvi-celeste”. Após dois anos de empréstimo aos “red devils”, Carlos Tévez recusou permanecer no clube definitivamente, face ao facto de nesta última época ter estado diversas vezes no banco de suplentes, apesar de ser um dos jogadores preferidos dos adeptos do Manchester United. Recentemente, Manchester City e Chelsea têm sido os principais clubes aos quais Tévez tem sido associado a uma possível transferência, existindo igualmente um terceiro clube que o seu agente não quis revelar. “Neste momento estamos a avaliar as propostas do City, Chelsea e de outra equipa”, afirmou Kia Joorabchian, em declarações à rádio argentina “Radio de la Plata”. O agente do jogador de 25 anos não quaisquer indicações relativamente a qual clube suscitou maior interesse no avançado, mas acrescentou que uma decisão será tomada nos próximos dez dias. Carlos Tévez realizou um total de 98 jogos ao serviço Manchester United, tengo marcado 34 golos espalhados por todas as competições.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Argentina quer Riquelme.


A Federação de Futebol da Argentina (AFA), pela voz do seu presidente, Júlio Grondona, voltou a pedir a Juan Román Riquelme que reconsidere a sua decisão de não voltar a jogar pela selecção do seu país na sequência de um diferendo com o seleccionador Diego Maradona.
«Se Maradona diz que a porta está aberta, tenho de procurar uma chave. E esta chave é a boa vontade e que Riquelme possa dar a entender ou dizer que quer voltar à selecção», destacou Grondona à agência Télan. «É preciso esperar e ter paciência, somos todos adultos», acrescentou ainda o presidente da AFA.
A «separação» entre o médio do Boca Juniors e o seleccionador aconteceu em Março do presente ano com Riquelme a anunciar, numa entrevista a uma televisão local, que não tinha os «mesmos códigos» que Maradona que dias antes tinha criticado o seu rendimento. Na altura, o seleccionador aceitou a decisão do médio, mas deixou uma porta aberta para um eventual regresso.

Bergessio do Dragão?


O ex-benfiquista Gonzalo Bergessio poderá vir a ser reforço do FC Porto para a nova temporada.
Segundo a imprensa desportiva de hoje, os 'dragões' já enviaram mesmo um emissário à Argentina de modo a garantirem rapidamente os préstimos deste atleta.
Apesar de não ter vingado na Luz, Bergessio continua a mostrar muitas qualidades no campeonato argentino, apontando já 6 golos só no torneio de Clausura. As boas exibições pelo San Lorenzo valeram-lhe igualmente uma chamada regular, por parte de Diego Maradona, à Selecção Albiceleste.
O Porto procura colmatar uma eventual saida de Lisandro Lopez e ninguém melhor que um dos 'flops' do passado benfiquista para acentuar a já conhecida rivalidade existente entre os dois emblemas.

Luís Filipe Vieira promete devolver o Benfica à liderança


O presidente do Benfica e candidato da lista A às eleições de 3 de Julho prometeu esta noite que a equipa de futebol da Luz vai "reassumir a liderança". Luís Filipe Vieira aplaudiu ainda o trabalho que tem sido feito pelas modalidades. Eusébio aproveitou a oportunidade para apelar ao voto em Vieira.
Luís Filipe Vieira promoveu esta noite um jantar de campanha com os apoiantes da sua candidatura à presidência do Benfica, onde explicou que se recandidata porque quer continuar a dar o seu contributo ao clube da Luz.O encontro reuniu antigas figuras do clube como Nené, Carlos Manuel, Vítor Paneira, Chalana e João Alves, para além das equipas quase completas de basquetebol, andebol, futsal e voleibol. Os atletas olímpicos Nelson Évora e Telma Monteiro também estiveram presentes. O director desportivo, Rui Costa, voltou a demonstrar o seu apoio a Vieira.Em declarações aos jornalistas antes do jantar, o presidente e candidato da lista A, Luís Filipe Vieira, destacou o futebol e prometeu levar o Benfica de volta aos títulos."O Benfica deve a projecção ao futebol, e ninguém o pode negar. O futebol é o nosso principal cartão de visita. Estão nesta sala muitos intérpretes dessa história, e é no futebol que temos que reassumir a liderança, e vamos fazê-lo", afirmou.Vieira ressalvou que as modalidades também são importantes no Benfica: "Eu não tenho dúvidas de que o Benfica é muito mais do que o futebol. A história do Benfica fez-se sempre de uma prática desportiva plural, e é por isso que tenho muito orgulho no trabalho que foi desenvolvido pelas modalidades".Eusébio pede votos em VieiraA antiga glória ‘encarnada' Eusébio também esteve no jantar. O ex-jogador faz parte da Comissão de Honra da candidatura de Luís Filipe Vieira e aproveitou esta ocasião para demonstrar o seu apoio ao actual presidente.
"O Benfica está bem entregue. Gostava que os que estão aqui e os que estão lá fora apoiassem o nosso presidente Luís Filipe Vieira", começou por dizer.
"Eu não queria discursar mas fui apanhado. Discursar não é comigo. Só sabia discursar no campo de futebol, mas não podia deixar de dar estas duas palavras. Vamos apoiar o homem certo, o benfiquista que, com a sua equipa, merece sempre o nosso apoio", concluiu.

Sporting: Zamorano quer Mati Fernandez feliz em Alvalade


Ivan Zamorano comentou, nesta terça-feira, a possível transferência de Matias Fernandez para o Sporting. Os leões tentam baixar o preço do médio que está vinculado ao Villarreal, depois de ter sido afastada a possibilidade de um empréstimo.
«Quem conhece bem o Matias, sabe que ele se vai desenvolver num futebol onde recupere a alegria e possa ser valorizado», começa por dizer a antiga estrela do futebol chileno.
Zamorano fica a torcer pelo sucesso de Matías Fernandez em Portugal, caso o Sporting consiga assegurar o seu concurso. «Se o Matías aceitou o desafio de jogar em Portugal, parece-me fantástico. Todos desejamos o melhor para ele», conclui

Ramires e a sua corrida


Ramires é o jogador da selecção do Brasil que corre maiores distâncias na Taça das Confederações. Nos dois últimos encontros, o reforço do Benfica correu 22.189 quilómetros. Esta terça-feira, o médio comentou o assunto com humor. A culpa é... de Dona Tereza, a sua avó.
«Sempre corri muito, desde novinho. A jogar à bola, mas às vezes tinha que correr por outras coisas... Quando a gente é moleque travesso, a gente faz umas artes e tem que correr», disse Ramires, entre risos, em conferência de imprensa que decorreu esta sexta-feira no hotel de Joanesburgo onde está instalada a selecção do Brasil antes da meia-final da Taça das Confederações.
«Corria da minha avó, de cachorro. Isso faz parte», completa: «Tudo que eu fazia eu estava correndo. Por isso tenho essa facilidade hoje.»
Ramires estreou-se na convocatória do Brasil e tem sido uma das revelações da equipa na Taça das Confederações. O médio foi contratado pelo Benfica, mas antes de rumar à Luz ainda pode representar o Cruzeiro na Taça Libertadores.

Reyes em Roma


José António Reyes, que esta época esteve emprestado pelo Atlético de Madrid ao Benfica, poderá afinal vir a jogar na AS Roma na próxima temporada.Segundo o empresário do jogador, Dario Canovi, faltam apenas limar algumas arestas neste negócio e, em seguida, o médio esquerdo poderá mesmo seguir em direcção à capital italiana. Com isto, a continuação de Reyes na Luz parece ser cada vez mais uma utopia, já que, para além dos 'encarnados' não pretenderem pagar os 6.5 milhões de euros que os 'colchoneros' exigem pelos restantes 70% do passe do atleta, a concorrência parece aumentar de dia para dia. A juntar a Benfica e AS Roma, também se fala em Itália de um possível interesse por parte de AC Milan e Fiorentina nos préstimos do espanhol.Ficamos à espera para saber qual será afinal a próxima paragem deste talentoso futebolista que, apesar de toda a qualidade que se lhe reconhece, tem tido dificuldades em afirmar-se como uma das grandes estrelas da sua geração.

terça-feira, 23 de junho de 2009

O golo tragico

Andrés Escobar teria 42 anos, nesta altura. Contudo, um momento infeliz na fase final do Campeonato do Mundo de 1994 precipitou a sua morte abrupta. Dez dias depois de marcar um autogolo, no jogo entre a Colômbia e os Estados Unidos da América, o defesa foi encontrado sem vida.
As notícias em torno do homicídio de Escobar apresentam contornos pouco claros, mas poucos escapam à alusão desse autogolo. A 22 de Junho de 1994, a Colômbia viu-se arredada do Mundial devido a esse golo na própria baliza. A 2 de Julho, à porta do bar El Índio, em Medellin, gritava-se golo enquanto o corpo de Escobar era cravejado por doze balas.
Humberto Muñoz Castro, que trabalhava como segurança, foi julgado pelo crime e punido com 43 anos de prisão. Mais tarde, a pena foi reduzida para 26 anos. Entre protestos e lamentos, o homicida viria a ser libertado em 2005, apenas 11 anos após a morte de Escobar. A Colômbia continua em choque.
Recorde o golo trágico:

Forlán é a alternativa a Villa e Ibrahimovic


Segundo o diário desportivo “El Mundo Deportivo” desta terça-feira, o campeão europeu vai mesmo avançar para a contratação do avançado do Atlético de Madrid, que na esta temporada se tornou no melhor marcador da liga espanhola, com 32 golos. As limitações de orçamento já divulgadas pelos dirigentes catalães, que impossibilitam o Barcelona de poder disputar jogadores como Ibrahimovic e Villa devido ao seu elevado valor, levam a que o campeão espanhol se vire para jogadores com preços mais modestos, embora não menos valiosos desportivamente. Diego Forlán poderá, por isso, rumar a Barcelona, já que de acordo com o diário espanhol, o empresário do jogador, Daniel Bolotnicoff se encontra na cidade catalã para negociar a transferência do jogador com os dirigentes do clube “blaugrana”.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Confederações: Ramires e Luisão eliminam Itália


Vitória clara do Brasil sobre uma Itália tão pálida como o azul dos equipamentos, no dia em que se celebravam os 39 anos da conquista do tricampeonato mundial dos brasileiros, no Mundial de 70, em final (4-1) contra o adversário desta tarde. Em Pretória, o escrete despachou os campeões do Mundo com um 3-0 que não sofre contestação e que atirou a squadra azzurra para fora da Taça das Confederações.
Reforço do Benfica, Ramires foi titular na equipa de Dunga e foi mesmo ao camisola 18 que pertenceu a primeira ocasião do jogo. O médio atirou ao poste a passe de Luís Fabiano. Aí começou o domínio brasileiro, pois até então, os italianos estavam por cima, embora houvesse pouco tempo de jogo.
O ataque brasileiro esteve sempre mais solto. Com Robinho, Kaká e Fabiano a combinarem bem. A Itália tentava ligar os sectores, mas nunca assustou de facto a baliza de Júlio César, já guardada também pelo benfiquista Luisão, que entrou para o lugar do lesionado Juan. Mesmo sem grandes oportunidades, percebia-se que o Brasil estava mais próximo de facturar.
Quando o fez, fê-lo em catadupa, com golos aos 37, 42, por Luís Fabiano, e 45 minutos, com autogolo de Dossena. E isto, já depois de Lúcio ter enviado uma bola ao poste. O resultado ao intervalo castigava bem as falhas defensivas dos campeões do Mundo.

Lippi mexe e Itália melhora
Assim que sofreu o 1-0, Marcelo Lippi lançou Giuseppe Rossi. Voltou a mexer na equipa na segunda parte e os italianos melhoraram. Estiveram mais próximos da área brasileira, e até ameaçaram a baliza de Júlio César.
Ainda assim, o Brasil também dispôs de situações para aumentar a vantagem, mas Robinho e companhia preferiram mais o divertimento, do que a eficácia. Assim, o Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo e vai jogar, nas meias-finais, com a anfitriã África do Sul. Já a Itália, faz as malas e tem de mostrar muito mais em 2010, quando e se voltar, ao país, para defender o título mundial.

Ficha de jogo

Estádio: Loftus Versfeld, em Tswhane/Pretória

Árbitro: Benito Archundia (México)

ITÁLIA: Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Dossena; De Rossi, Pirlo e Montolivo; Camoranesi, Toni (Gilardino, 57) e Iaquinta (Giuseppe Rossi, 38).

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan (Luisão, 24) e André Santos; Gilberto Silva (Kláberson, 84), Ramires (Josué, 86), Felipe Melo e Kaká; Luís Fabiano e Robinho

AO INTERVALO: 0-3

MARCADORES: Luís Fabiano (37 e 42); Dossena, p.b. (45)

Mourinho quer Drogba e Eto`o


Com a previsível saída de Ibrahimovoc, José Mourinho quer manter um ataque temível em 2009/10, época em que o grande objectivo será a conquista da Liga dos Campeões. Para isso o treinador português pretende juntar Samuel Eto´o e Didier Drogba na frente de ataque dos nerazzurri.

Foi o próprio Drogba que revelou a intenção de Mourinho: «Mourinho disse-me que farei uma grande dupla de ataque com Samuel Eto´o, o seu sonho é ver-nos jogar juntos». Drogba fez notar que tem ainda um ano de contrato a cumprir com o Chelsea, mas declarou «tudo é possível».

Lucho da mira do Real Madrid


As negociações de Real Madrid e Liverpool por Xabi Alonso correm risco de não chegar a bom porto, e os responsáveis merengues têm alternativa ao médio internacional argentino: Lucho González. O nome de «El Comandante» surgiu na imprensa espanhola como prioridade caso a operação Xabi Alonso falhe.Apesar do interesse do Marseille, que está a tentar a contratação do influente médio portista, dificilmente os franceses teriam sucesso nas negociações. Agora, com a possibilidade do Real Madrid adquirir o jogador, a tarefa dos marselheses afigura-se ainda mais complicada.Os possíveis valores de negociação do passe de Lucho entre o FC Porto e o Real Madrid não foram no entanto revelados.

Fenerbahçe tenta levar Reyes por 5 milhões


O Fenerbahçe entrou na corrida por Reyes. De acordo com a Imprensa turca, o treinador do emblema de Istambul, Christoph Daum, solicitou ao presidente do clube um jogador de qualidade e também versátil - para actuar na frente de ataque -, sendo que Aziz Yildirim irá avançar, junto do Atlético de Madrid, com uma proposta de cinco milhões de euros para comprar os 75 por cento do passe nas mãos dos colchoneros.O emblema da Luz detém os restantes 25 por cento e tinha até ao final de Maio para exercer a opção de compra, no valor de 6,5 milhões de euros. A SAD tenta agora garantir o jogador por uma verba inferior - e também jogar com o tempo -, mas o emblema de Madrid não parece disposto a facilitar. Por outro lado, os avultados salários do jogador obrigam a ponderação, e Rui Costa já disse que as águias não vão "entrar em loucuras".

Chelsea tenta dupla atacante espanhola


De acordo com a imprensa inglesa, o clube londrino está disposto a pagar cerca de 59 milhões de euros pelo avançado espanhol do Liverpool, para fazer dupla com David Villa, por quem o Abramovich também já fez uma proposta de 41,5 milhões de euros. A intenção do Chelsea seria cumprir a vontade do italiano Carlo Ancelotti de juntar no clube londrino a dupla atacante espanhola, que neste momento se encontra ao serviço da sua selecção na Taça das Confederações. A notícia vem hoje no jornal inglês News of the World, que também sublinha que Rafa Benítez, treinador do Liverpool, não estaria disposto a perder o Fernando Torres, apesar do valor da proposta do Chelsea.

CSKA desmente propostas por Ignashevich

O clube moscovita veio hoje desmentir publicamente os rumores que a direcção tinha aceite uma oferta pelo passe do defesa da equipa, Sergei Ignashevich, depois do presidente do CSKA, Evgeny Giner, ter alegadamente dito que o clube tinha negociado uma proposta “interessante” vinda do estrangeiro. Em comunicado no site oficial do clube, Giner veio publicamente recusar a possibilidade de venda de Ignashevich, afirmando que o CSKA ainda não foi contactado para a compra do jogador de 29 anos. “De acordo com alguns meios de comunicação social, o CSKA tem uma proposta por Ignashevich, que eu tornei pública. Isto não é verdade. Não temos propostas por Ignashevich de momento, portanto não fiz comentários sobre ele, quer a nível local, quer a nível internacional.”, afirmou Giner no site oficial do CSKA Moscovo.

Diego Buonanotte dado como certo no clube da Luz


O médio argentino do River Plate é dado como certo no Benfica, segundo noticiou este domingo o site argentino “ADNMundo.com”, afirmando que a transferência para os “encarnados” estará prestes a concretizar-se. O Benfica terá apresentado uma proposta avaliada em 12 milhões de euros, que terá sido mais aliciantes do que aquelas referentes a outros clubes, nomeadamente o Nápoles, tido como principal concorrente do clube da Luz pelo passe do jogador argentino. “Enano”, como é conhecido Buonanotte, após se ter apresentado em muito bom plano durante o Torneio de Toulon, no qual a selecção argentina terminou no terceiro lugar, terá inflacionado consideravelmente o valor do seu passe, daí o elevado valor que irá ser pago pelo Benfica. Diego Buonanotte foi o melhor marcador do River Plate no Torneio Clausura de 2008, no qual o clube se sagrou campeão, realizou 39 partidas pelo clube de Buenos Aires, tendo marcado 12 golos.

domingo, 21 de junho de 2009

E o melhor jogador da Liga 2008/09 é... Bruno Alves


Bruno Alves, do F.C. Porto, foi o jogador que venceu a votação de melhor jogador da Liga 2008/09. O Maisfutebol perguntou aos 16 treinadores da Liga qual foi o futebolista que mais admiraram na temporada que terminou. Cada um podia escolher três, apenas um do seu clube - o primeiro lugar valia três pontos, o segundo dois e o terceiro um ponto.

O defesa portista juntou 26 pontos, mais dez que Hulk, que assumiu o lugar seguinte. Nené, do Nacional, fechou o pódio com 14 pontos.
Jesualdo Ferreira, treinador do F.C. Porto, votou em Bruno Alves, Liedson e Nené. Paulo Bento, do Sporting, escolheu três portistas: Bruno Alves, Lisandro López e Hulk. Os eleitos de Quique Flores foram Ruben Amorim, Hulk e Nené.

Rúben Micael, do Nacional, foi eleito pelos treinadores como o «Jogador-revelação» da temporada 2008/09, sucedendo Vukcevic. O médio, que ainda na época passada actuava no União da Madeira, da II divisão B, conquistou seis votos, mais dois que Hulk.
Poderá consultar todas as votações e as justificações dos técnicos no livro da época 2008/09, escrito pelo blog....city of futebol, que chegará às livrarias na próxima semana.

Chelsea recorre dos castigos a Bosingwa e Drogba



O Chelsea anunciou este sábado que vai recorrer dos castigos impostos pela UEFA a Bosingwa e Drogba, relativos aos incidentes registados com o árbitro norueguês Tom Henning após a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, em Stamford Bridge.
A Comissão de Controlo e Disciplina puniu o português com quatro jogos de suspensão e o costa-marfinense com seis, sanções divulgadas na quarta-feira e que os blues agora contestam, face ao comportamento do próprio árbitro, que acusaram de tendencioso.
Recorde-se que o Barcelona, campeão europeu, qualificou-se para a final já em período de descontos, por intermédio de Iniesta, já depois do golo inaugural de Essien aos nove minutos. Na primeira mão, em Camp Nou, registou-se um nulo.

Confederações: Ronaldinho queria estar com o Brasil



Dunga não contou com Ronaldinho Gaúcho para a Taça das Confederações, mas o atacante do Milan garante não estar aborrecido com o seleccionador da canarinha. Diz estar a torcer à distância pelo sucesso do Brasil na África do Sul, prometendo dedicar-se em pleno ao campeonato italiano para ser opção para o Mundial 2010.
«Não estou chateado, mas sim com vontade de lá estar. Estou a torcer por eles, porque são como uma família para mim. Estamos juntos há muito tempo», assumiu Ronaldinho Gaúcho, em entrevista à TV Globo.

Casillas no M.United, hipótese ganha força



Segundo avança a "Marca", Iker Cssillas tem reservado um espaço no site do Manchester united.
As saídas de vulto dos campeões ingleses - Ronaldo e Tevéz - são compensadas por algumas informações que podem agradar aos adeptos do Manchester united. É o exemplo de que já existe um espeço reservado na página da internet do clube para o guarda-redes espanhol Iker casillas.Nada ainda está confirmado, mas o atleta espenhol lidera a lista de"rumores" das novas contratações para Old Trafford. O jornal "marca" assim o diz e a pesquisa do Google, contendo a referência a Casillas, é uma das mais utilizadas.

Jesus esteve na Luz a ver os juniores


Três dias depois de ter sido apresentado como novo treinador do Benfica, Jorge Jesus teve o primeiro contacto com os sócios e adeptos encarnados. O técnico esteve no Estádio da Luz a assistir ao Benfica-F.C. Porto da penúltima jornada da fase final do campeonato de juniores e ficou instalado na bancada central.
Ao lado de Jesus esteve o presidente demissionário Luís Filipe Vieira e alguns elementos da direcção e/ou membros da lista que vai acompanhar o actual líder do clube nas próximas eleições. Ao intervalo o treinador foi muito solicitado para autógrafos e até para algumas fotografias.
A equipa de juniores do Benfica empatou a uma bola com o F.C. Porto e por isso não festejou o título, que fica assim adiado para a última jornada. Ainda assim Jorge Jesus teve uma boa oportunidade para observar alguns talentos com os quais pode trabalhar no futuro. Nélson Oliveira e Yartey estiveram em destaque, ainda que as exibições tenham sido algo intermitentes.

Brasil reivindica um recorde de 45 jogos sem perder



Brasil já somou 45 jogos sem perder, segundo CBF e outros registos, corrigindo a meta dos 35 igualados sábado pela Espanha.
O Brasil tem como recorde mundial 45 jogos consecutivos sem perder e não os 35 igualados sábado pela Espanha, de acordo, entre outros, com os registos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o organismo que superintende o futebol "canarinho", o jogo em que, alegadamente, fecha em 35 embates a invencibilidade da selecção pentacampeã mundial, a 21 de Janeiro de 1996, com o México (0-2), foi jogada pela formação olímpica. Nos registos da CBF, investigados pela Agência Lusa, o embate com os mexicanos e outros três, da CONCACAF Gold Cup (12 a 21 de Janeiro de 1996), não entram nos números da formação principal, pelo que a série de jogos sem perder prolonga-se até 1997.

Benzema do Manchester United


O Lyon não fecha a porta à saída de Karim Benzema e aos milhões do Manchester United. O presidente do clube, Jean-Michel Aulas, admitiu esta semana que gostava de construir a equipa emtorno do avançado, mas o conselheiro Bernard Lacombe admitiu que o ponta-de-lança pode sair, caso a proposta do United seja irrecusável.
«Benzema está connosco, mas ninguém sabe o que pode acontecer», disse Lacombem em declarações ao Progres. O dirigente do Lyon comparou a situação de Benzema com a de outro ex-jogador do clube que se mudou para Inglaterra. «Na altura, não pensávamos que Michael Essien ia sair, mas depois o Chelsea chegou com o cheque», lembrou.
Sobre o ManUtd, Lacombe disse que é público «que o clube tem muito dinheiro disponível», devido à venda de 94 milhões de euros de Cristiano Ronaldo, e completou: «Portanto, se eles chegarem e disserem que querem levar o Benzema, que é que se pode fazer¿quase nada.»

Tévez diz não ao Manchester United e deixa Old Trafford


Carlos Tévez não vai voltar a vestir a camisola do Manchester United, depois de ter rejeitado a proposta do clube inglês para permanecer em Old Trafford a título definitivo.
Os red devils foram informados na sexta-feira (data estabelecida para a conclusão das negociações) pelos representantes do avançado argentino que este não pretendia continuar em Manchester, mesmo sabendo que com o novo contrato, válido por cinco épocas, seria um dos mais bem pagos do plantel, esclarece o campeão inglês no seu site oficial.
O Manchester United, que aceitara pagar a cláusula de opção de 30 milhões de euros, lamenta a decisão de Tévez, agradecendo-lhe, contudo, a dedicação nos últimos dois anos

Eliseu deixa Málaga para jogar na Lazio de Roma

O Málaga chegou a acordo com a Lázio de Roma para a transferência do internacional português Eliseu por um milhão de euros, revelaram fontes do clube andaluz à agência noticiosa espanhola EFE.
Eliseu tinha contrato com o Málaga até Junho de 2010, mas o clube espanhol acabou por aceitar a proposta dos italianos apresentada pelo representante do jogador português, Carlos Gonçalves. A negociação do jogador consagra a possibilidade de o Málaga poder assegurar o concurso de um jogador dos quadros da Lázio, embora sem se saber em quem vai recair a preferência do clube espanhol, oitavo classificado na Liga espanhola de futebol. Com 25 anos, Eliseu, um dos elementos do plantel dirigido pelo técnico António Tapia que se destacou na temporada finda, estreou-se na principal selecção de Portugal no recente particular na Estónia (0-0).

Liga 2009/10 arranca só com treinadores portugueses

Com a confirmação oficial de que será Domingos Paciência a assumir o comando técnico do Sp. Braga, a Liga 2009/10 vai arrancar com 16 treinadores portugueses no banco das 16 equipas participantes.
Esta é, de facto, uma situação rara. Apenas em 2006/07 a Liga arrancou só com treinadores portugueses. E isto porque Co Adriaanse abandonou o F.C. Porto na pré-época e foi rendido por Jesualdo Ferreira, que se preparava para comandar o Boavista. Ao Bessa chegou o sérvio Petrovic, que só assumiu a equipa à segunda jornada. Na ronda inaugural a equipa axadrezada foi orientada por Pedro Barny, motivando assim um arranque 100 por cento português, no que diz respeito aos treinadores.

