segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Liga já tem plano para a Gripe(A)


Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assinou esta segunda-feira um protocolo com os Hospitais Privados de Portugal (HPP) para a realização de um plano de contingência da gripe A (H1N1), destinado a funcionários da LPFP, árbitros e clubes.


"A Liga está há muito tempo a trabalhar e felizmente encontramos um parceiro de inegável qualidade. É para nós uma honra muito grande ter uma parceria deste tipo com os HPP. Procuramos responder preventivamente e no sentido da sensibilização", afirmou Hermínio Loureiro, presidente da LPFP.


Segundo Hermínio Loureiro, o estabelecimento desta parceria não está relacionado com o facto do Ministério da Saúde ter cancelado uma reunião com a LPFP, inicialmente marcada para hoje. Na conferência de imprensa de divulgação do protocolo, realizada hoje na sede da LPFP, no Porto, foi mesmo sublinhado que a articulação com o Ministério da Saúde é essencial.


"Não passa pela cabeça de ninguém que não haja articulação com os serviços oficiais do Ministério da Saúde", referiu Pedro Lima, administrador dos HPP, que frisou ainda que deve ser considerado "o pior dos cenários".


No entanto, Hermínio Loureiro colocou de lado, para já, medidas mais drásticas, como a hipótese de não se realizarem alguns jogos.


O responsável preferiu frisar a disponibilidade da Liga para "passar mensagens" aos "adeptos e apaixonados do futebol", numa "atitude preventiva". O presidente da LPFP explicou ainda o processo que será estabelecido no plano de contingência:


"Há um contacto inicial com a LPFP e imediatamente esse contacto é transferido para os responsáveis dos HPP, que obviamente tomarão conta da situação e procurarão encontrar a solução para o problema".


Para além dos funcionários da Liga e dos árbitros, os clubes associados da LPFP são outro dos públicos alvo, mas sem que os HPP se substituam "aos departamentos médicos dos clubes de futebol", como ressalvou o administrador Pedro Lima.


Nesse sentido, será promovida uma reunião entre responsáveis dos HPP e todos os clubes de futebol associados da Liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário