segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Moreira e o teste com o Liechtenstein: «A 200 por cento...»


Com muitos jogadores a apresentarem-se mais tarde do que o horário inicialmente previsto, devido aos compromissos das suas equipas no domingo, Moreira foi apenas o segundo dos convocados por Carlos Queiroz a chegar ao local da concentração da equipa nacional, logo depois de Deco. À chegada,o guarda-redes do Benfica sublinhou a importância do teste da próxima quarta-feira, independentemente de o adversário se chamar Liechtenstein:
«Vai ser um bom teste. É importante, por ser o último antes da dupla jornada de apuramento para o Mundial. Estamos a regressar de férias e dos trabalhos de pré-época, a ideia é juntarmo-nos agora, fazer um bom jogo-treino para estarmos preparadíssimos para os jogos oficiais. Todos os jogadores estão conscientes de que os próximos dois jogos para o Mundial são muito importantes. Queremos estar a 200 por cento quando a altura chegar. Se não estivéssemos confiantes no apuramento mais valia não estarmos aqui.»

Queiroz: «Temos a informação que Ronaldo não pode viajar hoje»


Carlos Queiroz revelou ter sido informado pelo Real Madrid de que Cristiano Ronaldo não pode viajar esta segunda-feira para se juntar à selecção nacional, devido a um quadro gripal. O treinador diz que aguarda mais informação antes de decidir ou não chamar mais alguém.
«A única coisa que posso dizer nesta altura é que estamos em contacto com o Real Madrid, a informação que temos é que não pode viajar hoje, face ao quadro que apresenta. Já pedimos oficialmente ao Real Madrid para que, logo que possa, nos dê uma posição última e definitiva sobre a manteria. Mas a informação médica do Real Madrid, escrita, é que o jogador está impedido de viajar», afirmou o seleccionador, revelando desconhecer pormenores sobre quais os sintomas ou tipo de gripe em causa.
Quanto ao facto de chamar ou não alguém para substituir Ronaldo, quando a selecção parte amanhã para o Liechtenstein, Queiroz diz que vai esperar: «Está a hipótese em aberto, estão todas as hipóteses em aberto. Mas só depois de o Real Madrid se pronunciar do ponto de vista médico. Não podemos tomar nenhuma decisão até haver uma posição definitiva.»

Cristiano Ronaldo com «quadro gripal» antes da Selecção


Cristiano Ronaldo e Pepe chegaram esta manhã a Madrid, depois da digressão do Real aos Estados Unidos, seguindo de imediato para a concentração da selecção. Mas o avançado tem um «quadro gripal», segundo revela o clube espanhol. Os responsáveis da selecção informam para já que se mantêm em contacto com o Real Madrid sobre o assunto.
No seu site oficial, o Real dá conta da chegada da equipa à capital espanhola e das deslocações que se seguem para vários internacionais. No caso de Cristiano Ronaldo, diz que se juntará a Portugal, mas com um parêntesis: «Se o quadro gripal de que padece o permitir.»
Ronaldo jogou neste domingo a primeira parte da partida frente ao DC United, tendo sido substituido ao intervalo.
A selecção nacional concentra-se esta manhã para o encontro de quarta-feira com o Liechtenstein. Vários dos jogadores que tiveram compromissos no fim-de-semana só são esperados à tarde

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sub-21: a primeira convocatória de Oceano


O treinador de sub-21, Oceano Cruz, divulgou a sua primeira convocatória. O técnico chamou 19 jogadores para o particular frente à Irlanda do Norte, que se realiza no dia 11 de Agosto, na Guarda, informa o site da FPF.
Destaca-se o facto de Nélson Oliveira, do Benfica, poder estrear-se neste escalão. O avançado já tinha integrado um estágio de preparação, mas ainda não tinha sido chamado para um jogo.
Esta partida visa preparar a qualificação para o Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final se disputa na Dinamarca, em 2011.
Convocados:

Fátima: Marco Matias; Huelva: Candeias;

Rio Ave: Fábio Faria;

Benfica: Fábio Coentrão, Miguel Vítor e Nelson Oliveira;

Sp. Braga: Yazalde;

Olhanense: Castro, Tengarrinha, Ukra e Ventura;

Sporting: Adrien Silva, Bruno Pereirinha, Daniel Carriço e Rui Patrício; U. Leiria: André Santos;

V. Setúbal: André Pinto, Ruben Lima e Rui Fonte.

F.C. Porto: Belluschi impressionado com a «potência» de Hulk


Fernando Belluschi está ansioso pelo arranque da competição oficial. O médio argentino que chegou neste defeso ao F.C. Porto diz que a equipa está a crescer e fala das primeiras impressões no Dragão. Entre as quais a admiração pelo potencial de Hulk.
«A equipa está bem e isso é o mais importante. Conhecemo-nos cada vez melhor e vimos ganhando um ritmo de jogo crescente», afirmou Belluschi esta quinta-feira aos jornalistas, antecipando a Supertaça frente ao P. Ferreira, já no domingo: «O jogo frente ao Paços de Ferreira é muito importante, não só porque se trata da primeira partida oficial, mas sobretudo porque define um título. Erguer um troféu logo no meu primeiro mês de FC Porto deixaria, certamente, boas indicações para o resto da época.»
O médio que chegou quando os «dragões» viram partir Lucho Gonzalez promete de resto lutar pela titularidade. «Todos os jogadores trabalham para ser titulares, mas é ao treinador que cabe tomar essas decisões», afirma, admitindo de resto que gostaria de voltar a marcar em Aveiro, palco da Supertaça e onde se estreou com golo na partida de pré-temporada frente ao Leixões: «Claro que gostava de voltar a marcar em Aveiro. Fazer um golo é sempre bonito e, além disso, serve de motivação extra.»
Na luta por um lugar no meio-campo, Belluschi assume uma atitude de humildade: «É muito bom jogar ao lado de atletas como o Fernando e o Raul Meireles. Um é um recuperador e está sempre bem posicionado e o outro é um jogador mais criativo e com muitas ideias. Só tenho a aprender com eles e oxalá possa fazer-lhes companhia no meio-campo.»
Quanto aos restantes companheiros, o jogador que foi contratado ao Olympiakos começa por destacar Hulk. «Já conhecia mais ou menos o Hulk. Creio que é um dos jogadores com mais potência que já vi em toda a minha vida e pode ser muito importante para a equipa, tal como os restantes companheiros», observa, para completar: «O Hulk foi dos que mais me surpreenderam, mas não o único. Há grandes jogadores no plantel.»
Por fim, Belluschi comenta a grande quantidade de jogadores argentinos que chegaram à Liga este ano: «É verdade que há vários argentinos a jogar em Portugal e isso é bonito. De qualquer forma, o mais importante é saber que os que aqui estão vão defender as cores do F.C. Porto até à morte.»

Selecção: Queiroz chama 18

Carlos Queiroz convocou 18 jogadores para a partida de 12 de Agosto frente ao Liechtenstein. O seleccionador mantém na lista apenas as principais opções.
Não há de resto novidades, registando-se a saída de seis jogadores da última lista: Daniel Fernandes, Gonçalo Brandão, José Castro, Eliseu, Luís Boa Morte e Edinho. Carlos Queiroz tem optado por observar várias alternativas nas convocatórias, o que não acontece desta vez.
Os 18 convocados
Guarda-Redes:
Beto (F.C. Porto)
Eduardo (Sp. Braga)
Moreira (Benfica)

Defesas:
Bosingwa (Chelsea)
Bruno Alves (F.C. Porto)
Miguel (Valencia)
Pepe (Real Madrid)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Rolando (F.C. Porto)
Médios:
Deco (Chelsea)
Duda (Sevilha)
João Moutinho (Sporting)
Raúl Meireles (FC Porto)
Tiago (Juventus FC)
Avançados:
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Hugo Almeida (Werder Bremen)
Nani (Manchester Utd)
Simão Sabrosa (Atlético Madrid)

Xabi Alonso no Real Madrid!


Xabi Alonso é o mais recente reforço da armada 'galáctica'. Real Madrid e Liverpool chegaram finalmente a acordo sobre os valores do negócio e o internacional espanhol vê desta forma o seu desejo, de se tornar ’merengue’, realizado.Chegou ao fim uma das mais longas (senão a mais longa!) novelas deste defeso. O jogador basco dos 'reds', um dos melhores da actualidade a jogar na sua posição, irá mesmo transferir-se para a equipa da capital espanhola. Esta mudança irá render cerca de 30 milhões de euros ao emblema da cidade dos Beatles e o atleta terá direito a 4.5 milhões de euros por cada um dos 4 anos do seu contrato.Depois de: Cristiano Ronaldo, Kaká, Arbeloa, Negredo, Albiol, Granero, Benzema, Garay, Xabi Alonso torna-se na nona contratação milionária de Florentino Perez que, neste Verão, já gastou cerca de 250 milhões de euros só na compra de jogadores.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Emirates Cup: Arsenal bate At. Madrid com bis de Arshavin


O Arsenal venceu neste sábado o At. Madrid, que teve o português Simão Sabrosa no banco o tempo todo, por 2-1. Com isso subiu à liderança do torneio quadrangular, que conta também com PSG e Glasgow Rangers. O Arsenal soma nesta altura cinco pontos (três da vitória e dois dos dois golos), contra quatro pontos do Glasgow Rangers.
Arshavin voltou a ser o homem do jogo, ao marcar os dois golos da formação inglesa. Mais do que isso, porém, importa destacar o final de encontro absolutamente louco. O resultado esteve em branco até aos 86 minutos, altura em que o russo abriu o marcador. A partir daí, e apenas em quatro minutos, surgiram três golos que fizeram o resultado.
Arshavin marcou o primeiro em resposta a um centro de Fabregas. Logo a seguir, Pacheco (que tinha substituído Aguero) isola-se na cara de Mannone e empata o jogo. O resultado final foi estabelecido por Arshavin, num grande golo: aproveitou um mau atraso de Juanito, driblou o guarda-redes e de ângulo quase impossível fez a vitória.
Antes disso, antes desse final louco, os adeptos já tinham visto um jogo aberto, com ocasiões para os dois lados, embora o Arsenal estivesse sempre mais perto do golo. Chegou mesmo a marcar, na primeira parte, por Rosicky, mas em fora-de-jogo. Destaque, por fim, para Reyes: foi titular na esquerda e quase marcou, mas o remate saiu ao lado.