No final da temporada 2008/09 já só havia um treinador estrangeiro na Liga portuguesa, no caso Quique Flores, que foi entretanto demitido pelo Benfica. Jorge Jesus rumou à Luz, Domingos substituiu-o em Braga e Rogério Gonçalves assumiu a Académica. No Vitória de Setúbal também há novo treinador, mas igualmente português: Carlos Azenha.
O Estrela da Amadora tem um técnico luso também (Lázaro Oliveira), mas mesmo que não consiga confirmar a presença no principal escalão, a Liga continuará só com técnicos portugueses. É que o Belenenses, que pode ser «repescado», vai ser treinado por João Carlos Pereira. Os promovidos Olhanense e União de Leiria também têm liderança lusa.
«Portugal é país exportador de técnicos, e não importador»
José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), mostra-se «naturalmente satisfeito» com este arranque 100 por cento português. O dirigente defende mesmo que Portugal «é um país exportador de treinadores, e não importador». Para justificar esta tese, lembra que há oito seleccionadores portugueses (Carlos Queiroz, Manuel José, Humberto Coelho, José Peseiro, Henrique Calisto, João de Deus, José Couceiro e Paulo Duarte), para além de cerca de meia centena de técnicos lusos a trabalhar em equipas estrangeiras.
«Os clubes começaram a reconhecer as nossas competências, reconhecidas Europa fora», sustentou José Pereira. «Os dirigentes começaram a olhar para os técnicos portugueses de outra forma», acrescenta.
José Pereira acredita que os dirigentes dos clubes portugueses estão diferentes, e que por isso olham para o próprio papel do treinador de forma diferente, independentemente da sua nacionalidade. Por aí se explica que Jesualdo Ferreira e Paulo Bento estejam a dar prosseguir ciclos pouco habituais no futebol português, ainda para mais nos chamados «grandes». «Tem a ver com a profissionalização dos dirigentes. Há uma aproximação do dirigismo às equipas, e depois percebem o trabalho que é feito», explica o presidente da ANTF.

Lista de clubes da Liga e respectivos treinadores: Jesualdo Ferreira (FC Porto), Paulo Bento (Sporting), Jorge Jesus (Benfica), Manuel Machado (Nacional), Domingos Paciência (Sp. Braga), José Mota (Leixões), Rogério Gonçalves (Académica), Manuel Cajuda (V. Guimarães), Carlos Carvalhal (Marítimo), Paulo Sérgio (P. Ferreira), Lázaro Oliveira (E. Amadora), Carlos Brito (Rio Ave), Ulisses Morais (Naval), Carlos Azenha (V. Setúbal), Jorge Costa (Olhanense) e Manuel Fernandes (U. Leiria).

Espanha vence... e segue em frente


Vitória da Espanha sobre a África do Sul, na Taça das Confederações, que permitiu à equipa de Vicente del Bosque bater todos os recordes. Não há volta a dar, esta selecção é a melhor de sempre, dizem os números, mesmo que o triunfo frente aos sul-africanos tenha sido quase mínimo.

Comecemos pelos recordes: a Espanha é a primeira selecção a conseguir 15 vitórias consecutivas; para além disso, igualou o Brasil, que detinha em exclusivo o recorde de jogos sem perder: 35. Por aí se explica, por exemplo, porque David Villa festejou tanto quando fez o 1-0.
Há outras razões para tanta celebração. Desde logo, a boa primeira parte da África do Sul. Joel Santana estruturou muito bem a equipa, que se manteve organizada e não fraquejou perante o jogo curto dos espanhóis. Apesar de as principais oportunidades terem pertencido ao adversário, os sul-africanos começam a demonstrar boa afinação também no ataque. O nulo ao intervalo aceitava-se e premiava o conjunto da casa.

A redenção de Villa
Mesmo com os olhos nos recordes, Del Bosque fez algumas alterações na equipa. Não trocou, porém, a dupla da moda: David Villa e Fernando Torres. E foi o primeiro quem desbloqueou o marcador, sem antes, porém, permitir uma defesa espectacular a Khune, na marcação de uma grande penalidade.

