quinta-feira, 30 de julho de 2009

Besiktas-F.C. Porto, 0-0


Esta roupa estreada hoje ainda não assenta bem ao F.C. Porto. O dragão sentiu-se algo desconfortável, quase como quem sai à rua com as calças bem longe dos sapatos e um par de peúgas brancas à vista de todos. O 4x4x2 ensaiado por Jesualdo Ferreira no nulo contra o Besiktas poderá vir a ser muito útil, mas há muitas afinações a fazer neste mecanismo ainda desconhecido ao Porto versão 2009/10.
Há, também, mais dados a lançar sobre a mesa. Defensivamente a equipa continua perfeita, bem mecanizada, e já vai no quarto jogo consecutivo sem qualquer golo sofrido. Ah, e Hulk sofreu duas faltas óbvias na área do Besiktas que passaram impunes. O F.C. Porto pareceu jogar mais para o resultado, geriu bem as suas ambições e está nas meias-finais da Peace Cup. A equipa está confiante, claramente.
Sem grande brilho e com algum desconforto nesta roupagem testada, o saldo é, não obstante, positivo. O mau estado do terreno e o calor foram dois obstáculos-extra para os dragões.
Menos fulgor, a mesma mentalidade
Em relação ao jogo com o Lyon, Jesualdo fez quatro alterações, mas a mais profunda afectou o desenho táctico. Beto na baliza, a defesa com o estreante Miguel Lopes à direita, Fernando no lugar do costume e depois Guarín sobre a direita, Belluschi no meio e Raul na esquerda.
Na frente, Hulk teve a companhia de Ernesto Farías. Neste novo enquadramento, os dragões mantiveram as virtudes do costume (consistência, fiabilidade, concentração máxima), mas apresentaram uma dificuldade nunca antes vista nesta pré-época: a equipa teve dificuldades muito grandes no último terço do terreno, não encontrando armas para entrar regularmente na defesa do Besiktas.
O F.C. Porto optou, de resto, por gerir mais a posse de bola, impondo um ritmo mais baixo, adormecendo muitas vezes a equipa turca. Talvez estrategicamente, até. Certo é que a equipa não teve o fulgor do costume, mas compensou isso com a mentalidade competitiva que é a marca do conjunto.
Hulk, incompreendido pelo árbitro
A partida teve poucos lances de golo, mas o F.C. Porto obrigou os guarda-redes do Besiktas a algum trabalho. Além das duas grandes penalidades sobre Hulk que ficaram por marcar, Raul Meireles, Bruno Alves e Farías ficaram muito perto de marcar.
O Besiktas esteve quase sempre encolhido e só nos derradeiros 10/15 minutos incomodou a baliza de Beto. Sem grande qualidade, acrescente-se.
Nas meias-finais o F.C. Porto vai defrontar o Aston Villa.
FICHA DE JOGO:
Estádio Sanchez Pizjuan, em Sevilha
F.C. PORTO: Beto; Miguel Lopes (Fucile, 78), Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles (Varela, 67), Belluschi (Valeri, 90) e Guarín (Nuno André Coelho, 90); Hulk e Farías (Falcao, 67).
Suplentes não utilizados: Helton, Nuno, Maicon, Tomás Costa, Benítez e Mariano.

BESIKTAS: Rustu; Erhan, Ferrari, Sivok e Ismail; Fink, Ugur Inceman, Ernst e Serdar Özkan; Holosko e Bobo.

Jogaram ainda: Arikan, Mert Nobre, Tello, Erkan Zengin, Nihat

Suplentes não utilizados: Ekrem Dag, Uysal, Matias Delgado, Zapotocny, Uzulmez, Celika, Simsek, Toraman.
Cartões amarelos: Ugur Inceman (16), Sivok (29), Miguel Lopes (54), Holosko (64), Belluschi (65) e Hulk (90).

Sporting-Twente 0-0


O Sporting não foi além de um nulo em Alvalade diante do Twente no jogo da primeira mão da pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, adiando o veredicto para o segundo jogo na Holanda. Os leões entraram muito nervosos, precisaram de vinte minutos para se encontrarem em campo, mas depois conseguiram virar o tabuleiro do jogo a seu favor. João Moutinho desperdiçou uma grande penalidade e, a jogar contra dez durante mais de uma hora, a equipa de Paulo Bento nunca conseguiu bater um inspirado Mihaylov.
O Sporting entrou em campo a tremer por todos os lados, sem conseguir disfarçar as toneladas de ansiedade que prendiam os jogadores ao relvado, enquanto o Twente entrava, solto, com um trio ofensivo a abrir brechas na defesa leonina. Com um adversário muito aberto sobre o terreno de jogo, a equipa de Paulo Bento sentiu muitas dificuldades para dar conta do recado. Neste capítulo uma nota especial para o duelo particular entre Stoch, antigo jogador do Chelsea de Mourinho [não passou das reservas], e Marco Caneira, com o eslovaco a vencer em quase todos os capítulos no corredor direito.
O Sporting fechava bem ao centro, mas deixava os corredores livres para as investidas de Stoch e Bryan Ruiz. Logo no primeiro lance da baliza, Stoch silenciou as bancadas com dois nós em Caneira antes de servir Bryan Ruiz junto ao primeiro poste. O golo esteve à vista, Rui Patrício, com alguma sorte, afastou o perigo, mas os holandeses teimaram em voltar. Durante quase vinte minutos só deu Twente. O Sporting não conseguia fazer mais de dois passes consecutivos antes de perder a bola e proporcionar mais um ataque ao adversário. A vida não estava fácil para os de Alvalade.
Faltava um clique para os leões assentarem o seu jogo e este chegou num pontapé de fora da área de Miguel Veloso que passou bem perto do poste. Foi o primeiro remate do Sporting, aos 19 minutos, mas tudo mudou a partir daqui. A equipa de Alvalade ganhou confiança, fixou o jogo e Fernandez e Moutinho entraram finalmente em jogo. Em poucos minutos, os leões deram troco aos holandeses com uma série de oportunidades que culminaram com uma grande penalidade do guarda-redes Boshker sobre Postiga. Num ápice, o cenário mudou em Alvalade, mas havia ainda muito a fazer porque, apesar do Twente ter ficado reduzido a dez [Boshker foi expulso], João Moutinho, na marcação do castigo máximo, permitiu a defesa de Mihaylov.
O guarda-redes búlgaro, filho do antigo guarda-redes do Belenenses com o mesmo nome e primo do Berbatov do Manchester United, passou a ser a figura do jogo com uma série de boas defesas. Agora era o Twente que passava por um mau bocado e um desentendimento entre os dois centrais quase deu em autogolo. Depois de vinte minutos de jejum, o leão apresentava-se, agora, guloso perante tantas oportunidades e Postiga, numa recarga a um pontapé de Moutinho, atirou¿contra Vukcevic.
O Sporting conseguiu transpor o domínio do jogo para o segundo tempo diante de um Twente ainda mais recuado sobre a sua baliza. Os leões tinham agora muito espaço, mas não encontravam aberturas para visar a baliza de Mihaylov. Paulo Bento ainda esperou dez minutos, antes de abdicar de Caneira para lançar Pereirinha para a direita, desviando Moutinho para o centro e Miguel Veloso para a defesa do flanco esquerdo. O Twente defendia com seis homens, mas mantinha intacto o trio ofensivo. Sem conseguir furar pela zona central, os leões desmultiplicaram-se em remates de longe, quase sempre sem perigo para a baliza de Mihaylov.
O Twente fechava bem todos os caminhos para a baliza e o Sporting parecia ter esgotado todos os seus recursos em mais um pontapé de longe de Pedro Silva que foi ao encontro da trave. Os holandeses, apesar de fechados sobre a sua baliza, iam experimentando alguns raids ao lado contrário e Janssen quase marcou, com um pontapé de longe. Liedson, em tempo de descontos, ainda teve o golo nos pés, mas lá estava Mihaylov a adiar tudo para o segundo jogo na Holanda.

Paços perde ao intervalo...


A equipa do Paços de Ferreira saiu ontem derrotada diante dos israelitas do Bnei Yehuda por 1-0, em jogo a contar para primeira mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. O conjunto português não efectuou uma grande exibição e acabou por sofrer um golo da autoria de Atar aos 55 minutos de jogo. Este resultado, no entanto, deixa tudo em aberto para a segunda mão a disputar em Portugal, onde os comandados de Paulo Sérgio terão de vencer por 2 golos de diferença e não poderão sofrer qualquer golo. Como o próprio técnico dos 'castores' referiu: «Estamos a perder ao intervalo», por isso é bem possível que o emblema da capital do móvel chegue ainda à fase de grupos desta competição. Também Pedrinha, jogador pacense, afirmou que: «O calor e a humidade foram factores muitos complicados de ultrapassar». A ver vamos se, em Portugal, sem 12 horas de viagem a antecederem a partida e factores climatéricos tão adversos, a equipa portuguesa conseguirá fazer história nesta recém-criada competição.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Manchester City: Tevez lesiona-se... no duche


Carlos Tevez já deu muito que falar neste Verão, mas desta vez a notícia não é mais uma troca de palavras entre os rivais de Manchester a propósito da transferência do avançado argentino. O motivo é bem mais prosaico. Tevez está lesionado, porque... caiu no duche.
Aconteceu em Durban, durante a digressão do Manchester City pela África do Sul. Tevez escorregou enquanto tomava banho no seu quarto e lesionou-se no tornozelo. Um porta-voz do clube já confirmou o acidente insólito, mas diz que o avançado não deve ter de parar mais de uma semana.

Real Madrid: o primeiro golo de Ronaldo com a camisola branca


Cristiano Ronaldo marcou esta noite o primeiro golo com a camisola do Real Madrid. O português inaugurou o marcador, de grande penalidade, na vitória por 4-2 sobre a Liga de Quito. O avançado esteve ainda na origem do 2-0, ao fazer o remate para a recarga vitoriosa de Granero.
Os seis golos da partida surgiram, de resto, apenas na segunda parte. Aos 68 minutos, o Liga de Quito reduziu por Enrique Vera, mas Metzelder marcou para o Real logo a seguir e restabeleceu distâncias. 3-1 a 20 minutos do fim.
Os equatorianos voltaram a assustar a cinco minutos do fim, com o segundo golo de Vera, mas Negredo fez o 4-2 já depois do minuto 90. O Real Madrid segue em frente na Peace Cup e vai defrontar agora a Juventus.
Manuel Pellegrini ainda não teve Casillas, Sergio Ramos e Kaká, mas já teve Pepe na equipa inicial.
O Real Madrid alinhou da seguinte maneira:
Dudek; Michel Salgado, Pepe, Metzelder e Marcelo; Gago, Guti (Drenthe, 80), Cristiano Ronaldo (Lass Diarra, 72) e Robben; Higuaín (Raul, 72) e Benzema (Negredo, 61).
Golos: Ronaldo (48, g.p.), Granero (53), Vera (68, 85), Metzelder (71) e Negredo (90).

terça-feira, 28 de julho de 2009

Sepsi: "Quero triunfar no Benfica"


Apesar de não ter actuado no torneio de Amesterdão, o lateral-esquerdo acredita que pode ganhar ainda um lugar na equipa de Jorge Jesus.
No ano passado Sepsi esteve emprestado ao Racing Santander onde actuou com regularidade. Este ano, com a chegada de Jorge Jesus, o romeno teve a oportunidade de realizar a pré-época.
Apesar de nos primeiros encontros particulares Sepsi ter tido a oportunidade de jogar aqui, sou jovem e tenho mais quatro anos de contrato. O meu pensamento é o mesmo de quando cheguei aqui: triunfar no Benfica".O romeno adianta ainda que tudo depende apenas e só de si alguns minutos e mostrar o seu valor, a verdade é que agora no torneio de Amesterdão, o técnico encarnado não o utilizou.Nada que desmotive Sepsi que acredita poder ainda ganhar um lugar na equipa: "Voltei e tenho contrato. O ano passado fui emprestado para jogar mais, agora estou mesmo: "Tudo depende de mim, do meu trabalho e da forma como eu entender aquilo que o treinador quer".O ano que esteve em Espanha serviu para que o jovem ganhasse mais experiência, como ele próprio reconhece: "Estou com mais experiência. Joguei muitos jogos em Espanha, na taça e no campeonato e na UEFA".Sobre o actual bom momento dos encarnados, Sepsi reconhece que "o grupo está unido" e "com vontade de trabalhar para preparar muito bem a próxima época para ganhar o campeonato".

Rolando: «Quero jogar, se for com o Bruno Alves, melhor»


Rolando não está preocupado com o facto de o F.C. Porto ter muita gente nova e precisar de se adaptar mais uma vez para a nova época. O central também fala de uma eventual saída de Bruno Alves sem dramas.
«A pressão é sempre a mesma, seja com esta equipa ou outra, porque aqui trabalhamos sempre para ganhar. Nós também queremos um F.C. Porto igual ao dos outros anos. Sabemos que chegou muita gente nova, mas com o tempo e trabalho vão conseguir entrosar-se com a equipa. Isso não é um problema, é mais uma ajuda para todos», afirmou o central, falando aos jornalistas em Espanha (Ayamonte), onde os «dragões» disputam a Peace Cup.
Para a época que vai começar, e quando continua a falar-se na possível saída de Bruno Alves, o central diz que preferiria continuar a ter o companheiro ao seu lado, mas se isso não acontecer logo se vê: «Quero jogar. Se for com o Bruno melhor, porque ajudou-me muito no ano passado. Mas também o Pedro Emanuel e o Stepanov o fizeram. Se for com ele, melhor. Se não, logo veremos.»

«Aplicaram prisão perpétua a Di María»


Diego Maradona não se conforma com a pena de quatro jogos de suspensão aplicada a Di María pela Confederação sul-americana. O seleccionador argentino confirma que contava com o jogador do Benfica.
«Para as alas penso en Jonás Gutiérrez, em Maxi Rodríguez. Tinha a variante de Di María, mas acertaram-lhe em cheio na cabeça, aplicaram-lhe perpétua com a suspensão de quatro jogos pelo vermelho na Bolivia», afirma «El Pibe», em entrevista ao «Diario Olé».

Diego Maradona: «Messi é o meu Maradona»


Numa longa entrevista ao jornal Olé, Diego Maradona abriu o coração. O actual seleccionador argentino recordou «as asneiras do passado», falou em pormenor sobre o presente da selecção argentina, reservou largos elogios ao ex-portista Mario Bolatti e colocou Lionel Messi no topo do mundo.
«Adoro trabalhar com o Messi. É um prazer, ele faz tudo parecer fácil. A bola é uma parte do seu corpo. Nunca tinha visto ninguém assim e não se esqueçam que treinei com alguns dos maiores: Van Basten, Careca, Houseman. Nenhum é como Messi. Messi é o meu Maradona. Não há jogador mais importante do que ele», disse Maradona, el D10S.
A transição de jogador para treinador não foi fácil. E Maradona não o esconde. «Era mais fácil jogar. Só queria pegar na bola e divertir-me. Agora tenho de gerir mais de 20 jogadores. Outro dia no treino o Messi marcou um livre. Encostei-me a ver. A bola bateu na barreira e veio para mim. Estava linda! Só me apeteceu rematá-la com o meu pé esquerdo, com força.» «É mais fácil falar com Obama do que com Messi»
«O melhor que posso dar aos meus jogadores é a minha experiência. Tento saber como estão. O Mascherano, com quem falo muito, Heinze, Aguero, Maxi. Com o Messi falo menos, pois não é fácil encontrá-lo. É mais fácil apanhar o Obama do que a ele», acrescentou Maradona, que reservou uma pequena parte da conversa para recordar atribulações do passado. «Muitas asneiras fiz. E a culpa não foi do meu pai ou da minha mãe. Não eram eles que me mandavam consumir droga. Fui estúpido. Dava as duas pernas para voltar atrás e ver as minhas filhas crescer.»
Maradona: o elogio a Bolatti
Mario Bolatti foi sempre personagem secundária no F.C. Porto, mas na Argentina brilha e cativa Maradona. Por isso el gringo foi chamado à selecção.
«O Bolatti carregou o Huracán até à final. Surpreendeu-me totalmente. Conseguiu dominar quatro jogadores do Veléz, que o atacavam por todos os lados, com facilidade. Fez um trabalho comovedor. Recuperava a bola, saía com personalidade e passava a um colega. Fez-me recordar o Makelele na final do Mundial 2006.»

segunda-feira, 27 de julho de 2009

F.C. Porto: Estudiantes volta a interessar-se por Farias


O Estudiantes está no mercado por um avançado para reforçar o plantel orientado pelo treinador Alejandro Sabella. Nesse sentido, e à semelhança do que aconteceu na última época, o Estudiantes volta a ter Farias no ponto de mira. Segundo contou Miguel Pires, o empresário do avançado, ao «Diario Hoy», já foi solicitada a libertação do jogador.
«Falei com o director-desportivo do F.C. Porto e ele ficou de me dar uma resposta ao nosso pedido entre segunda e terça-feira», disse Miguel Pires. O colaborador de Fernando Hidalgo referia-se a uma conversa com Antero Henrique para solicitar o empréstimo de Ernesto Farias, avançado que tem contrato com o F.C. Porto até 2011.
No entanto, e segundo a imprensa argentina, Farias não é a única opção para o Estudiantes. O preferido até será Ezequiel Lavezzi, avançado que se incompatibilizou com a direcção do Nápoles e que por isso pode estar de saída do clube italiano. Só no caso de Lavezzi não ser opção para o Estudiantes, surgiria o nome de Farias.
O presidente do Estudiantes, de resto, confirma que «há mais do que uma alternativa firme», sendo que uma delas será Farias. As outras são o já referido Lavezzi e também Guilhermo Franco, jogador que ficou livre do contrato com o Villarreal. Farias jogou sete épocas no Estudiantes, antes de ser mudar para o River Plate, e ainda é um dos ídolos dos adeptos.

Este é o negócio do ano


A transferência que irá promover a troca de clubes entre Eto'o e Ibrahimovic vai mesmo realizar-se. O avançado camaronês já aceitou as condições oferecidas pelo Inter e Mourinho já descreveu este como o «negócio do ano».Zlatan Ibrahimovic vai mesmo reforçar a equipa do Barcelona na próxima época. A sua mudança para a 'cidade condal' envolve a cedência definitiva de Eto'o, o empréstimo de Hleb (com opção de compra) e mais 45 milhões de euros.O principal entrave à concretização deste negócio eram as avultadas exigências do avançado natural dos Camarões, Samuel Eto'o, para se mudar para Milão. No entanto, e após muitas reuniões, o clube ‘nerazzurri’ e o atleta conseguiram chegar a um principio de acordo. O jogador, que já era desejado por Mourinho desde os tempos do Chelsea, irá receber cerca de 10 milhões de euros por temporada, sem prémios incluídos, até 2014.Com este 'problema' resolvido, 'Ibra' pode agora cumprir um dos seus sonhos e assinar pelos 'blaugrana'. O sueco chegou ontem a Barcelona e hoje, depois de passar nos exames médicos, deverá ser apresentado oficialmente como jogador dos actuais campeões europeus. As suas primeiras declarações em terras espanholas mostraram a felicidade e confiança que sente antes desta nova etapa da sua carreira: «Quero fazer parte da história do Barcelona. Quando assinar serei o homem mais feliz do Mundo. Todos querem jogar no Barcelona, a maior equipa da Europa, senão do Mundo. Vou dar o meu melhor.»Sobre isto, o técnico português, José Mourinho, afirmou que: «Dizem que o negócio deste Verão é a compra do Kaká por 65 milhões de euros ou do Cristiano Ronaldo por cem milhões, mas, para mim, este é um negócio de cem milhões, porque o Eto'o não vale menos que o Ibrahimovic. Foi um negócio extraordinário.» Por fim, e para concluir a sua ideia, o português acrescentou que: «Só um treinador estúpido poderia estar feliz por perder Ibrahimovic, mas também só um treinador estúpido não estaria feliz por contar com Eto'o, por isso estou muito feliz.»Chega assim ao fim uma das principais novelas deste defeso, mas só lá mais para a frente é que poderemos saber quem ficou com o final mais feliz...

Chelsea leva a taça nos EUA com Ricardo Carvalho a capitão


O Chelsea venceu o America por 2-0 e conquistou o troféu do World Football Challenge, torneio de Verão que decorreu nos Estados Unidos e contou ainda com o Inter e o Milan.
Para o último encontro da digressão, Carlo Ancelotti optou por fazer descansar alguns dos titulares. O português Ricardo Carvalho teve direito a usar a braçadeira de capitão, enquanto Hilário foi titular na baliza e saiu ao intervalo, enquanto Deco jogou os 90 minutos. Bosingwa foi poupado.
Após uma primeira parte sem golos, o encontro foi decidido a favor do Chelsea em apenas três minutos, graças aos golos de Di Santo, aos 75m, e Malouda, aos 77m.
Os «Blues» terminaram o torneio na frente, seguidos da equipa mexicana, do Inter e por fim do Milan.

Sorrisos para Mourinho: Inter vence «derby» com bis de Milito


E ao primeiro «derby» da nova temporada, realizado nos Estados Unidos, José Mourinho ficou com razões para sorrir. Pela vitória do Inter sobre o Milan (2-0), claro, mas também pela eficácia goleadora de Diego Milito, autor dos dois golos nerazzurri num jogo em que Ricardo Quaresma jogou os últimos dez minutos, precisamente no lugar do avançado argentino.
Milito, contratado este Verão ao Génova, abriu o marcador logo aos 4 minutos, batendo Kalac depois de levar a melhor sobre Onyewu. Num encontro condicionado pelas muitas substituições, o Inter, que utilizou pela primeira vez o central Lúcio como patrão da defesa, foi gerindo a vantagem, dando a machadada final a um quarto de hora do fim, num contra-ataque conduzido por Stankovic e finalizado novamente por Milito. Com este resultado, o Inter termina a participação no World Football Challenge na terceira posição, à frente do Milan e atrás do


Chelsea e do América, que vão decidir a conquista do troféu entre si.

INTER: Júlio César (Toldo, 85 m); Maicon (Santon, 70 m), Lúcio (Materazzi, 80 m), Chivu (Córdoba, 75 m), Zanetti (Obi, 89 m); Muntari, Cambiasso (Destro, 88 m), Thiago Motta (Vieira, 60 m); Stankovic (Khrin, 85 m); Balotelli (Mancini, 70 m) e Milito (Quaresma, 80 m).

MILAN: Kalac, Zambrotta (Oddo, 65 m), Onyewu (Nesta 65 m), Thiago Silva, Jankulovski (Antonini, 65 m); Gattuso (Flamini, 70 m), Pirlo (Abate, 46 m), Ambrosini; Ronaldinho (Odu, 70 m); Borriello (Zigone, 46 m), Pato.

Etoo já está em Milão e «muito feliz» por rumar ao Inter

Samuel Etoo chegou a Milão esta manhã, para assinar pelo Inter. O avançado camaronês, que ruma à equipa orientada por José Mourinho no negócio que levou Ibrahimovic para Barcelona, disse-se «muito feliz».
«Estou muito feliz por estar no Inter. Estou aqui para trabalhar e vencer a Champions, afirmou Etoo, que era aguardado pelo seu empresário, que conduziu longas e duras negociações para concluir o processo, e pelo director de comunicação do clube.
Etoo, que irá passar o dia em exames médicos, deixou ainda uma palavra para a equipa, que na noite passada venceu o Milan nos Estados Unidos: «Parabéns aos meus companheiros, que já venceram o primeiro derby».

Ajax-Benfica, 2-3 (crónica): Torneio de Amesterdão para a Luz


O Benfica conquistou este domingo o Torneio de Amesterdão, ao bater o Ajax (3-2) no jogo decisivo da prova. Melhorando substancialmente de rendimento em relação à vitória de sexta-feira sobre o Sunderland, a equipa de Jorge Jesus deixou boas indicações, num jogo bastante competitivo e que confirmou as mais-valias de Ramires, Javi Garcia e Saviola.
É verdade que os encarnados (esta noite a equipar de preto) embalaram para a vitória com uma oferta de Aissati, que aos 8 minutos traiu o seu guarda-redes num autogolo caricato. Até aí, tinham sido os holandeses a ter mais posse de bola, com o Benfica a aguentar o primeiro embate.
Mas a infelicidade do jogador do Ajax deu confiança à equipa que, com Nuno Gomes e Saviola muito móveis na frente, saía bem em contra-ataque, para explorar a velocidade de Di Maria e Ramires. Jesus fez apenas três alterações no onze de sexta-feira, lançando três portugueses (Moreira, Carlos Martins e Nuno Gomes), e poupando Aimar e Cardozo. A integração de Javi Garcia, tal como as explosões de Ramires, voltavam a dar solidez ao meio-campo, disfarçando alguma tremideira de Shaffer e Luisão.
À passagem da meia hora, num contra-ataque exemplar, iniciado por Ramires, a bola passou por Carlos Martins, Nuno Gomes e Saviola, antes de chegar a Di Maria, que marcou a dois tempos. Uma vantagem importante que, nesta altura, já tinha justificação pelo que acontecia em campo, mas que foi encurtada antes do intervalo, num belo golo de Donald, que fuzilou Moreira à entrada da área.
Após o intervao, com Cardozo no lugar de Nuno Gomes, o Benfica repetiu a dose do primeiro tempo, aguentando o primeiro embate e tendo a fortuna de marcar num momento importante, com David Luiz a aproveitar a hesitação dos holandeses após livre de Carlos Martins.
Seguiram-se quinze minutos de domínio absoluto, que poderiam ter dado mais golos aos encarnados, antes de, com as substituições, a equipa perder alguma consistência, permitindo ao Ajax uma reacção final, traduzida num golo de Rommedahl sem consequências para o desfecho e para a conquista do troféu.

No Arena de Amesterdão, as equipas alinharam:

AJAX: Vermeer; Silva (Van der Wiel, 67), Oleguer, Anita (Van der Heijden, 84), Vertonghen; Rommedahl, Donald (De Jong, 88 m), Aissati, Emanuelson (Zeegelaar, 60 m); Sulejmani (Cvitanoch, 60 m) e Suárez.

BENFICA: Moreira: Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Schaffer; Javi García; Ramires (Ruben Amorim, 50 m), Carlos Martins (Aimar, 64 m) e Di Maria (Weldon, 84 m); Saviola (Fábio Coentrão, 64 m) e Nuno Gomes (Cardozo, 46 m).

Marcadores: Aissati (8 m, p.b.); Di Maria (30 m); Donald (44 m); David Luiz (55 m) e Rommedahl (78 m). Cartão amarelo a David Luiz (62 m).

domingo, 26 de julho de 2009

Real Madrid: Ronaldo e Benzema chamados, Pepe fica de fora


Ainda sem Kaká e sem os internacionais espanhóis que participaram na Taça das Confederações, o Real Madrid vai cumprir este domingo o primeiro jogo da temporada frente aos seus adeptos. A visita do Al-Ittihad ao Santiago Bernabéu servirá para Cristiano Ronaldo e Benzema cumprirem o primeiro jogo em casa, na estreia dos merengues na Peace Cup.
O técnico dos merengues, Manuel Pellegrini, convocou os seguintes 20 jogadores para a partida deste domingo: Dudek, Adán, Míchel Salgado, Marcelo, Metzelder, Miguel Torres, Garay, Agus, Gago, Lass, Sneijder, Robben, Guti, Drenthe, Granero, Raúl, Higuaín, Cristiano Ronaldo, Benzema e Negredo.
Fora da lista ficaram Huntelaar, com quem o técnico já disse não contar, e ainda Van der Vaart, Heinze, Van Nistelrooy, Diarra, Parejo e Pepe. O internacional português, a contas com pequenos problemas musculares, fica fora das opções, embora não deva ser obrigado a paragem prolongada

Peace Cup: Málaga bate Aston Villa com Hélder Rosário no onze

Com o português Hélder Rosário a titular (saiu aos 52 minutos) e ainda com um plantel muito limitado, o Málaga começou a sua participação na Peace Cup com uma vitória por 1-0 sobre os ingleses do Aston Villa.
Um golo de Fernando, aos 70 minutos, permitiu o triunfo da equipa espanhola, que luta ainda para reforçar o grupo com vista às exigências da Liga espanhola. Os andaluzes esperam poder contar já na próxima semana com o central portista Stepanov, cuja cedência por empréstimo, por parte dos dragões, está a ser ultimada. Entre o lote de possíveis reforços do Málaga está também o internacional português Jorge Andrade, que tenta regressar à alta competição depois de um calvário de lesões o ter levado a rescindir contrato com a Juventus.

Resultados da Peace Cup:

Sexta-feira:

Grupo A

Sevilha-Juventus, 1-2
Folga: Seongnam

Grupo B

LDU Quito-Al Ittihad, 3-1

Folga: Real Madrid

Sábado:

Grupo C

Málaga-Aston Villa, 1-0
Folga: Atlante

Grupo D

Lyon-Besiktas, 1-1
Folga: F.C. Porto

Domingo

Grupo A

Sevilha-Seongnam

Grupo B

Real Madrid-Al Ittihad

Lisandro em dúvida para o jogo com o F.C. Porto


Lisandro López não deverá defrontar a sua antiga equipa, o F.C. Porto, na próxima segunda-feira, em encontro da Peace Cup. O argentino, que reforçou o Lyon, não participou no jogo deste sábado frente ao Besiktas e é quase certo que também vai falhar a partida frente aos portistas.
O jogador apresenta queixas no adutor direito e, com o arranque do campeonato a aproximar-se, é provável que os responsáveis prefiram que recupere completamente.

Cissokho aprova o «substituto» Alvaro Pereira


Cissokho está «muito feliz no Lyon», mas não perde a oportunidade de «agradecer ao F.C. Porto, ao V. Setúbal e aos portugueses» o facto de o terem ajudado «muito». O lateral reconhece que o conjunto portista foi uma montra e acredita que a formação lusa não ficou mais fraca com as saídas de alguns elementos: «O F.C. Porto é muito bom a encontrar novos jogadores. Os reforços vão ser uma mais-valia. Lisandro e Lucho foram muito bons para a equipa, mas agora estão lá jogadores jovens. O Porto vai voltar a ser campeão este ano, sem dúvida alguma.»
Alvaro Pereira, que chegou do Cluj, assume-se como o substituto natural de Cissokho. O jogador dos franceses aprova a contratação: «Trabalhei com ele durante uma semana. É bom jogador. Vai ser um bom reforço para o F.C. Porto. O clube tem novos jogadores que são muito bons. Espero que seja campeão novamente.»

Embora a estadia no plantel do Lyon ainda seja curta, Cissokho garante que a experiência «está a correr muito bem», até porque «a equipa e as pessoas são muito boas». Falta agora ganhar algum entrosamento, explicou.
Ter Lisandro, seu companheiro no F.C. Porto, na equipa pode ajudar na sua adaptação. No entanto, o lateral parece mais preocupado com o argentino: «É muito boa pessoa. Agora está lesionado, mas acho que fará uma boa época no Lyon. Vou ajudá-lo a aprender a falar francês e também na sua adaptação

Falcao: todos os motivos da opção pelo F.C. Porto


Antes de se comprometer com o F.C. Porto, Falcao esteve na mira de vários clubes. O Benfica, por exemplo, terá sido um dos mais entusiasmados. Em Isla Canela, onde os dragões estagiam, o colombiano não mencionou o nome dos encarnados, mas anunciou os motivos que o levaram a optar pelos tetracampeões nacionais.
«Desde o princípio transmiti ao meu representante a minha vontade de jogar no F.C. Porto. Primeiro porque é um clube grande, o melhor de Portugal, depois porque disputa as melhores provas a nível europeu. Por estas razões sempre dei preferência ao Porto», revelou Falcao, pouco preocupado por ter encontrado uma equipa que actua num sistema diferente daquele a que estava habituado no River.
«Os treinos resolvem tudo e, com o tempo, o conhecimento dos jogadores e os movimentos vão permitir-me crescer. Com a prática habituo-me facilmente. Trabalho para ganhar um lugar na minha equipa, para melhorar e para crescer. Sei que se fizer bons jogos no FC Porto fico com as portas da minha selecção abertas», disse Falcao, que espera poder estar no próximo Mundial em representação da Colômbia.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sporting: Caicedo chega ao início da tarde


Felipe Caicedo chega ao início da tarde desta sexta-feira a Lisboa, para cumprir exames médicos e selar a transferência para o Sporting.
O avançado equatoriano, de 20 anos, deixou a concentração do Manchester City na África do Sul ainda na quinta-feira e tem chegada prevista a Lisboa para as 14h30.
Caicedo chega por empréstimo e é o segundo reforço dos «leões», depois de Matias Fernandez. O avançado poderá ser opção para as partidas do Sporting frente ao Twente, da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Manchester United recusa-se a pagar ordenados milionários


O Manchester United não irá entrar em loucuras de pagar ordenados milionários a jogadores, apesar de já ter falhado alvos de mercado, como Karim Benzema ou Tevez, por causa disso, e de ter feito um fabuloso encaixe financeiro de 94 milhões de euros com a transferência de Cristiano Ronaldo. A garantia é de David Gill, director executivo dos «red devils».
«Não será necessário, porque pensamos no médio e longo prazo. Não somos quem mais paga, se viram o que Cristiano Ronaldo foi ganhar para o Real Madrid ou o que o City está a pagar a Tevez», afirmou Gill, citado pelo Guardian.
«Não estamos no mercado por jogadores de 27, 28 ou 29 anos por uma data de dinheiro. Como devem imaginar, quando o Cristiano Ronaldo saiu fomos inundados por empresários a oferecer jogadores. Mas temos de perguntar se nessa idade estão motivados para vir para a Premier League e se são jogadores para o Manchester United», prossegue, para concluir: «O Manchester United anda por cá desde 1878 e o nosso trabalho é garantir que continua por cá muitos anos.»

F.C. Porto-D. Bucareste, 1-0 (análise aos novos dragões)

Varela
Um destaque merecido, e não apenas pelo golo que marcou. Não se limitou a ser o melhor dos reforços: foi mesmo o melhor em campo, com bons movimentos pelas alas (apareceu mais na esquerda) e diagonais oportunas a deixarem-no próximo do golo em mais do que uma ocasião. Rápido, deu sinais de estar numa fase de preparação bem adiantada, o que lhe valeu ter sido, a par de Maicón, o único a jogar os 90 minutos, sempre em bom plano. E acabou a sentir na pele a dureza dos romenos, impotentes perante a sua velocidade.
Belluschi
Saiu ao intervalo, mas a tempo de deixar promessas interessantes: bem integrado no colectivo, teve dois passes de ruptura que deixaram Hulk e Mariano na cara do golo. E ainda teve um belo apontamento defensivo, dobrando Fucile num contra-ataque do Dínamo.
Beto
Uma primeira parte relativamente tranquila, já que o Dínamo de Bucareste poucas vezes conseguiu chegar à área com perigo. Ainda assim, teve um dos momentos mais espectaculares da noite, com um voo espectacular a desviar para canto uma bomba de Laurentiu, de fora da área (29 m). Uma defesa que serviu para reforçar a sua candidatura à titularidade.
Maicon
Sóbrio, sereno e com processos simples, formou uma boa dupla com Bruno Alves e repetiu a dose no segundo tempo, quando passou a ter Rolando como parceiro.
Alvaro Pereira
O mais discreto dos reforços, numa primeira parte tímida em termos ofensivos. A defender, não sofreu muito, pela falta de soluções do adversário, mas ainda foi obrigado a uma entrada dura sobre Grigore, depois de ter sido ultrapassado no um para um.
Nuno André Coelho
Novamente adaptado a lateral-direito, que não é o seu posto natural, teve uma segunda parte muito interessante, com a vontade de mostrar serviço bem evidenciada por uma participação ofensiva assídua. A defender, teve noite de pouco trabalho.
Falcão
Vinte minutos para saborear a estreia com a camisola portista e para reencontrar Farias, com quem tinha jogado no River Plate. O jogo não deu para muito mais...
Valeri
O mesmo que Falcão, ainda com menos tempo em campo. Um bom passe para o avançado colombiano foi o seu momento de maior destaque, mas Falcão falhou o domínio.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Keirrison pode ser o próximo reforço do Benfica


O avançado brasileiro contratado recentemente pelo Barcelona pode seguir directamente para a Luz.
O jovem de apenas 20 anos, que custou 15 milhões de euros, chega hoje à cidade condal para assinar o contrato com o Barcelona.A verdade é que a estadia do brasileiro na cidade espanhola deve ser de curta duração. O treinador dos catalães, Pepe Guardiola, já anunciou que o avançado precisa de ganhar experiência e a melhor solução é o empréstimo.
Assim, segundo o jornal desportivo espanhol, Sport, o Benfica pode ser o destino do brasileiro.
Numa entrevista a este mesmo jornal, Keirrison afirma que não vê qualquer problema nesta possibilidade: "Creio que ser emprestado me irá ajudar a conhecer melhor o futebol europeu. Não vejo nenhum problema nisso".
Keirrison destacou-se este ano ao serviço do Palmeiras como o segundo melhor marcador do campeonato Paulista com 13 golos

Ibrahimovic não vai chegar lesionado ao Barcelona


Zlatan Ibrahimovic fez uma forte distensão no pulso esquerdo no encontro entre o Inter e o Chelsea, segundo revela o clube italiano. Ficam assim afastados os receios de uma fractura, numa altura em que o avançado se prepara para selar a transferência para o Barcelona.
O negócio estava pendente do acordo entre Etoo e o Inter, que estava difícil. Mas uma reunião na noite de ontem entre o empresário do camaronês e o clube terá resolvido o assunto.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Farias reclama oportunidades a pensar no «penta»

Com a saída de Lisandro Lopez do plantel dos tetracampeões nacionais, Ernesto Farias reclamou esta manhã mais oportunidades. O jogador falava no superflash antes do treino matinal dos dragões.
"Cada avançado tem as suas características. O importante é procurar melhorar todos os dias e é nesse sentido que vou continuar a trabalhar", declarou.
Na luta pelo objectivo de jogar mais e melhor pelo clube, Ernesto Farias considera que tem evoluído no FC Porto.
"Um jogador tem de demonstrar constantemente que merece um lugar na equipa. Sinto que fui conquistando o meu espaço aos poucos e agora há que continuar a trabalhar e provar ao treinador que posso jogar", referiu o jogador.

"Gamebox" já renderam 4,5 milhões de euros


O Sporting já encaixou perto de 4,5 milhões de euros com a venda dos lugares de época para os jogos da equipa de futebol, um aumento de 10 por cento em relação a igual período da temporada passada.
Com a venda de cerca de 22 000 bilhetes de época, contra 19 000 na mesma altura da época anterior, o que corresponde a um aumento de 10 por cento e mais de 4,5 milhões de euros. Os objectivos do clube passam por ultrapassar os 27 000 ingressos anuais vendidos em 2008 e atingir uma receita total de seis milhões.

Vendidos 26 000 "dragon seat"

A venda de "Dragon seats" para a época 2009/10 está a ser superior à registada no período homólogo da temporada passada adiantou à Agência Lusa Gil Santos, director da Porto Comercial.
"No ano passado, por esta altura, entre renovações e novas vendas tínhamos preenchido 25 000 dragon seats. Neste momento já vamos com 26 000, o que traduz um ligeiro aumento em relação à época passada", afirmou.

A crise parece não ser desculpa para o sócio do FC Porto, que tem de despender entre 60 e 1250 euros para adquirir o seu "dragon seat". Apesar das vendas estarem a correr melhor do que esperado, Gil Santos esclarece que o objectivo passa por repetir os valores da temporada anterior.

"Encarnados" apresentam-se a perder

O Benfica sofreu, esta terça-feira, a primeira derrota da pré-temporada, ao ser batido pelo Atlético de Madrid, por 2-1, no encontro de apresentação da equipa de futebol aos adeptos, no Estádio da Luz.
Num Estádio da Luz com uma excelente moldura nas bancadas, o Atlético de Madrid impôs-se, por 2-1, no jogo de apresentação do reforçado Benfica de Jesus.

No jogo que marcou o regresso de Reyes e, sobretudo, de Simão Sabrosa à Luz, o Atlético de Madrid adiantou-se no marcador aos 11 minutos, por Raul Garcia, mas o Benfica empatou nove minutos depois, por Cardozo, antes de Forlan fazer o resultado final, na marcação de uma grande penalidade, no final da primeira parte. Jorge Jesus, no final, declarou-se "contente com a exibição, não com o resultado", afirmando "estamos no caminho certo".

Chelsea-Inter: a gaffe de Ancelotti, que nem viu Mourinho


Carlo Ancelotti saboreia o seu primeiro grande momento com o Chelsea, a vitória sobre o Inter nos Estados Unidos. No final do jogo, feliz, o treinador italiano revelou que não cumprimentou José Mourinho e até cometeu uma «gaffe», involuntária ou não.
Perguntaram a Ancelotti sobre Pirlo, depois de a possível saída do médio do Milan ter sido muito badalada no defeso. «Não há nada em particular. Neste momento é jogador do... Chelsea», respondeu o técnico. Perante a reacção de estupefacção de quem ouviu, Ancelotti reagiu: «Vocês sabem que eu gosto de brincar!»
Quanto a Mourinho, Ancelotti explica que não falou com o português. «Estava muita gente no relvado, não houve oportunidade para nos cruzarmos», defende, rejeitando de resto qualquer conflito entre ambos, apesar das provocações trocadas quando Ancelotti ainda estava no Milan: «Nunca houve confronto entre nós, as nossas equipas é que se defrontavam.»
José Mourinho voltou a ficar em silêncio após o segundo jogo nos Estados Unidos, delegando declarações num adjunto.

Javi Garcia: «Não acho que seja um passo atrás na carreira»


Rui Costa, director-desportivo do Benfica, apresentou nesta terça-feira Javi Garcia, médio oriundo do Real Madrid. O jogador custou sete milhões de euros aos cofres encarnados e mostrou-se satisfeito por representar a formação encarnada.
«Já conhecia o Estádio da Luz por imagens e ficou entusiasmado, pelo recinto, pelos adeptos. Fico à espera do momento de jogar neste estádio. Pareceu-me uma boa equipa, esteve bem frente ao Atlético de Madrid, uma grande equipa de Espanha. Falei com Cristiano Ronaldo sobre Lisboa, que não conhecia, como também falei com Pepe. Disseram-me que era uma grande cidade, um grande clube e não me faltaria nada aqui», começa por dizer.
Javi Garcia aceitou a mudança para o Estádio da Luz desde o primeiro momento: «O Benfica é um grande clube, com grandes adeptos e espero que a equipa continue a crescer, para conquistar muitos títulos. Venho com toda a ilusão do Mundo. Tinha vontade de resolver este negócio com o Benfica, queria vir desde o início. Agora quero aproveitar.»
«Não acho que seja um passo atrás na carreira. Venho de um grande clube para outro grande clube. Que seja um passo em frente. Foi um dia muito feliz para mim. Prometo muito trabalho, tinha muita vontade de vestir esta camisola e justificar o investimento que fizeram em mim», acrescentou o médio

terça-feira, 21 de julho de 2009

Liga aprova Plano de Incentivos aos clubes


O presidente da Liga anunciou a afectação de 1,3 milhões de euros para um fundo destinado a melhorar as condições dos estádios.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai financiar 16 clubes com um total de 865 mil euros para melhorar as condições de organização dos participantes nas competições e também a comodidade e segurança de adeptos. Os 16 clubes candidatos ao Plano de Incentivos da Liga irão investir aproximadamente três milhões de euros, sendo que a LPFP apoia em 25 por cento os emblemas da Liga principal e em 35 os da Liga de Honra. Durante a assinatura dos contratos-programa, hoje, segunda-feira, na sede da Liga, no Porto, o presidente da LPFP, Hermínio Loureiro, explicou que "atendendo às dificuldades sócio-económicas do país", tornou-se necessário aprovar esta medida, como forma de ajudar os clubes a modernizarem as suas instalações.
A Olhanense, com um investimento de 686 mil euros, surge como o clube que mais irá investir na melhoria das infra-estruturas das suas instalações. Académica, Desportivo das Aves, Sporting da Covilhã, Feirense, Freamunde, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Rio Ave, Gondomar, Leixões, Naval, Oliveirense, Varzim, Belenenses e Vitória de Setúbal são os outros clubes apoiados pela Liga.

Izmailov operado, 10 semanas de paragem à vista


Marat Izmailov já foi operado, encontra-se em repouso e iniciará a reabilitação a partir de segunda-feira. O departamento médico do Sporting mantém a estimativa de uma paragem mínima de 10 semanas para o médio russo, que assim apenas deverá regressar em Outubro.
A intervenção ao tendão rotuliano direito de Izmailov, um problema que já vinha do final da época passada, «correu bem», segundo informa o Sporting, num boletim clínico divulgado no site do clube.
«Salvaguardando a inevitável possibilidade de correcções na estimativa temporal no decurso do processo de reabilitação, mantemos o período mínimo de 10 semanas como previsão de inactividade desportiva», explica ainda o departamento médico dos «leões».

Real supera 1º teste: estreia de Ronaldo na noite de Benzema


O Real Madrid superou o primeiro teste da pré-temporada, graças a um golo do reforço Karim Benzema a três minutos do fim, frente ao Shamrock Rovers, em Dublin, onde decorre o estágio dos merengues.
Cristiano Ronaldo foi a única contratação titular na estratégia de Pellegrini (4x4x2), que, apesar de bem sucedida, necessita de afinações, depois de sete dias de preparação. Ainda sem Iker Casillas, Sergio Ramos, Albiol e Kaká, todas as atenções recaíram sobre o internacional português, que seria substituído por Van der Vaart ao intervalo sem conseguir mostrar aquilo que melhor sabe fazer
.
Cerca de dez mil adeptos acompanharam o desafio no Tallaght Stadium, na capital da Irlanda, e não faltou apoio... aos visitantes, apesar de Cristiano Ronaldo não ter escapado a alguns assobios por ter deixado o futebol inglês.
Os aplausos chegaram com a pontaria afinada do avançado de 21 anos, contratado ao Lyon, que entrou na segunda parte para o lugar do capitão Raúl e brilhar com a camisola branca.
Depois de algumas oportunidades falhadas e quando o empate parecia ser o resultado final, Benzema recebeu um passe longo de Heinze e bateu, a três minutos do derradeiro apito, o guarda-redes dos irlandeses.
O Real Madrid sofreu para vencer, mas deu mais um importante passo rumo à preparação da nova temporada.
Também Pepe fez parte da primeira equipa, depois de três meses de paragem devido ao castigo da Federação Espanhola. Pela frente o central português tem, ainda, seis jogos de suspensão para cumprir, mas a titularidade neste primeiro ensaio deve ser encarada com optimismo.

REAL MADRID: Dudek; Torres (Salgado, 46), Pepe (Heinze, 46), Metzelder (Garay, 46) e Marcelo (Drenthe, 46); Gago (Parejo, 46), Lass (Tébar, 63), Guti (Sneijder, 46) e Cristiano Ronaldo (Van der Vaart, 46); Higuaín (Negredo, 46) e Raúl (Benzema, 46).

Falcao e Valeri à lupa no primeiro treino

Falcao

Falcao já marca com a camisola do F.C. Porto e logo no primeiro treino realizado no novo clube. O avançado colombiano, apresentado no passado sábado, integrou sem limitações os trabalhos desta segunda-feira, no centro de estágio, em Gaia, mostrando estar ao nível dos companheiros em termos físicos.
Os jornalistas assistiu ao treino do F.C. Porto na íntegra e acompanhou com especial interesse as acções do novo camisola 9. Inicialmente tímido, muitas vezes algo distante, Falcao foi melhorando muito o rendimento com o passar dos minutos.
Bem constituído, apesar de baixo, o colombiano segura bem a bola de costas para os defesas e tabela de forma consistente com os colegas que surgem de zonas mais recuadas.
A recepção e o passe são feitos quase sempre com o pé esquerdo, claramente o mais forte, apesar de também utilizar o direito na hora de rematar à baliza. Aliás, o único golo anotado na sessão de trabalho surgiu num pontapé fortíssimo com o pé alegadamente menos evoluído.
Falcao tem um longo caminho a percorrer, evidentemente, mas estes primeiros sinais do internacional colombiano são positivos.
Valeri: pouco minutos no relvado
Já Diego Valeri, que também começou hoje a trabalhar no Olival, fez treino específico, apesar de ter subido ao relvado com a equipa. O médio argentino dialogou alguns minutos com o treinador Jesualdo Ferreira e, no final da conversa, voltou a sair, eventualmente, para realizar trabalho de ginásio, já que terminou as férias há pouco tempo e está mais atrasado em termos de preparação física.
Outra das novidades na sessão de hoje foi a integração de Farías sem limitações, depois da pancada sofrida no joelho que o afastou dos treinos na última semana.
Em recuperação prosseguem Cristian Rodriguez, Sapunaru, Miguel Lopes e Orlando Sá.

Rui Costa elogia Javi Garcia e anuncia um avançado


Rui Costa, director-desportivo do Benfica, elogia Javi Garcia mas não quer confirmar o médio como reforço da formação encarnada. Por outro lado, à margem da apresentação de Ramires, o dirigente admitiu que o clube vai contratar mais um avançado.
«Como todos jogadores, tem de ser anunciado à CMVM. Há variadíssimos jogadores interessantes, e Javí Garcia também é um jogador interessante», limitou-se a dizer, sobre o espanhol do Real Madrid.
No ataque, haverá mais uma solução para Jorge Jesus: «Vai chegar um avançado, não digo o nome. Pode vir do mercado inglês ou qualquer outro. Não pensamos em termos de dia da apresentação, a prioridade é chegar a tempo de começar a época.»
Rui Costa foi confrontado com o nome de Stojkovic, guarda-redes que não faz parte dos planos do Sporting. «Quem? O Benfica, de facto, está interessado num avançado. Para além dessa confirmação, pode ou não ainda apresentar mais uns jogadores, mas não falo em nomes ou posições», atirou.
«Estou satisfeito com o trabalho desenvolvido, com a dinâmica. Não digo isto pelas vitórias, sendo certo que isso também é positivo. Os novos métodos estão a ser apreendidos com a velocidade necessária», conclui o dirigente.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Milan e Galaxy empatam, Beckham desentende-se com adeptos


O Milan empatou com o LA Galaxy (2-2) no primeiro jogo da digressão norte-americana. O reencontro dos «rossoneri» com David Beckham não foi de boa memória para o inglês, que foi fortemente vaiado pelos seus próprios adeptos e não se ficou.
Foi o primeiro encontro de Beckham no seu terreno desde o regresso aos Estados Unidos. E os adeptos do Galaxy não lhe perdoaram ter virado costas ao «soccer». Nem ter recentemente entrado numa guerra de palavras com Landon Donovan, a estrela da equipa, ou admitido que conta voltar à Europa no final do ano, para agarrar a oportunidade de ir com a selecção inglesa ao Mundial 2010.
Além das vaias quando tocava na bola, Beckham ouviu insultos e viu faixas críticas nas bancadas. Ao intervalo teve de ser escoltado pela segurança, quando se dirigia aos balneários, mas decidiu aproximar-se das bancadas para confrontar os adeptos. Um deles saltou a vedação e foi interceptado pela polícia, antes que a situação ganhasse maiores proporções.

Bolívia: estreia na primeira divisão aos 12 anos


Mauricio Baldivieso entrou este domingo aos 39 minutos no jogo da primeira divisão boliviana entre o seu Aurora e o FC La Paz. Até aqui tudo normal, mas o caso muda de figura quando se sabe que Mauricio tem apenas 12 anos. O Aurora perdeu o jogo (1-0), mas a notícia foi a estreia do pré-adolescente, filho do treinador do clube, o ex-jogador Júlio César Baldivieso que representou a Bolívia no Mundial 1994 (ao lado do boavisteiro Erwin Sánchez).
A estreia de Mauricio foi apadrinhada por uma entrada violenta de um jogador do La Paz que o lesionou no tornozelo direito, com apenas cinco minutos em campo. A criança foi assistida, em lágrimas e conseguiu continuar até ao fim do jogo.
«Estou orgulhoso, ele tem muito talento», elogiou o treinador do Aurora e pai de Mauricio que criticou o árbitro por não ter exibido o cartão amarelo a Henry Alacid, o autor da falta que lesionou Mauricio. O La Paz concluiu o encontro com nove jogadores.

Benfica: Ramires chega para ganhar massa muscular

Ramires já está em Portugal e e vai ser apresentado nesta segunda-feira, às 19 horas, no Estádio da Luz. O médio disputou a Taça das Confederações pela selecção brasileira e ainda voltou ao Cruzeiro para jogar na Taça Libertadores, mas espera não acusar o cansaço ao longo da temporada.
Wilson Gottardo, empresário do jogador, revelou que existem conversações para iniciar um programa específico que permite a Ramires ganhar massa muscular e facilitar a adaptação ao futebol europeu.
«É verdade que ele mal teve férias, mas estamos a falar com as pessoas do departamento médico e fisiológico do Benfica para fazer um programa específico para ele. O Ramires tem de começar imediatamente esse plano, porque o Cruzeiro apostava numa preparação diferente e ele precisa de ganhar mais massa magra (ndr. muscular). Sabemos que aí o Inverno é mais exigente», explica o agente.
Ramires ainda vai completar a bateria de exames médicos e formalizar o contrato com o Benfica. «Ele já chegou aí, ainda vai fazer todos os exames e formalizar o seu contrato. Se tudo correr bem, ainda será apresentado amanhã. Quanto ao número da camisola, acho que ele nunca teve preferência. Como foi sempre mudando de posição ao longo da carreira, nunca ganhou afeição a um número específico. Ele quer é demonstrar a sua polivalência e dar o melhor para ajudar o Benfica», conclui Gottardo.