Ficha de jogo:

ARSENAL: Mannone; Sagna, Djourou, Gallas e Traoré (Clichy, 46m); Ramsey (Arshavin, 66m), Denilson, Rosicky (Wilshere, 46m) e Eboué (Merida, 46m); Brendtner (Eduardo, 66m) e Van Persie (Fabregas, 66m).

AT. MADRID: Sérgio; Heitinga, Juanito, Ujfalusi e Dominguez; Sinama-Pongolle (Maxi Rodriguez, 41m), Raul Garcia, Paulo Assunção e Reyes (Jurado, 69m); Forlan e Aguero (Pacheco, 54m).

GOLOS: Arshavin (86m e 90m) e Pacheco (87m)

Van der SAr fora durante dois meses


O Manchester United perdeu Edwin van der Sar para o início da época. O guarda-redes foi operado a um dedo e a um osso partidos na mão esquerda e não deverá regressar antes de oito semanas, estima o clube. Ou seja, até finais de Setembro.
O veterano holandês, de 38 anos, lesionou-se a defender um penalty batido por Pranjic, no desempate frente ao Bayern Munique, na final do torneio de que o clube alemão foi anfitrião.
Bem Foster e Tomasz Kuszczak são agora as opções de Alex Ferguson para a baliza, a começar já neste domingo, na decisão da Community Shield (a Supertaça inglesa) frente ao Chelsea.
Poderá ser a grande oportunidade de Foster, que o treinador já assumiu ter em mente como sucessor para Van der Sar a médio prazo, e que espreita também a baliza da selecção inglesa. «É visto como um dos melhores jovens guarda-redes de Inglaterra e vemo-lo genuinamente como sucessor de Van der Sar», afirmou Ferguson.

Ranking FIFA: Portugal ainda é 17º

Portugal mantém o 17º lugar no «ranking» da FIFA, após a actualização de Agosto. A selecção nacional tem vindo a descer na hierarquia mundial, estabilizando agora num lugar bem abaixo do «top 10», que foi o seu lugar durante muito tempo.
Após um mês sem grande actividade de selecções, à excepção da disputa da Gold Cup, na América do Norte e Central, o Brasil mantém-se na liderança, onde chegou em Julho, seguido da Espanha. A Alemanha subiu ao quarto lugar, por troca com a Itália.
Ranking da FIFA (Agosto 2009)
1. (1) Brasil
2. (2) Espanha
3. (3) Holanda
4. (5) Itália
5. (4) Alemanha
6. (6) Rússia
7. (7) Inglaterra
8. (8) Argentina
9. (9) França
10. (10) Croácia
(...) 17. Portugal

Luís Filipe: bom para ele. E para o Benfica?


A integração de Luís Filipe no plantel de Jorge Jesus é uma boa notícia para o jogador. Aos 30 anos, está de volta a um clube grande e abandona a difícil situação de futebolista que treina à parte.
Luís Filipe pode fazer duas posições, embora só em duas ocasiões tenha conseguido fazer épocas regulares como titular. Marcado por lesões, o defesa-extremo nunca conseguiu cumprir as promessas que fez quando um dia assinou pelo Atlético Madrid B.
A lesão de Maxi Pereira é de média gravidade (apenas oito semanas), pelo que a integração de Luís Filipe é para resolver um problema imediato, não uma solução de futuro.
À partida para esta pré-temporada, o Benfica tinha dois laterais direitos: Maxi Pereira e um jovem internacional sub-20 brasileiro, contratado por Rui Costa a 30 de Abril de 2009. Apesar de desconhecido, Patric demonstrou ambição, poucos dias depois de ter estado em Lisboa. «Quero ir ao Mundial de sub-20 e depois jogar no Benfica. Depois, quero começar a morder os calcanhares ao Maic», disse, referindo-se a Maicon, do Inter, titular do «escrete».
O resto da história é conhecido. Maxi Pereira lesionou-se e o Benfica foi a correr ressuscitar Luís Filipe. Pelo meio, Patric fez uns minutos, nem por isso bons, no Torneio de Guimarães. Notícias que o dão como «emprestável» não foram desmentidas.
Esta situação permite uma questão: se Maxi Pereira se lesionasse a 1 de Setembro, depois de fechado o mercado de transferências, teria o Benfica um lateral direito confiável?

Talvez o campeonato mais desequilibrado de sempre


O número de jogadores excedentários que F.C. Porto, Sporting e Benfica têm para colocar deveria fazer os responsáveis reflectir sobre o tema.
Do meu ponto de vista, esta situação é má para os clubes grandes, para os restantes parceiros do futebol profissional e, sobretudo, para os jogadores.
Por possuírem maior poder financeiro, os clubes grandes dão-se ao luxo de esbanjar.
Compram jogadores que se estivessem livres no mercado acabariam por reforçar as equipas médias.
Eis alguns exemplos: Adriano, Bruno Vale, Jorge Ribeiro, Purovic e Makukula. Qualquer deles joga «de caras» em equipas portuguesas que estão nas competições europeias ou a fazer por isso.
O facto de ganharem acima das posses desses clubes «europeus» arrasta-os para situações difíceis. Treinam à parte, não jogam, perdem a fase de preparação, o que sem dúvida tornará mais difícil o rendimento.
Acho que a solução para esta questão seria relativamente simples. Os clubes passariam a ter um limite para os jogadores que podem ter sob contrato. Para comprar teriam de vender, emprestar ou dar.
Esta medida contribuiria para equilibrar as contas de todos os clubes, seria benéfica para os jogadores e equilibraria a competição, diminuindo um pouco o fosso entre os ricos e os outros.
Mas, claro, isso poderia tornar a competição mais saudável e promover o equilíbrio. O que, já sabemos, não é o primeiro pensamento de muita gente quando se levanta de manhã.
De resto, arrisco-me a dizer que este será o ano de maior desequilíbrio à partida. Os ricos gastaram como quiseram. Os pobres, apertados por dívidas e pressupostos de inscrição mais rigorosos, pagam menos do que nunca e sentem dificuldades para formar plantéis.
Na prática, este desequilíbrio torna os mais pequenos mais dependentes dos empréstimos dos grandes. E isso não é saudável

Portsmouth: jogadores à pancada depois do Benfica


O Portsmouth expulsou dois jogadores do estágio de pré-temporada em Portugal, além de os multar. David Nugent e Marc Wilson desentenderam-se e chegaram a vias de facto no hotel de Guimarães em que a equipa inglesa esteve instalada.
Nugent e Wilson foram ainda multados com duas semanas sem vencimento. O desentendimento entre os jogadores, segundo a imprensa inglesa, ocorreu sábado, no rescaldo da goleada imposta pelo Benfica (4-0) a contar para o Torneio Cidade de Guimarães, onde, de resto, os ingleses foram últimos.
O Portsmouth anunciou a decisão num comunicado onde se pode ler que os jogadores «foram castigados por terem infringido as regras de disciplina do clube» e que o assunto «foi resolvido internamente». O Portsmouth não fará «mais nenhum comentário».

Porto quer reforçar ataque com o 'Gladiador'

Jesualdo Ferreira deseja mais um avançado no seu plantel e o brasileiro Kléber, do Cruzeiro, é o alvo dos 'dragões'. A imprensa 'canarinha' avança que o Porto vai enviar um emissário a Belo Horizonte para encetar as negociações com o presidente Zezé Perrela, que exige cerca de 17 milhões de euros pelo 'Gladiador'. Kléber tem 25 anos e é a grande figura da 'Raposa'.

Sporting: os possíveis adversários para o sorteio do play-off


O Anderlecht, que esta terça-feira confirmou o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões apesar da derrota na Turquia, com o Sivsspor (1-3), junta-se ao At. Madrid e à Fiorentina no lote de possíveis adversários do Sporting para o sorteio desta sexta-feira, no Mónaco.
Em aberto estão ainda duas vagas: uma será ocupada pelo vencedor da eliminatória entre o Celtic e o Dínamo Moscovo (os russos venceram na Escócia, por 1-0, na primeira mão); a outra será ocupada pelo Estugarda, caso o Shakhtar Donetsk elimine o Timisoara. Se os ucranianos passarem, então o Estugarda é promovido a cabeça-de-série, e os romenos passam a ficar no caminho que separa os leões da fase de grupos. Os leões, ao garantirem o apuramento, beneficiam do estatuto de cabeça-de-série no lote de dez equipas que chegam a esta fase sem o estatuto de campeãs nacionais, juntando-se a Lyon, Arsenal e Panathinaikos. A última vaga em aberto fica, como já se disse, ou para o Shakhar, se passar, ou para o Estugarda.
Sorteio do play-off para não campeões:
CABEÇAS-DE-SÉRIE

Arsenal

Lyon

Sporting

Panathinaikos

Shakhtar Donetsk/Estugarda
POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS

Anderlecht

At. Madrid

Fiorentina

Celtic/Dínamo Moscovo

Estugarda/Timisoara

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Paulo Bento: "Vamos passar"


O treinador dos «Leões» mostrou confiança o jogo com o Twente, que define o futuro dos leões na Champions. Inclusive afirma que será João Moutinho a marcar as grandes penalidades se estas existirem.
Paulo Bento acredita na sua equipa e que estão no bom caminho para passarem a eliminatória:"Estamos convictos que vamos passar, porque acreditamos nas nossas capacidades e, mesmo não tendo corrido as coisas como queríamos na primeira-mão, continuamos convictos que é possível passar. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para seguir em frente na prova. Não coloco um cenário de uma eliminação nesta altura."Apesar da confiança, o treinador admite que o Twente é um adversário complicado e que o jogo desta terça-feira vai ser difícil: "Neste momento existem as mesmas possibilidades que existiam antes do jogo de Lisboa: 50 por cento de hipóteses para cada equipa. Não alcançámos o resultado que queríamos, que era ganhar. Não ganhámos, mas nas competições europeias conseguimos não sofrer golos, que é o melhor resultado quando não se ganha."

Colômbia: adeptos proibidos de usar cores da equipa


O organismo que tutela o principal escalão do futebol colombiano tomou esta segunda-feira uma medida inédita para evitar confrontos violentos nos estádios: proibir os adeptos visitantes de ostentar o equipamento e os símbolos da sua equipa.
A medida surge depois de na última semana o jogo entre o Deportes Quindío e Atlético Medellin (0-1) ter resultado em três polícias feridos e 30 detenções. A Dimayor (o equivalente colombiano à LPFP) entendeu assim proibir que adeptos entrem no estádio com equipamentos ou objectos distintivos dos seus clubes, no caso de serem a equipa visitante. O presidente da Dimayor, Ramón Jesurum, sublinhou que a medida de prevenção é apenas uma num conjunto de acções que têm como objectivo reduzir a violência dentro e fora dos estádios colombianos.
«Pagam os justos pelos pecadores e os adeptos que se comportam de forma correcta saem prejudicados, mas acreditamos que é necessário que as pessoas entendam que o futebol deve ser um momento agradável», explicou Jesurum.

Real Madrid dispensa Michel Salgado, um dos capitães


Michel Salgado foi dispensado pelo Real Madrid ao fim de 10 anos no Bernabéu. O lateral direito ficou esta segunda-feira a saber que o clube já não conta com ele e negoceia a rescisão.
Aquele que seria o terceiro capitão do clube, a seguir a Raul e Guti, ficará agora livre para procurar outro clube, devendo o Real Madrid pagar a verba que lhe seria devida até final do contrato.
A saída do jogador, de 33 anos, ainda não foi anunciada pelo Real Madrid, mas a generalidade da imprensa espanhola já a dá como definitiva. A «Marca» diz que Michel ficou a saber da dispensa na segunda-feira, através de uma chamada telefónica, o «As» diz que o lateral tem propostas da Arábia, mas também do futebol espanhol.
Salgado trocou o Celta Vigo pelo Real Madrid em 1999/00, num negócio de dois milhões de pesetas, tendo vestido a camisola do Real Madrid em 371 jogos.

Barcelona: Henry vai ter saudades de Etoo


Thierry Henry mudou de companheiro no ataque do Barcelona. O avançado francês saúda a chegada de Ibrahimovic, mas não esquece Etoo. E não poupa elogios àquele que se tornou seu amigo, e que deixou o Camp Nou após algum desgaste.
«O Samu foi um dos melhores jogadores da história do Barca e fará sempre parte dela, pelo seu rendimento e pelos seus golos. Sei que é a lei do futebol, mas custa sempre ver sair um jogador assim», afirmou o francês, citado pelo jornal catalão «Sport», admitindo que terá saudades do agora jogador do Inter: «Eu terei. Foi um jogador essencial para o Barca dos últimos tempos. Primeiro porque nos ajudou muito em campo com o seu trabalho e os seus golos, muitos deles importantes, como o da final de Roma. E em segundo lugar porque a sua vitalidade no balneário ajudava ao companheirismo.»
Sem querer falar da forma como terminou a ligação de Etoo ao Barca («São coisas que dizem respeito ao clube e ao treinador»), Henry garante que o camaronês «será sempre um grande amigo» e deixa elogios a Ibrahimovic: «Uma contratação extraordinária, incrível. É, sem dúvida, um dos melhores jogadores do Mundo, um talento fora do comum.»

Jogadores emprestados: os casos pendentes dos três grandes

A menos de duas semanas do início das ligas portuguesas, os três grandes têm ainda cerca de duas dezenas de jogadores por colocar, excluídas as transferências definitivas e os fins de contrato. F.C. Porto, Sporting e Benfica vão cumprindo as pré-temporadas sem contar com este grupo e, se para alguns o empréstimo ainda é uma realidade, para outros a rescisão é o fim desejado.
O campeão nacional, à semelhança de anos anteriores, é quem tem tido mais trabalho, tendo já colocado 26 jogadores, entre estrangeiro, Liga e Honra. Adriano e Bruno Vale destacam-se entre os que não encontraram colocação até ao momento.
O Sporting é quem tem mais casos pendentes. Stojkovic, Purovic, Celsinho e Fábio Paim são reincidentes; Ronny, Romagnoli e Tiuí figuram entre as novidades. Pela via do empréstimo foram já fechados dez dossiers, na maioria envolvendo jovens da formação.
Na Luz a maioria dos processos em avaliação são da época anterior: Adu, Makukula, Zoro (pretendido pelo Belenenses) e Luís Filipe não têm espaço no Benfica e aguardam, agora, a resolução das suas situações. Entre os casos já decididos, ressaltam os de Binya e Sepsi, além de dois mais antigos e que envolvem Edcarlos e Marcel.

F.C. PORTO :Guarda-redes: Bruno Vale (POR/26 anos); Avançados: Adriano (BRA/30 anos), Ivanildo (POR/23 anos), Bruno Moraes (BRA/25 anos), Maxi Asís (ARG/22 anos).
Empréstimos: Stepanov (Málaga, Espanha) Diogo Viana (Venlo, Holanda); Rentería (At. Mineiro, Brasil), Leandro Lima (Cruzeiro, Brasil), Pelé (Valladolid, Espanha), Bolatti (Huracan, Argentina), Hélder Barbosa (V. Setúbal), Nuno Coelho (Villarreal), Candeias (Rec. Huelva), Leandro (Vitória, Brasil), Kazmierczak (V. Setúbal), André Pinto (V. Setúbal), Hugo Ventura (Olhanense), Castro (Olhanense), Rabiola (Olhanense), Tengarrinha (Olhanense), Ukra (Olhanense), Rui Pedro (Gil Vicente), Pedro Moreira (Gil Vicente), Ivo Pinto (Gil Vicente), Bura (Gil Vicente), Edson (Sp. Covilhã), Josué (Sp. Covilhã), Steven Vitória (Sp. Covilhã), Jorge Chula (Pampilhosa) e Monteiro (Portimonense).

SPORTING Guarda-redes: Stojkovic (SER/25 anos); Defesas: Ronny (BRA/23 anos) e Michael Santos (POR/19 anos); Médios:Romagnoli (ARG/28 anos), Celsinho (BRA/20 anos); Avançados: Tiuí (BRA/23 anos), Purovic (MON/24 anos), Fábio Paim (POR/21 anos).
Empréstimos:Rui Fonte (V. Setúbal), Diogo Rosado (Real Massamá), André Santos (U. Leiria), João Gonçalves (Olhanense), Marco Matias (Fátima), Victor Golas (Real Massamá), Pedro Mendes (Real Massamá), André Martins (Real Massamá) e Diogo Amado (Real Massamá).

BENFICA :Defesas: Marc Zoro (CMA/25 anos), Jorge Ribeiro (POR/27 anos), Luís Filipe (POR/30 anos); Médios: Andrés Díaz (ARG/26 anos); Avançados: Freddy Adu (EUA/20 anos), Makukula (POR/28 anos).
Empréstimos: Sepsi (Santander, Espanha), Walter Moraes (Olhanense), Tiago Gomes (Hércules, Espanha), Edcarlos (Fluminense, Brasil), Binya (Neuchatel, Sui), Marcel (Vissel Kobe, Japão), Ruben Lima (V. Setúbal), Romeu Ribeiro (Trofense), André Carvalhas (Fátima), David Simão (Fátima), Leandro Pimenta (Beira Mar), Yshmael Yartey (Beira Mar) Ivan Santos (Carregado) e Miguel Rosa (Carregado).

Benfica: Moretto é o guarda-redes preterido


Moretto anunciou, através da assessoria de imprensa, numa nota distribuída pela imprensa brasileira, ter sido o guarda-redes preterido por Jorge Jesus. Com a chegada de Júlio César ao Benfica, o clube ficou com quatro guardiões. Era necessário dispensar um deles e pelo que anunciou Moretto, a escolha recaiu nele próprio.
A partir de agora o brasileiro vai tentar encontrar um clube para onde ser emprestado. «Os dirigentes do Benfica já me autorizaram a negociar um empréstimo com algum clube brasileiro e estou a avaliar algumas propostas. Estou muito grato ao Benfica por todos estes anos, mas meu objetivo agora é ganhar destaque no Brasil», disse.
A decisão de Moretto passa por regressar ao Brasil, onde já representou a Portuguesa dos Desportos, o Sport Recife, o Brasiliense e a Londrina, antes de vir para Portugal. «Conversei com meus familiares e decidimos que o melhor é voltar ao Brasil. Participei normalmente dos jogos da pré-temporada do Benfica e estou pronto para jogar.»

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Liga já tem plano para a Gripe(A)


Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assinou esta segunda-feira um protocolo com os Hospitais Privados de Portugal (HPP) para a realização de um plano de contingência da gripe A (H1N1), destinado a funcionários da LPFP, árbitros e clubes.


"A Liga está há muito tempo a trabalhar e felizmente encontramos um parceiro de inegável qualidade. É para nós uma honra muito grande ter uma parceria deste tipo com os HPP. Procuramos responder preventivamente e no sentido da sensibilização", afirmou Hermínio Loureiro, presidente da LPFP.


Segundo Hermínio Loureiro, o estabelecimento desta parceria não está relacionado com o facto do Ministério da Saúde ter cancelado uma reunião com a LPFP, inicialmente marcada para hoje. Na conferência de imprensa de divulgação do protocolo, realizada hoje na sede da LPFP, no Porto, foi mesmo sublinhado que a articulação com o Ministério da Saúde é essencial.


"Não passa pela cabeça de ninguém que não haja articulação com os serviços oficiais do Ministério da Saúde", referiu Pedro Lima, administrador dos HPP, que frisou ainda que deve ser considerado "o pior dos cenários".


No entanto, Hermínio Loureiro colocou de lado, para já, medidas mais drásticas, como a hipótese de não se realizarem alguns jogos.


O responsável preferiu frisar a disponibilidade da Liga para "passar mensagens" aos "adeptos e apaixonados do futebol", numa "atitude preventiva". O presidente da LPFP explicou ainda o processo que será estabelecido no plano de contingência:


"Há um contacto inicial com a LPFP e imediatamente esse contacto é transferido para os responsáveis dos HPP, que obviamente tomarão conta da situação e procurarão encontrar a solução para o problema".


Para além dos funcionários da Liga e dos árbitros, os clubes associados da LPFP são outro dos públicos alvo, mas sem que os HPP se substituam "aos departamentos médicos dos clubes de futebol", como ressalvou o administrador Pedro Lima.


Nesse sentido, será promovida uma reunião entre responsáveis dos HPP e todos os clubes de futebol associados da Liga.

Paulo Bento: "Vamos passar"


O treinador dos «Leões» mostrou confiança o jogo com o Twente, que define o futuro dos leões na Champions. Inclusive afirma que será João Moutinho a marcar as grandes penalidades se estas existirem.
Paulo Bento acredita na sua equipa e que estão no bom caminho para passarem a eliminatória:


"Estamos convictos que vamos passar, porque acreditamos nas nossas capacidades e, mesmo não tendo corrido as coisas como queríamos na primeira-mão, continuamos convictos que é possível passar. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para seguir em frente na prova. Não coloco um cenário de uma eliminação nesta altura."

Polga: "Entrega e determinação serão fundamentais"


O Antigo campeão do Mundo foi um dos jogadores chamados à sala de imprensa para falar do jogo com o Twente, da segunda mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, referiu que a "entrega e determinação serão fundamentais" esta terça-feira.
O Central «leonino» fala sobre a pressão que o Sporting vai enfrentar no jogo da 2.ª mão: "A pressão existe sempre. São duas finais, em Alvalade foi o primeiro jogo oficial, para este segundo jogo já temos alguns aspectos mais conhecidos do adversário, nós também já temos mais treinos, já temos mais tempo juntos, já temos mais estabelecida a nossa forma de jogar. Por isso acredito que vamos estar bem melhor do que em Alvalade."

Maxi Pereira para 2 meses


O jogador Maxi Pereira realizou, ao início da tarde de segunda-feira, no Hospital de Sant'Ana - Parede, uma cirurgia artroscópica ao joelho direito. A intervenção correu como previsto e a partir de amanhã o atleta iniciará o respectivo trabalho de reabilitação funcional. Estima-se que o período de reabilitação possa ir até às oito semanas.

CMVM multa Benfica em 40 000 euros

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) multou a SAD do Benfica em 40 000 euros, por ter fornecido informações falsas sobre a transferência do futebolista brasileiro Ramires, anunciou hoje o regulador. A CMVM considerou que o clube lisboeta "violou, dolosamente", o código de valores mobiliários, o que constitui "contra-ordenação muito grave", segundo informa o comunicado publicado na página oficial na Internet.
Comunicado:
"Em 21/05/2009 às 21:18 a arguida divulgou, no sistema de difusão de informação da CMVM, um comunicado no qual negou a existência de negociações com o Cruzeiro Esporte Clube com vista a aquisição do passe do jogador Ramires", explica a nota. A CMVM apurou que a comunicação do Benfica "contém informação não verdadeira, na medida em que a arguida estava, nessa data, em negociações com vista à aquisição do passe do jogador Ramires". O clube lisboeta, que incorria numa multa entre 25 000 e 2,5 milhões de euros, aceitou a decisão do regulador do mercado, que se tornou definitiva.

Benfica 'reina' em Guimarães!


O Benfica venceu ontem o Torneio de Guimarães, depois de bater na final o Vitória local por 2-0.Mesmo deixando a grande maioria dos prováveis titulares no banco, os 'encarnados' mostraram-se muito organizados e apresentaram uma qualidade de jogo muito interessante. Os primeiros 45 minutos serviram para Jorge Jesus tirar algumas ilações para o futuro. Patric provou que ainda não é uma solução segura para o lugar do lesionado Maxi Pereira. Fábio Coentrão continua a ganhar o seu espaço na equipa e, jogando desta feita como titular, demonstrou uma maturidade pouco habitual no seu futebol. Weldon voltou a marcar, afirmando-se cada vez mais como uma boa alternativa a Saviola e Cardozo, numa jogada em que Nuno Gomes e Urreta tiveram uma contribuição decisiva. O português abriu caminho para o golo da sua equipa com uma abertura soberba para o uruguaio que, ao vislumbrar Weldon ao segundo poste, não foi egoísta e assistiu o brasileiro para um golo fácil.Na segunda parte, entraram as estrelas da companhia. Aimar, Saviola, Cardozo, Di Maria, Javi Garcia, Ruben Amorim voltaram a estar em bom plano e mantiveram a intensidade que os seus companheiros, na primeira metade, já haviam imprimido ao jogo. Depois de mais uma brilhante triangulação, Aimar, Saviola e Ruben Amorim (a finalizar) construíram o segundo tento do conjunto da Luz e selaram as contas do jogo.

domingo, 2 de agosto de 2009

Caicedo pode estrear-se frente ao Twente


Felipe Caicedo pode estrear-se ao serviço do Sporting no encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Twente. Pedro Silva, que jogou no primeiro jogo em Alvalade, não foi convocado para a ida à Holanda.


Na partida da primeira mão, Paulo Bento convocou todos os jogadores disponíveis entre os quais Caicedo e Pedro Silva.Porém, na passada quarta-feira o reforço equatoriano acabou por não se estrear, o que pode acontecer finalmente esta terça-feira, cerca de uma semana depois de ter sido apresentado como jogador do Sporting.


Pelo contrário, Pedro Silva foi titular no jogo de Lisboa. O defesa brasileiro não está agora entre os convocados, por opção técnica.

CR9: de “tímido” a “fantástico” com 2 golos apenas!


Desde que Ronaldo integrou o plantel do Real de Madrid que o mundo tem os olhos postos em todos os movimentos do internacional português. Sendo CR9 o “melhor do mundo”, todos esperavam que as suas primeiras exibições com camisola merengue fossem extraordinárias e que ele, mais do que qualquer outro “galáctico”, desse espectáculo.Contudo, não foi isso que aconteceu e, até terça-feira (dia em que Ronaldo marcou o seu primeiro golo ao serviço do emblema espanhol), as suas exibições foram apelidadas de tímidas e discretas.Ora, o que é preciso ter em conta neste caso é que Cristiano, apesar de ser um dos maiores valores mundiais da modalidade, também necessita adaptar-se. Adaptar-se ao esforço e tipo de futebol praticado em Espanha (um futebol “adornado” caracterizado pelo detalhe, ao contrário do futebol directo e em profundidade praticado em Inglaterra, onde esteve desde 2003 até ao final da época 2008/2009).Note-se que a intensidade dos trabalhos de pré-época levados a cabo por Pellegrini não é a mesma que Fergusson praticava no Manchester United. O treinador é outro, assim como o tipo de futebol praticado, e, portanto, a forma de preparar a equipa para o novo período competitivo é também diferente. Para além disso, a qualidade das exibições de Cristiano, em particular, e da equipa, em geral, tem sido afectada pelo facto de se realizarem sessões de treino até na manhã do dia de jogo. Esta situação viola claramente diversos padrões de recuperação e acentua a fadiga sobre os atletas, que já vêm sendo submetidos a cargas exageradas. É igualmente importante referir o profissionalismo e entrega do internacional português em todas as sessões de treino o que agrava ainda mais o seu desgaste físico. Também o facto de Ronaldo ter sido sempre utilizado nesta pré-época, jogando sempre mais de uma parte, tem influência sobre a sua prestação desportiva.Por outro lado, quem observou atentamente o desempenho do português nestes últimos encontros, percebeu certamente que ele tem praticado um futebol ainda muito britânico. Isto é, em grande parte das vezes em que a bola lhe chega aos pés, Ronaldo joga simples nos colegas de maneira a tornar o jogo mais directo e fluido. É claro que esta forma de abordar o encontro é completamente oposta àquilo que os adeptos desejavam ver e ao que os seus colegas merengues estão habituados (daí que surjam também alguns desentendimentos na zona de finalização), mas temos que ter em conta que quem esteve cerca de 6 anos a jogar na Premiership não vai certamente alterar no espaço de semanas os hábitos que essa experiência lhe transmitiu. Só com o tempo e o entrosamento com os colegas é que essa realidade se virá a alterar. Nas palavras de Mourinho, “Não concebo a modificação de um comportamento por magia. Tem de ser com o treino. E quando digo treino quero dizer treinos”.Enfim, embora as suas exibições tenham sido apelidadas de discretas e que, por momentos (até ao seu primeiro golo), algumas pessoas começassem a ver Ronaldo como um “flop”, não podemos considerar que ele tenha realizado más exibições. Tendo em conta o elevado desgaste a que tem sido submetido e a falta de adaptação ainda evidenciada relativamente ao futebol espanhol, Ronaldo até tem realizado exibições bastante equilibradas e bem conseguidas. O que não tem feito é marcar muitos golos e fazer muitas fintas, mas se jogar bem for apenas isso, então está na hora de abrirmos os nossos horizontes, porque essa é uma visão muito redutora do “jogar bom futebol”. Estas são as razões para a “grande diferença de prestação” de Cristiano na pré-época, relativamente às épocas anteriores. Na verdade a sua prestação mantém-se, o que mudou foi o contexto em que CR9 está integrado.

Adeus Sir Bobby Robson!


O mundo do futebol está enlutado: perdeu-se, hoje, um treinador lendário, Sir Bobby Robson.Considerado “imortal” por uns, lembrado por ter sido um “grande desportista”, um lutador e um símbolo do fair-play por outros, Sir Bobby desaparece aos 76 anos vítima de cancro.Desde os relvados ao banco, este homem dedicou cerca de meio século da sua vida ao futebol. Como jogador representou clubes como Fulham, West Bromwich Albion e o Vancouver Royals, para além da Selecção Inglesa.Como treinador, cargo que o celebrizou no mundo do “desporto-rei”, liderou diversas equipas: desde o Ipswich (com o qual ganhou a Taça Uefa em 1981, acontecimento que viria a lançar a sua carreira para o estrelato), passando por emblemas como o PSV, o Sporting, o FC Porto (onde foi bi-campeão nacional e venceu uma Supertaça Cândido de Oliveira, sendo por muitos considerado o “pai”do “penta”), o Barcelona (onde conquistou uma Taça do Rei, uma Supertaça Espanhola e uma Taça das Taças) e o Newcastle (clube onde terminou a sua carreira de técnico devido ao cancro). Ao nível das selecções treinou a “selecção das rosas”, a qual atingiu com Robson a sua melhor classifcação num Campeonato do Mundial (1990) desde 1966, e foi consultor especial da República da Irlanda entre 2006 e 2007.“Mentor” do “Special One”, que o acompanhou em início de carreira nas suas passagem pelo Sporting, FC Porto e Barcelona, Sir Bobby Robson foi ainda considerado, em 1997, o melhor treinador europeu.Afastado dos relvados, em 2004, pela praga do século XXI, o cancro, o “gentlemen do futebol mundial” não arrumou as botas e continuou a lutar como sempre fez. Criou uma fundação de luta contra o cancro, “The Sir Bobby Robson Foundation”, e através dela ajudou aqueles que tal como ele sofriam, vítimas da doença. Pode-se dizer que “jogou” até ao último minuto, pois ainda Domingo passado esteve em St. James Park (estádio do Newcastle) para uma angariação de fundos para a sua fundação.Enfim, resta apenas lembrar o Homem, o Jogador, o Treinador, o “Gentleman”, o Lutador, o “Mentor”…Adeus Sir Bobby Robson!