Villa atirou com força, mas o guardião negou-lhe o golo. Só que no momento seguinte, o ponta-de-lança espanhol recebeu de forma espantosa na área, com o peito, e rematou de pé esquerdo. A seguir, correu para a bandeirola de canto e festejou como um estreante.
Feito o 1-0, Del Bosque tirou a dupla Villa/Torres de campo e lançou Pablo Hernandez e Llorente. Este aumentou para 2-0, após uma jogada estudada da equipa, mas que até foi mal executada por Fabregas. Só que após o remate do camisola dez, a bola ficou nos pés de Llorente, que emendou para golo.
Os espanhóis faziam a festa, enquanto os Bafana Bafana esperavam que não houvesse golos iraquianos frente à Nova Zelândia. Assim aconteceu e a África do Sul garante passagem às meias-finais. Já a Espanha assegura também um lugar na História, merecido mais pelo futebol que demonstrou até aqui, do que na partida deste sábado.
Ficha de jogo

Estádio: Free State, em Bloemfontein.

Árbitro.Pablo Pozo (Chile)

ÁFRICA DO SUL: Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Mhlongo, Dikgacoi; Pienaar, Sibaya (Mashego, 83) e Modise; Parker (Tshabalala, 90)

ESPANHA: Reina; Puyol, Pique, Albiol e Arbeloa; Fábregas, Busquets, Xavi e Riera (Cazorla, 81); Torres (Llorente, 60) e Villa (Pablo Hernandez, 60).

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: David Villa (52); Llorente, (72)

sábado, 20 de junho de 2009

Tem Futuro:Dodô

José Rodolfo Pires Ribeiro, mais conhecido por Dodô, é uma das estrelas da selecção sub-17 brasileira, tendo-se destacado no último Campeonato Sul-Americano da categoria, onde a ‘canarinha’ arrecadou, mais uma vez, o ceptro. Produto da cantera do Corinthians, o defesa-esquerdo actua ainda nos juvenis do ‘Timão’, aguardando a sua oportunidade para jogar no principal escalão. Apesar da forte compleição física, Dodô faz da velocidade e técnica as suas principais armas. É um lateral muito ofensivo, que gosta de descer pelo corredor e cruzar. As excelentes exibições no Sul-Americano despertaram a atenção do Manchester United, que pondera avançar para a sua contratação. Os ‘red devils’ terão de desembolsar cerca de 6 milhões de euros pelo passe do jovem de 17 anos. O facto de ser descendente de portugueses poderá facilitar a transferência para Old Trafford, à semelhança do que aconteceu com os gémeos Fábio e Rafael da Silva.

Ficha Técnica
Nome: José Rodolfo Pires Ribeiro
Data de nascimento: 06/02/1982 - 17 anos
Naturalidade: Riachinho, Brasil
Posição: Defesa-esquerdo
Clube: Corinthians

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Egipto vence Itália, e tudo por decidir


O Egipto venceu a Itália por uma bola a zero, deixando tudo por decidir no que toca ao Grupo B e ao apuramento para as meias finais da competição. O golo de Homos no final da primeira parte permite aos campeões africanos ter agora 3 pontos, os mesmos do seu adversário de hoje. Com 6 pontos segue já o Brasil, mas uma derrota frente à Itália na última jornada, associada a uma nova vitória do Egipto, colocará 3 equipas com 6 pontos, e com hipóteses de seguir em frente

Nené vai para a calcio


O melhor marcador da Liga 2008/09 está a caminho de Itália. Nené vai jogar no Cagliari, depois de Rui Alves ter alcançado um acordo com os italianos para a transferência. Nené deve assinar contrato de quatro anos, com mais um de opção.
Nesta altura falta apenas fechar o acordo entre o Cagliari e o próprio Nené. Nesse sentido, o brasileiro desloca-se domingo a Itália para fechar a negociação, realizar os necessários exames médicos e assinar contrato.
O acordo que Rui Alves conseguiu para a transferência do melhor marcador da liga portuguesa envolve uma quantia que, ao que apurou o Maisfutebol envolve 4,5 milhões de euros para o Nacional, mais a cedência por empréstimo de um jogador.
Danielle Magliocchetti a caminho do Nacional
O jogador em causa é o central Danielle Magliocchetti, de 23 anos, que deve fazer o caminho inverso ao de Nené como parte do negócio. Magliocchetti está há dois anos no Cagliari, após passagens de uma época por Roma e Verona (este na Série B).
Natural de Roma, o central tem como ídolo de infância Paolo Maldini. Na Série A da liga italiana, porém, pouco jogou. No primeiro ano de Roma não fez nenhum no jogo, no Cagliari realizou apenas quatro encontros divididos em partes iguais por duas épocas.