Taça da Liga: Portimonense e Feirense empatam


Portimonense e Feirense empataram esta tarde, por 1-1, no primeiro jogo oficial de ambas as equipas na temporada 2009/10, a contar para a primeira mão da primeira fase da Taça da Liga em futebol, disputado em Portimão.
Uma falha defensiva portimonense permitiu a Luciano (16 minutos) inaugurar o marcador para a equipa de Santa Maria da Feira, mas Nelson Pedroso (51) estabeleceu o empate final, que deixa tudo em aberto para a segunda partida da eliminatória inicial da Taça da Liga.O Portimonense entrou melhor no jogo, com mais posse de bola e procurando atirar à baliza contrária sempre que podia, mas o Feirense foi a primeira equipa a marcar, aos 16 minutos, por Luciano, que aproveitou uma falha de marcação da defesa algarvia num canto para cabecear sem oposição e fazer o golo no primeiro remate da equipa.Em vantagem, o Feirense melhorou e subiu mais no terreno, procurando explorar o contra-ataque, mas o Portimonense continuou à procura do golo e, aos 28 minutos, Aragoney atirou em jeito de fora da área, mas Paulo Lopes opôs-se ao remate.Aos 31 minutos, a equipa da Feira, orientada por Francisco Chaló, quase fazia o 2-0, num bom trabalho individual de Adilson que levou a bola ao poste.Perto do intervalo Joel (42 minutos) atirou sem sucesso por duas vezes, aproveitando as facilidades concedidas pela defesa do Portimonense, que sentia dificuldades para ultrapassar a organização do Feirense no último terço do terreno.Portimonense restabelece igualdade na segunda parteA perder ao intervalo, o treinador do Portimonense, Lito Vidigal, colocou Bruninho e Vasco Matos nos lugares de Pedro Moita e Traoré e a equipa chegou ao golo aos 51 minutos, num livre directo apontado por Nelson Pedroso.Aos 56, Diogo falhou dentro da pequena área o desvio para o segundo golo algarvio, após cruzamento de Pedroso, e, no minuto seguinte, Joel tentou surpreender Alê de longe, mas a boa saiu ligeiramente ao lado.Pedroso voltou a estar em destaque aos 58 minutos, quando tirou a bola dos pés de Igor Souza, que só tinha de encostar, já dentro da pequena área, para voltar a colocar o Feirense em vantagem.Aos 78 minutos, e depois de tentativas de ambos os lados, Balú quase marcava de novo para o Portimonense, numa cabeçada que saiu muito perto da barra após canto.Nos minutos finais, o Feirense começou a tentar chegar ao golo através de jogo directo que a defesa local travou, enquanto o Portimonense procurou explorar o contra-ataque, em tentativas que abortavam no último terço do terreno.As duas equipas vão agora decidir a eliminatória no jogo da segunda mão

V. de Setúbal perde com Belenenses na apresentação


O Vitória de Setúbal sofreu este sábado a primeira derrota da época, ao perder com o Belenenses por 2-1, no jogo de apresentação aos sócios da equipa sadina para a época 2009/10 de futebol.
Hélder Barbosa fez o único golo da equipa da casa, aos 73 minutos, mas foi insuficiente face aos dois tentos dos visitantes, que inauguraram o marcador aos 39 minutos, por Yontcha, e ampliaram a vantagem aos 58, por Diakité.A equipa do Vitória de Setúbal apresentou-se com Mário Felgueiras, na baliza, Alan, André Pinto, Djikiné e Ruben Lima como quarteto defensivo, com Sandro à frente da defesa e Luís Carlos, Vasco Varão e Lourenço atrás de Keita e Adul.Do lado do Belenenses, José Carlos Pereira fez alinhar o guardião Assis, Diego, Devic, Diakité e Cândido Costa na defesa, e Mano, Celestino, Barge e José Pedro a apoiarem a linha avançada composta por Yontcha e Fredy.Com um plantel bastante renovado, o Vitória entrou melhor, mais ofensivo, nomeadamente pelo lado esquerdo com Lourenço, perante um Belenenses que parecia encaixar bem no papel de equipa convidada, muito apático e sem qualquer jogada de perigo.O número 18 dos ‘sadinos' esteve em três dos cinco lances que podiam ter colocado a equipa da casa em vantagem, aos cinco, 12 e 27 minutos.No entanto, Keita (19) teve a melhor oportunidade, quando isolado perante Assis, fez o impossível e rematou ao lado. Aos 30 minutos, foi Alan quem desperdiçou um passe rasgado perfeito do ex-estorilista, Luís Carlos, quando dentro da grande área, só com Assis pela frente, atrasou mal.Quando nada fazia prever, e na única jogada de perigo, foi a equipa visitante a adiantar-se no marcador, aos 39 minutos. Zé Pedro cruzou na direita para Yontcha, que tirou da frente André Pinto e bateu Mário Felgueiras, levando a equipa do Restelo para o intervalo a vencer.O golo da primeira parte ‘espevitou' o Belenenses, que entrou no segundo tempo mais aguerrido (Yontcha atirou ao poste logo aos 47 minutos), embora os ‘sadinos' não tenham baixado os braços e tudo fizessem para chegarem à área adversária, acabando por tornar o encontro mais aberto e disputado.Mas seria mesmo a equipa de Lisboa a adiantar-se no marcador. Aos 58 minutos, o veterano Zé Pedro bateu o canto para Diakité subir mais alto que toda a defesa setubalense e fazer o segundo golo da tarde.O Vitória de Setúbal conseguiu reduzir a desvantagem aos 73 minutos, por Hélder Barbosa, que só teve que empurrar a bola para dentro das redes de Assis.Minutos depois, Diakité salvou em cima da linha o golo do empate e aos 80 Adul rematou às malhas laterais, depois de a bola embater num jogador, levando o estádio a gritar golo, que por momentos aliviou o desânimo dos adeptos sadinos.Jogo no Estádio do Bonfim, em Setúbal.
Vitória de Setúbal - Belenenses, 1-2.

Ao intervalo: 0-1. Marcador: 0-1, Yontcha, 39 minutos. 0-2, Diakité, 58. 1-2, Hélder Barbosa, 73.

Equipas: - Vitória de Setúbal: Mário Felgueiras, Alan (Brigues, 70), André Pinto (Severino, 85), Djikiné (Collin, 45), Ruben Lima, Sandro (Regula, 45), Luís Carlos (Hélder Barbosa, 45), Vasco Varão (Bruno Monteiro, 45), Keita (Rui Varela, 70), Lourenço (Joãozinho) e Adul. (Suplentes: Matos, Bruno Monteiro, Collin, Joãozinho, Regula, Severino, Rui Varela, Rui Fonte, Hélder Barbosa, Brigues, Kaz e Bruno Ribeiro) - Belenenses: Assis, Cândido Costa, Devic (Rodrigo Arroz, 81), Diakité, Diego (André Almeida, 45), Mano (André Pires,45), Barge, Celestino, José Pedro, Fredy e Yontcha (Filipe Paiva, 66).

(Suplentes: Adolfo, Rodrigo Arroz, André Almeida, Filipe Paiva, André Pires, Igor, Pele, Tiago Almeida e Rodrigo).

Olhanense vence Farense nas meias do Torneio AFAlgarve


O Olhanense venceu este sábado o Farense, por 2-0, em jogo das meias-finais do Torneio AFAlgarve em futebol, disputado no Estádio da Nora, nas Ferreiras, concelho de Albufeira.
A equipa de Jorge Costa, recém-promovida ao escalão principal do futebol nacional, inaugurou o marcador logo na primeira oportunidade, aos quatro minutos, por Fábio.
Ainda na primeira parte, aos 29 minutos, o Olhanense fechou a contagem, por intermédio de Rui Baião, carimbando a quarta vitória da pré-época para a turma de Olhão, em seis jogos disputados.O Olhanense vai disputar, em data ainda a definir, a final do Torneio AFAlgarve com o Louletano, que este sábado venceu o Quarteirense por 3-2 na outra meia-final.

P. Ferreira: Danielson fica por uma temporada


Danielson chegou a acordo com o Paços de Ferreira para representar os castores na temporada 2009/10. O defesa brasileiro esteve na Mata Real nos últimos meses, por empréstimo do Khimki, e vai continuar depois de ter rescindido contrato com a formação russa.
«Chegámos hoje a um acordo de cavalheiros com o jogador e o seu representante para que continue a jogar por nós por mais uma época», disse o presidente do P. Ferreira, Fernando Sequeira, à Agência Lusa.

Atenção Sporting: Twente vence no arranque da Liga


O Twente deslocou-se ao terreno do Sparta Roterdão, na primeira joranad da liga holandesa e venceu por 2-0. O adversário do Sporting na segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões garantiu os três pontos graças aos golos de Nkufo, aos 18 minutos, e Ruiz, aos 57.
Pior sorte teve o campeão AZ Alkmaar, que se estreou com uma derrota por 3-2. a equipa agora orientada por Ronald Koeman perdeu frente ao Heracles Almelo. A vitória caseira do Willem II sobre o Vitesse levou a equipa a ser líder provisória do campeonato, quando a primeira ronda só termina este domingo.
Eis o onze do Twente: Boschker; Stam, Wisgerhof, Rajkovic e Kuiper; Brama, Kenneth Perez (Tioté, 68) e Janssen; Stoch (Vujicevic, 84), Ruiz (Rukawytsya, 61) e Nkufo

Resultados da 1ª jornada
sexta-feira SC Heerenveen 0 - 0 Roda Kerkrade

sábadó

Willem II-Vitesse, 3-1

Heracles Almelo-AZ Alkmaar, 3-2

Sparta Roterdão- Twente, 0-2

RKC Waalwijk-FC Utrecht, 0-1

domingo

Den Haag-NAC Breda

Groningen-Ajax

Feyenoord-NEC Nijmegen

PSV Eindhoven-VVV Venlo

Saviola: «Estamos no bom caminho»


Saviola, avançado do Benfica, em declarações no final da vitória por 4-0 sobre o Portsmouth em jogo do Torneio Cidade de Guimarães:
«Este resultado dá moral para o futuro. Temos uma boa equipa, bons jogadores e estes resultados são importantes para entrarmos bem na época. Entendo-me bem com os colegas da frente, com Di Maria, Cardozo, Aimar, são todos grandes jogadores e o Benfica está muito forte no ataque. Estamos a ganhar ritmo. O Portsmouth é uma equipa com qualidade e este resultado mostra que estamos no bom caminho. A ideia é o Benfica fazer amanhã outro bom jogo.»

Benfica-Portsmouth, 4-0 (crónica)


Notícia mais evidente: a nação encarnada vive numa alegre ilusão sobre o futuro, e tem motivos para isso. É uma ilusão fundamentada, sem dúvida. O Benfica marca golos, ganha e sobretudo joga bem. Um futebol latino, construído, seguro, trabalhado. Esta noite marcou quatro golos, mas mais do que isso vulgarizou um adversário inglês.
Mesmo que o onze seja teoricamente muito ofensivo, o princípio do futebol assenta nos processos defensivos, materializados num pressing subido no campo que não deixa o adversário jogar perto da baliza encarnada. Quim, por exemplo, só foi colocado uma vez à prova durante toda a partida: num cruzamento-remate que nem chegou a criar perigo.
O resto é uma equipa subida, assente numa defesa segura, que inicia as jogadas em toques curtos, com muita mobilidade, dois jogadores bem colados à linha e liberdade para criar. O Benfica joga quase sempre um futebol simples, de toque e desmarcação, mas dá liberdade ao génio individual. Di Maria foi esta noite a face mais visível.
Ora no meio de todos estes bons sinais foi surgindo um futebol vistoso, sempre virado para a frente, capaz de criar perigo com boa cadência. E quatro golos, claro. Dois na primeira parte e dois na segunda. Cardozo bisou antes do intervalo, Weldon e Wilkinson marcaram depois. O que mostra como o futebol encarnado não caiu com o intervalo.
É verdade que o Portsmouth surgiu mais atrevido na segunda parte, mas passou num instante. O Benfica não deixou que durasse mais de quinze minutos. Jorge Jesus tratou de refrescar a equipa cedo, trocou os jogadores mais cansados e assegurou a força que se tornou fundamental nesta equipa: tudo começa na disposição dos atletas para correr.
Até quando pode este Benfica aguentar?
Ora é precisamente também na disposição dos jogadores para correr que começa a única dúvida legítima nesta altura. A equipa está no limite do risco. Continua a trabalhar até à fronteira do razoável e acusa um cansaço que pode ser perigoso. Maxi Pereira, por exemplo, saiu lesionado. Vários outros jogadores chegaram à hora de jogo de rastos.
Mas esse é talvez o risco de criar uma onda encarnada. Uma onda que Jorge Jesus sabe ser necessária para ganhar o conforto que necessita para encarar as dificuldades mais tarde. Será um risco calculado, portanto. Para já está a funcionar bem. O treinador vive em estado de graça. Como se percebeu pelos elogios que recebeu das bancadas no fim, aliás. A onda encarnada está lançada.
Resta dizer que o Benfica decide este domingo o Troféu Cidade de Guimarães, frente ao V. Guimarães que também venceu o Portsmouth. Pode então somar o terceiro título desta pré-época.
Ficha de jogo:
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães

Assistência: 7 mil espectadores

Árbitro: Paulo Costa (Porto)
BENFICA: Quim; Maxi Pereira (Coentrão, 80m), Luisão, Sidnei e David Luiz; Ruben Amorim, Javi Garcia e Di Maria; Pablo Aimar (Carlos Martins, 62m); Saviola (Keirrison, 76m) e Cardozo (Weldon, 46m).

Suplentes não utilizados: Moreira, Patric, Shaffer, Roderick, Miguel Vítor, Yebda, Urreta, Nuno Gomes e Mantorras.

PORTSMOUTH: Begovic; Yassin (Finnan, 46m), Kaboul, Distin (Wilkinson, 46m)e Beladj; Basinas e Hayden Mullins; Pancrate, Kranjkar e Euger Bopp (Mokoena, 46m); John Utaka (Kanu, 46m). Suplentes não utilizados: Subotic e Cowen Hall.
GOLOS: Cardozo (16m e 34m), Weldon (70m) e Wilkinson (86m).

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Besiktas-F.C. Porto, 0-0


Esta roupa estreada hoje ainda não assenta bem ao F.C. Porto. O dragão sentiu-se algo desconfortável, quase como quem sai à rua com as calças bem longe dos sapatos e um par de peúgas brancas à vista de todos. O 4x4x2 ensaiado por Jesualdo Ferreira no nulo contra o Besiktas poderá vir a ser muito útil, mas há muitas afinações a fazer neste mecanismo ainda desconhecido ao Porto versão 2009/10.
Há, também, mais dados a lançar sobre a mesa. Defensivamente a equipa continua perfeita, bem mecanizada, e já vai no quarto jogo consecutivo sem qualquer golo sofrido. Ah, e Hulk sofreu duas faltas óbvias na área do Besiktas que passaram impunes. O F.C. Porto pareceu jogar mais para o resultado, geriu bem as suas ambições e está nas meias-finais da Peace Cup. A equipa está confiante, claramente.
Sem grande brilho e com algum desconforto nesta roupagem testada, o saldo é, não obstante, positivo. O mau estado do terreno e o calor foram dois obstáculos-extra para os dragões.
Menos fulgor, a mesma mentalidade
Em relação ao jogo com o Lyon, Jesualdo fez quatro alterações, mas a mais profunda afectou o desenho táctico. Beto na baliza, a defesa com o estreante Miguel Lopes à direita, Fernando no lugar do costume e depois Guarín sobre a direita, Belluschi no meio e Raul na esquerda.
Na frente, Hulk teve a companhia de Ernesto Farías. Neste novo enquadramento, os dragões mantiveram as virtudes do costume (consistência, fiabilidade, concentração máxima), mas apresentaram uma dificuldade nunca antes vista nesta pré-época: a equipa teve dificuldades muito grandes no último terço do terreno, não encontrando armas para entrar regularmente na defesa do Besiktas.
O F.C. Porto optou, de resto, por gerir mais a posse de bola, impondo um ritmo mais baixo, adormecendo muitas vezes a equipa turca. Talvez estrategicamente, até. Certo é que a equipa não teve o fulgor do costume, mas compensou isso com a mentalidade competitiva que é a marca do conjunto.
Hulk, incompreendido pelo árbitro
A partida teve poucos lances de golo, mas o F.C. Porto obrigou os guarda-redes do Besiktas a algum trabalho. Além das duas grandes penalidades sobre Hulk que ficaram por marcar, Raul Meireles, Bruno Alves e Farías ficaram muito perto de marcar.
O Besiktas esteve quase sempre encolhido e só nos derradeiros 10/15 minutos incomodou a baliza de Beto. Sem grande qualidade, acrescente-se.
Nas meias-finais o F.C. Porto vai defrontar o Aston Villa.
FICHA DE JOGO:
Estádio Sanchez Pizjuan, em Sevilha
F.C. PORTO: Beto; Miguel Lopes (Fucile, 78), Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles (Varela, 67), Belluschi (Valeri, 90) e Guarín (Nuno André Coelho, 90); Hulk e Farías (Falcao, 67).
Suplentes não utilizados: Helton, Nuno, Maicon, Tomás Costa, Benítez e Mariano.

BESIKTAS: Rustu; Erhan, Ferrari, Sivok e Ismail; Fink, Ugur Inceman, Ernst e Serdar Özkan; Holosko e Bobo.

Jogaram ainda: Arikan, Mert Nobre, Tello, Erkan Zengin, Nihat

Suplentes não utilizados: Ekrem Dag, Uysal, Matias Delgado, Zapotocny, Uzulmez, Celika, Simsek, Toraman.
Cartões amarelos: Ugur Inceman (16), Sivok (29), Miguel Lopes (54), Holosko (64), Belluschi (65) e Hulk (90).

Sporting-Twente 0-0


O Sporting não foi além de um nulo em Alvalade diante do Twente no jogo da primeira mão da pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, adiando o veredicto para o segundo jogo na Holanda. Os leões entraram muito nervosos, precisaram de vinte minutos para se encontrarem em campo, mas depois conseguiram virar o tabuleiro do jogo a seu favor. João Moutinho desperdiçou uma grande penalidade e, a jogar contra dez durante mais de uma hora, a equipa de Paulo Bento nunca conseguiu bater um inspirado Mihaylov.
O Sporting entrou em campo a tremer por todos os lados, sem conseguir disfarçar as toneladas de ansiedade que prendiam os jogadores ao relvado, enquanto o Twente entrava, solto, com um trio ofensivo a abrir brechas na defesa leonina. Com um adversário muito aberto sobre o terreno de jogo, a equipa de Paulo Bento sentiu muitas dificuldades para dar conta do recado. Neste capítulo uma nota especial para o duelo particular entre Stoch, antigo jogador do Chelsea de Mourinho [não passou das reservas], e Marco Caneira, com o eslovaco a vencer em quase todos os capítulos no corredor direito.
O Sporting fechava bem ao centro, mas deixava os corredores livres para as investidas de Stoch e Bryan Ruiz. Logo no primeiro lance da baliza, Stoch silenciou as bancadas com dois nós em Caneira antes de servir Bryan Ruiz junto ao primeiro poste. O golo esteve à vista, Rui Patrício, com alguma sorte, afastou o perigo, mas os holandeses teimaram em voltar. Durante quase vinte minutos só deu Twente. O Sporting não conseguia fazer mais de dois passes consecutivos antes de perder a bola e proporcionar mais um ataque ao adversário. A vida não estava fácil para os de Alvalade.
Faltava um clique para os leões assentarem o seu jogo e este chegou num pontapé de fora da área de Miguel Veloso que passou bem perto do poste. Foi o primeiro remate do Sporting, aos 19 minutos, mas tudo mudou a partir daqui. A equipa de Alvalade ganhou confiança, fixou o jogo e Fernandez e Moutinho entraram finalmente em jogo. Em poucos minutos, os leões deram troco aos holandeses com uma série de oportunidades que culminaram com uma grande penalidade do guarda-redes Boshker sobre Postiga. Num ápice, o cenário mudou em Alvalade, mas havia ainda muito a fazer porque, apesar do Twente ter ficado reduzido a dez [Boshker foi expulso], João Moutinho, na marcação do castigo máximo, permitiu a defesa de Mihaylov.
O guarda-redes búlgaro, filho do antigo guarda-redes do Belenenses com o mesmo nome e primo do Berbatov do Manchester United, passou a ser a figura do jogo com uma série de boas defesas. Agora era o Twente que passava por um mau bocado e um desentendimento entre os dois centrais quase deu em autogolo. Depois de vinte minutos de jejum, o leão apresentava-se, agora, guloso perante tantas oportunidades e Postiga, numa recarga a um pontapé de Moutinho, atirou¿contra Vukcevic.
O Sporting conseguiu transpor o domínio do jogo para o segundo tempo diante de um Twente ainda mais recuado sobre a sua baliza. Os leões tinham agora muito espaço, mas não encontravam aberturas para visar a baliza de Mihaylov. Paulo Bento ainda esperou dez minutos, antes de abdicar de Caneira para lançar Pereirinha para a direita, desviando Moutinho para o centro e Miguel Veloso para a defesa do flanco esquerdo. O Twente defendia com seis homens, mas mantinha intacto o trio ofensivo. Sem conseguir furar pela zona central, os leões desmultiplicaram-se em remates de longe, quase sempre sem perigo para a baliza de Mihaylov.
O Twente fechava bem todos os caminhos para a baliza e o Sporting parecia ter esgotado todos os seus recursos em mais um pontapé de longe de Pedro Silva que foi ao encontro da trave. Os holandeses, apesar de fechados sobre a sua baliza, iam experimentando alguns raids ao lado contrário e Janssen quase marcou, com um pontapé de longe. Liedson, em tempo de descontos, ainda teve o golo nos pés, mas lá estava Mihaylov a adiar tudo para o segundo jogo na Holanda.

Paços perde ao intervalo...


A equipa do Paços de Ferreira saiu ontem derrotada diante dos israelitas do Bnei Yehuda por 1-0, em jogo a contar para primeira mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. O conjunto português não efectuou uma grande exibição e acabou por sofrer um golo da autoria de Atar aos 55 minutos de jogo. Este resultado, no entanto, deixa tudo em aberto para a segunda mão a disputar em Portugal, onde os comandados de Paulo Sérgio terão de vencer por 2 golos de diferença e não poderão sofrer qualquer golo. Como o próprio técnico dos 'castores' referiu: «Estamos a perder ao intervalo», por isso é bem possível que o emblema da capital do móvel chegue ainda à fase de grupos desta competição. Também Pedrinha, jogador pacense, afirmou que: «O calor e a humidade foram factores muitos complicados de ultrapassar». A ver vamos se, em Portugal, sem 12 horas de viagem a antecederem a partida e factores climatéricos tão adversos, a equipa portuguesa conseguirá fazer história nesta recém-criada competição.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Manchester City: Tevez lesiona-se... no duche


Carlos Tevez já deu muito que falar neste Verão, mas desta vez a notícia não é mais uma troca de palavras entre os rivais de Manchester a propósito da transferência do avançado argentino. O motivo é bem mais prosaico. Tevez está lesionado, porque... caiu no duche.
Aconteceu em Durban, durante a digressão do Manchester City pela África do Sul. Tevez escorregou enquanto tomava banho no seu quarto e lesionou-se no tornozelo. Um porta-voz do clube já confirmou o acidente insólito, mas diz que o avançado não deve ter de parar mais de uma semana.

Real Madrid: o primeiro golo de Ronaldo com a camisola branca


Cristiano Ronaldo marcou esta noite o primeiro golo com a camisola do Real Madrid. O português inaugurou o marcador, de grande penalidade, na vitória por 4-2 sobre a Liga de Quito. O avançado esteve ainda na origem do 2-0, ao fazer o remate para a recarga vitoriosa de Granero.
Os seis golos da partida surgiram, de resto, apenas na segunda parte. Aos 68 minutos, o Liga de Quito reduziu por Enrique Vera, mas Metzelder marcou para o Real logo a seguir e restabeleceu distâncias. 3-1 a 20 minutos do fim.
Os equatorianos voltaram a assustar a cinco minutos do fim, com o segundo golo de Vera, mas Negredo fez o 4-2 já depois do minuto 90. O Real Madrid segue em frente na Peace Cup e vai defrontar agora a Juventus.
Manuel Pellegrini ainda não teve Casillas, Sergio Ramos e Kaká, mas já teve Pepe na equipa inicial.
O Real Madrid alinhou da seguinte maneira:
Dudek; Michel Salgado, Pepe, Metzelder e Marcelo; Gago, Guti (Drenthe, 80), Cristiano Ronaldo (Lass Diarra, 72) e Robben; Higuaín (Raul, 72) e Benzema (Negredo, 61).
Golos: Ronaldo (48, g.p.), Granero (53), Vera (68, 85), Metzelder (71) e Negredo (90).

terça-feira, 28 de julho de 2009

Sepsi: "Quero triunfar no Benfica"


Apesar de não ter actuado no torneio de Amesterdão, o lateral-esquerdo acredita que pode ganhar ainda um lugar na equipa de Jorge Jesus.
No ano passado Sepsi esteve emprestado ao Racing Santander onde actuou com regularidade. Este ano, com a chegada de Jorge Jesus, o romeno teve a oportunidade de realizar a pré-época.
Apesar de nos primeiros encontros particulares Sepsi ter tido a oportunidade de jogar aqui, sou jovem e tenho mais quatro anos de contrato. O meu pensamento é o mesmo de quando cheguei aqui: triunfar no Benfica".O romeno adianta ainda que tudo depende apenas e só de si alguns minutos e mostrar o seu valor, a verdade é que agora no torneio de Amesterdão, o técnico encarnado não o utilizou.Nada que desmotive Sepsi que acredita poder ainda ganhar um lugar na equipa: "Voltei e tenho contrato. O ano passado fui emprestado para jogar mais, agora estou mesmo: "Tudo depende de mim, do meu trabalho e da forma como eu entender aquilo que o treinador quer".O ano que esteve em Espanha serviu para que o jovem ganhasse mais experiência, como ele próprio reconhece: "Estou com mais experiência. Joguei muitos jogos em Espanha, na taça e no campeonato e na UEFA".Sobre o actual bom momento dos encarnados, Sepsi reconhece que "o grupo está unido" e "com vontade de trabalhar para preparar muito bem a próxima época para ganhar o campeonato".

Rolando: «Quero jogar, se for com o Bruno Alves, melhor»


Rolando não está preocupado com o facto de o F.C. Porto ter muita gente nova e precisar de se adaptar mais uma vez para a nova época. O central também fala de uma eventual saída de Bruno Alves sem dramas.
«A pressão é sempre a mesma, seja com esta equipa ou outra, porque aqui trabalhamos sempre para ganhar. Nós também queremos um F.C. Porto igual ao dos outros anos. Sabemos que chegou muita gente nova, mas com o tempo e trabalho vão conseguir entrosar-se com a equipa. Isso não é um problema, é mais uma ajuda para todos», afirmou o central, falando aos jornalistas em Espanha (Ayamonte), onde os «dragões» disputam a Peace Cup.
Para a época que vai começar, e quando continua a falar-se na possível saída de Bruno Alves, o central diz que preferiria continuar a ter o companheiro ao seu lado, mas se isso não acontecer logo se vê: «Quero jogar. Se for com o Bruno melhor, porque ajudou-me muito no ano passado. Mas também o Pedro Emanuel e o Stepanov o fizeram. Se for com ele, melhor. Se não, logo veremos.»

«Aplicaram prisão perpétua a Di María»


Diego Maradona não se conforma com a pena de quatro jogos de suspensão aplicada a Di María pela Confederação sul-americana. O seleccionador argentino confirma que contava com o jogador do Benfica.
«Para as alas penso en Jonás Gutiérrez, em Maxi Rodríguez. Tinha a variante de Di María, mas acertaram-lhe em cheio na cabeça, aplicaram-lhe perpétua com a suspensão de quatro jogos pelo vermelho na Bolivia», afirma «El Pibe», em entrevista ao «Diario Olé».

Diego Maradona: «Messi é o meu Maradona»


Numa longa entrevista ao jornal Olé, Diego Maradona abriu o coração. O actual seleccionador argentino recordou «as asneiras do passado», falou em pormenor sobre o presente da selecção argentina, reservou largos elogios ao ex-portista Mario Bolatti e colocou Lionel Messi no topo do mundo.
«Adoro trabalhar com o Messi. É um prazer, ele faz tudo parecer fácil. A bola é uma parte do seu corpo. Nunca tinha visto ninguém assim e não se esqueçam que treinei com alguns dos maiores: Van Basten, Careca, Houseman. Nenhum é como Messi. Messi é o meu Maradona. Não há jogador mais importante do que ele», disse Maradona, el D10S.
A transição de jogador para treinador não foi fácil. E Maradona não o esconde. «Era mais fácil jogar. Só queria pegar na bola e divertir-me. Agora tenho de gerir mais de 20 jogadores. Outro dia no treino o Messi marcou um livre. Encostei-me a ver. A bola bateu na barreira e veio para mim. Estava linda! Só me apeteceu rematá-la com o meu pé esquerdo, com força.» «É mais fácil falar com Obama do que com Messi»
«O melhor que posso dar aos meus jogadores é a minha experiência. Tento saber como estão. O Mascherano, com quem falo muito, Heinze, Aguero, Maxi. Com o Messi falo menos, pois não é fácil encontrá-lo. É mais fácil apanhar o Obama do que a ele», acrescentou Maradona, que reservou uma pequena parte da conversa para recordar atribulações do passado. «Muitas asneiras fiz. E a culpa não foi do meu pai ou da minha mãe. Não eram eles que me mandavam consumir droga. Fui estúpido. Dava as duas pernas para voltar atrás e ver as minhas filhas crescer.»
Maradona: o elogio a Bolatti
Mario Bolatti foi sempre personagem secundária no F.C. Porto, mas na Argentina brilha e cativa Maradona. Por isso el gringo foi chamado à selecção.
«O Bolatti carregou o Huracán até à final. Surpreendeu-me totalmente. Conseguiu dominar quatro jogadores do Veléz, que o atacavam por todos os lados, com facilidade. Fez um trabalho comovedor. Recuperava a bola, saía com personalidade e passava a um colega. Fez-me recordar o Makelele na final do Mundial 2006.»

segunda-feira, 27 de julho de 2009

F.C. Porto: Estudiantes volta a interessar-se por Farias


O Estudiantes está no mercado por um avançado para reforçar o plantel orientado pelo treinador Alejandro Sabella. Nesse sentido, e à semelhança do que aconteceu na última época, o Estudiantes volta a ter Farias no ponto de mira. Segundo contou Miguel Pires, o empresário do avançado, ao «Diario Hoy», já foi solicitada a libertação do jogador.
«Falei com o director-desportivo do F.C. Porto e ele ficou de me dar uma resposta ao nosso pedido entre segunda e terça-feira», disse Miguel Pires. O colaborador de Fernando Hidalgo referia-se a uma conversa com Antero Henrique para solicitar o empréstimo de Ernesto Farias, avançado que tem contrato com o F.C. Porto até 2011.
No entanto, e segundo a imprensa argentina, Farias não é a única opção para o Estudiantes. O preferido até será Ezequiel Lavezzi, avançado que se incompatibilizou com a direcção do Nápoles e que por isso pode estar de saída do clube italiano. Só no caso de Lavezzi não ser opção para o Estudiantes, surgiria o nome de Farias.
O presidente do Estudiantes, de resto, confirma que «há mais do que uma alternativa firme», sendo que uma delas será Farias. As outras são o já referido Lavezzi e também Guilhermo Franco, jogador que ficou livre do contrato com o Villarreal. Farias jogou sete épocas no Estudiantes, antes de ser mudar para o River Plate, e ainda é um dos ídolos dos adeptos.

Este é o negócio do ano


A transferência que irá promover a troca de clubes entre Eto'o e Ibrahimovic vai mesmo realizar-se. O avançado camaronês já aceitou as condições oferecidas pelo Inter e Mourinho já descreveu este como o «negócio do ano».Zlatan Ibrahimovic vai mesmo reforçar a equipa do Barcelona na próxima época. A sua mudança para a 'cidade condal' envolve a cedência definitiva de Eto'o, o empréstimo de Hleb (com opção de compra) e mais 45 milhões de euros.O principal entrave à concretização deste negócio eram as avultadas exigências do avançado natural dos Camarões, Samuel Eto'o, para se mudar para Milão. No entanto, e após muitas reuniões, o clube ‘nerazzurri’ e o atleta conseguiram chegar a um principio de acordo. O jogador, que já era desejado por Mourinho desde os tempos do Chelsea, irá receber cerca de 10 milhões de euros por temporada, sem prémios incluídos, até 2014.Com este 'problema' resolvido, 'Ibra' pode agora cumprir um dos seus sonhos e assinar pelos 'blaugrana'. O sueco chegou ontem a Barcelona e hoje, depois de passar nos exames médicos, deverá ser apresentado oficialmente como jogador dos actuais campeões europeus. As suas primeiras declarações em terras espanholas mostraram a felicidade e confiança que sente antes desta nova etapa da sua carreira: «Quero fazer parte da história do Barcelona. Quando assinar serei o homem mais feliz do Mundo. Todos querem jogar no Barcelona, a maior equipa da Europa, senão do Mundo. Vou dar o meu melhor.»Sobre isto, o técnico português, José Mourinho, afirmou que: «Dizem que o negócio deste Verão é a compra do Kaká por 65 milhões de euros ou do Cristiano Ronaldo por cem milhões, mas, para mim, este é um negócio de cem milhões, porque o Eto'o não vale menos que o Ibrahimovic. Foi um negócio extraordinário.» Por fim, e para concluir a sua ideia, o português acrescentou que: «Só um treinador estúpido poderia estar feliz por perder Ibrahimovic, mas também só um treinador estúpido não estaria feliz por contar com Eto'o, por isso estou muito feliz.»Chega assim ao fim uma das principais novelas deste defeso, mas só lá mais para a frente é que poderemos saber quem ficou com o final mais feliz...

Chelsea leva a taça nos EUA com Ricardo Carvalho a capitão


O Chelsea venceu o America por 2-0 e conquistou o troféu do World Football Challenge, torneio de Verão que decorreu nos Estados Unidos e contou ainda com o Inter e o Milan.
Para o último encontro da digressão, Carlo Ancelotti optou por fazer descansar alguns dos titulares. O português Ricardo Carvalho teve direito a usar a braçadeira de capitão, enquanto Hilário foi titular na baliza e saiu ao intervalo, enquanto Deco jogou os 90 minutos. Bosingwa foi poupado.
Após uma primeira parte sem golos, o encontro foi decidido a favor do Chelsea em apenas três minutos, graças aos golos de Di Santo, aos 75m, e Malouda, aos 77m.
Os «Blues» terminaram o torneio na frente, seguidos da equipa mexicana, do Inter e por fim do Milan.

Sorrisos para Mourinho: Inter vence «derby» com bis de Milito


E ao primeiro «derby» da nova temporada, realizado nos Estados Unidos, José Mourinho ficou com razões para sorrir. Pela vitória do Inter sobre o Milan (2-0), claro, mas também pela eficácia goleadora de Diego Milito, autor dos dois golos nerazzurri num jogo em que Ricardo Quaresma jogou os últimos dez minutos, precisamente no lugar do avançado argentino.
Milito, contratado este Verão ao Génova, abriu o marcador logo aos 4 minutos, batendo Kalac depois de levar a melhor sobre Onyewu. Num encontro condicionado pelas muitas substituições, o Inter, que utilizou pela primeira vez o central Lúcio como patrão da defesa, foi gerindo a vantagem, dando a machadada final a um quarto de hora do fim, num contra-ataque conduzido por Stankovic e finalizado novamente por Milito. Com este resultado, o Inter termina a participação no World Football Challenge na terceira posição, à frente do Milan e atrás do


Chelsea e do América, que vão decidir a conquista do troféu entre si.

INTER: Júlio César (Toldo, 85 m); Maicon (Santon, 70 m), Lúcio (Materazzi, 80 m), Chivu (Córdoba, 75 m), Zanetti (Obi, 89 m); Muntari, Cambiasso (Destro, 88 m), Thiago Motta (Vieira, 60 m); Stankovic (Khrin, 85 m); Balotelli (Mancini, 70 m) e Milito (Quaresma, 80 m).

MILAN: Kalac, Zambrotta (Oddo, 65 m), Onyewu (Nesta 65 m), Thiago Silva, Jankulovski (Antonini, 65 m); Gattuso (Flamini, 70 m), Pirlo (Abate, 46 m), Ambrosini; Ronaldinho (Odu, 70 m); Borriello (Zigone, 46 m), Pato.

Etoo já está em Milão e «muito feliz» por rumar ao Inter

Samuel Etoo chegou a Milão esta manhã, para assinar pelo Inter. O avançado camaronês, que ruma à equipa orientada por José Mourinho no negócio que levou Ibrahimovic para Barcelona, disse-se «muito feliz».
«Estou muito feliz por estar no Inter. Estou aqui para trabalhar e vencer a Champions, afirmou Etoo, que era aguardado pelo seu empresário, que conduziu longas e duras negociações para concluir o processo, e pelo director de comunicação do clube.
Etoo, que irá passar o dia em exames médicos, deixou ainda uma palavra para a equipa, que na noite passada venceu o Milan nos Estados Unidos: «Parabéns aos meus companheiros, que já venceram o primeiro derby».

Ajax-Benfica, 2-3 (crónica): Torneio de Amesterdão para a Luz


O Benfica conquistou este domingo o Torneio de Amesterdão, ao bater o Ajax (3-2) no jogo decisivo da prova. Melhorando substancialmente de rendimento em relação à vitória de sexta-feira sobre o Sunderland, a equipa de Jorge Jesus deixou boas indicações, num jogo bastante competitivo e que confirmou as mais-valias de Ramires, Javi Garcia e Saviola.
É verdade que os encarnados (esta noite a equipar de preto) embalaram para a vitória com uma oferta de Aissati, que aos 8 minutos traiu o seu guarda-redes num autogolo caricato. Até aí, tinham sido os holandeses a ter mais posse de bola, com o Benfica a aguentar o primeiro embate.
Mas a infelicidade do jogador do Ajax deu confiança à equipa que, com Nuno Gomes e Saviola muito móveis na frente, saía bem em contra-ataque, para explorar a velocidade de Di Maria e Ramires. Jesus fez apenas três alterações no onze de sexta-feira, lançando três portugueses (Moreira, Carlos Martins e Nuno Gomes), e poupando Aimar e Cardozo. A integração de Javi Garcia, tal como as explosões de Ramires, voltavam a dar solidez ao meio-campo, disfarçando alguma tremideira de Shaffer e Luisão.
À passagem da meia hora, num contra-ataque exemplar, iniciado por Ramires, a bola passou por Carlos Martins, Nuno Gomes e Saviola, antes de chegar a Di Maria, que marcou a dois tempos. Uma vantagem importante que, nesta altura, já tinha justificação pelo que acontecia em campo, mas que foi encurtada antes do intervalo, num belo golo de Donald, que fuzilou Moreira à entrada da área.
Após o intervao, com Cardozo no lugar de Nuno Gomes, o Benfica repetiu a dose do primeiro tempo, aguentando o primeiro embate e tendo a fortuna de marcar num momento importante, com David Luiz a aproveitar a hesitação dos holandeses após livre de Carlos Martins.
Seguiram-se quinze minutos de domínio absoluto, que poderiam ter dado mais golos aos encarnados, antes de, com as substituições, a equipa perder alguma consistência, permitindo ao Ajax uma reacção final, traduzida num golo de Rommedahl sem consequências para o desfecho e para a conquista do troféu.

No Arena de Amesterdão, as equipas alinharam:

AJAX: Vermeer; Silva (Van der Wiel, 67), Oleguer, Anita (Van der Heijden, 84), Vertonghen; Rommedahl, Donald (De Jong, 88 m), Aissati, Emanuelson (Zeegelaar, 60 m); Sulejmani (Cvitanoch, 60 m) e Suárez.

BENFICA: Moreira: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Schaffer; Javi García; Ramires (Ruben Amorim, 50 m), Carlos Martins (Aimar, 64 m) e Di Maria (Weldon, 84 m); Saviola (Fábio Coentrão, 64 m) e Nuno Gomes (Cardozo, 46 m).

Marcadores: Aissati (8 m, p.b.); Di Maria (30 m); Donald (44 m); David Luiz (55 m) e Rommedahl (78 m). Cartão amarelo a David Luiz (62 m).