Os 3 "GRANDES"

PORTO

Os 3'grandes' estiveram em acção neste fim-de-semana e tiveram igualmente sortes diferentes nos seus confrontos.O FC Porto fez o seu jogo de apresentação aos sócios, diante do Mónaco, e venceu por uns esclarecedores 3-0. Haruna (na própria baliza), Mariano e Guarin foram os marcadores de serviço. Este jogo serviu também para os 'dragões' apresentarem oficialmente dois novos reforços. Valeri e Falcão apareceram pela primeira vez vestidos com a camisola azul e branca e receberam uma das maiores ovações da noite no Dragão. Outra das notas de destaque foi a homenagem prestada ao ex-capitão, Pedro Emanuel, que se retirou no final da época passada do futebol profissional e será treinador dos juvenis do FC Porto.




SPORTING

O Sporting, também no seu jogo de apresentação, não conseguiu levar de vencida a equipa do Feyenoord. Os 'leões' perderam pela segunda vez nesta pré-temporada, desta feita por 1-2, e começam a lançar algumas suspeitas sobre a aposta feita na estabilidade, que levou o clube de Alvalade a contratar, até ao momento, apenas Matias Fernández. Hélder Postiga abriu as hostilidades a favor dos visitados, mas De Guzman e Makaay deram nome à reviravolta holandesa.





BENFICA
Por último, o Benfica venceu o Torneio do Guadiana batendo na final a Olhanense por 2-1. Apesar de ter estado novamente em desvantagem, como havia acontecido contra o Athletic Bilbao, os 'encarnados' conseguiram dar a volta ao marcador. Cardozo e Miguel Vítor responderam ao golo de penálti de Ukra e deram a Jorge Jesus o seu primeiro troféu pela equipa da Luz. A equipa de Olhão deixou uma excelente amostra daquilo que poderá fazer esta época no principal escalão do futebol português e só com muito trabalho as 'águias' conseguiram levar de vencida a recém-promovida equipa algarvia. Com um jogo muito personalizado, os comandados de Jorge Costa mostraram bom futebol e um querer imenso, que poderá ser sinónimo de uma temporada tranquila na I Liga.

Ameaçado pelo árbitro por driblar de mais...lol....

Os pés a passarem vertiginosamente sobre a bola, um defesa hipnotizado e conformado com o seu destino, um toque subtil de calcanhar e aí vai ele. Philippe Coutinho tem 17 anos, joga no Vasco da Gama e já tem contrato firmado com o Inter de Milão. É o novo prodígio brasileiro e alegadamente gosta de humilhar os adversários.
A última vítima foi um central do ABC. Mas desta vez Coutinho esteve perto de ser castigado. O árbitro da partida considerou que os dribles constantes do criativo do Vasco foram uma falta de respeito pelo adversário e ameaçou mostrar-lhe um cartão amarelo.
«Sempre fui objectivo e não vou mudar. Já sofri muitas entradas duras de adversários e não será esta situação a intimidar-me», referiu Coutinho sobre a jogada em questão. O antigo árbitro brasileiro, Léo Feldman, também comentou o comportamento do atleta e do árbitro Luis Bites. «O árbitro não tem de ameaçar, tem de aplicar a regra. Se o lance for considerado atitude antidesportiva, há apenas lugar à marcação de livre indirecto.»

Maniche no colónia.


Maniche vai ser jogador do Colónia. O internacional português tem tudo acordado com o clube alemão e apenas terá de completar os exames médicos para oficializar a ligação entre as partes. O anúncio foi feito pelo próprio emblema germânico no seu site oficial.
Aos 31 anos, Maniche reencontra Petit, um velho conhecido da Selecção Nacional. Os dois jogadores podem, desta forma, preencher dois lugares no meio-campo do Colónia.
Maniche acabou o contrato com o Atlético Madrid e chega a custo zero ao Colónia. Na passada semana, foi noticiado que Maniche estaria a um passo dos turcos do Ankaraguçu.
Formado no benfica, Maniche representou ainda o Alverca, o F.C. Porto, o Dínamo de Moscovo, o Chelsea, o Atl. Madrid e o Inter de Milão. Nos dragões conquistou a Taça UEFA em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004.

Mercado: F.C. Porto é o terceiro clube que mais fez em vendas


A forma dura como tem estado no mercado negocial coloca o F.C. Porto entre os clubes que mais dinheiro encaixaram neste mercado de transferências. Os azuis e brancos são aliás o terceiro posicionado neste ranking particular, tendo até agora arrecadado 65,8 milhões de euros. O que já era suficiente, por exemplo, para contratar Kaká.
Melhor do que o F.C. Porto, só há dois clubes, como já se referiu. Destacado na frente está o Manchester United com 103,1 milhões de euros em caixa (94 de Ronaldo, 4 de Campbell, 2,75 de Manucho e 2,25 de Lee Martin). No segundo lugar surge o Milan, com 80 milhões de euros arrecadados (65 milhões de Kaká e 15 milhões de Goucurff).
Segue-se o F.C. Porto sendo que para este registo muito contribuíram as transacções de Lisandro, Lucho e Cissokho. Os três jogadores somam 57 milhões de euros, divididos entre 24 milhões o primeiro, 18 o segundo e 15 o terceiro. Depois há que acrescentar 5 milhões de Ibson, mais 3,5 milhões de Paulo Machado e 300 mil euros de Vieirinha.
Segue-se Génova e Lyon
Logo a seguir surgem o Génova e o Lyon. Os italianos já lucraram 50 milhões de euros em vendas (muito à custa da negociação de Diego Milito e Thiago Motta para o Inter por 25 e 15 milhões), os franceses por seu lado fizeram 45 milhões (35 com Benzema no Real Madrid, 8,5 com Keita no Galatasary e 1,5 de Paillot para o Grenoble).
Nesta lista não cabem, naturalmente, os dois outros clubes grandes de Portugal. Benfica e Sporting fizeram encaixes residuais em transferências de jogadores, sendo que no caso da formação de Alvalade nem chega a tanto: o Sporting tem o relatório de vendas a zero. O Benfica, por outro lado, fez apenas 2,5 milhões de euros com Katsouranis.
Nápoles e Real Madrid no plano oposto
Há casos piores do que Benfica e Sporting, porém. O Nápoles, por exemplo. Volta a apostar forte no reforço da equipa de futebol, já investiu 40 milhões em compras e mantém as vendas a zero. Pior é o Real Madrid. Os espanhóis são um caso à parte: 214 milhões em compras e cinco milhões em vendas (curiosamente Saviola, para o Benfica).
Por fim uma curiosidade. Regressando ainda ao F.C. Porto. A SAD portista é notícia por ter atingido um encaixe fantástico neste mercado, mas que está longe de ter sido o melhor de sempre. É apenas o terceiro: em 2004/05 realizou 98,9 milhões (com Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco), em 200708 fez 69 milhões (com Anderson e Pepe).

Lista dos cinco clubes que mais dinheiro fizeram em vendas:

Manchester United - 103,1 milhões de euros

Milan - 80 milhões

F.C. Porto - 66,1 milhões

Génova - 50 milhões

Lyon - 45 milhões

Outros clubes com bons encaixes:

Inter - 36 milhões

Arsenal - 29 milhões

Marselha - 22,5 milhões

Bayern Munique - 22,2 milhões

Juventus - 15,8 milhões

sábado, 18 de julho de 2009

Ibrahimovic só pensa no Barcelona: «Oxalá se faça o negócio»

Integrado no estágio do Inter do Milão em Los Angeles (EUA), Zlatan Ibrahimovic já só tem a cabeça em Barcelona. O sueco, recorde-se, poderá chegar à Catalunha por troca com Samuel Etoo.
«Oxalá se faça o negócio. Se for mesmo verdade, evidentemente estou interessado», referiu Ibrahimovic ao jornal sueco Aftonbladet, ainda surpreendido com as mais recentes novidades.
«Depois do amigável que fizemos, soube que o Laporta e o Moratti se tinham encontrado, mas pensei que só tinham falado sobre o Maxwell. Estou muito interessado, mas de momento só tenho contrato com o Inter, e enquanto o tiver vou respeitá-lo.»

Liedson da Português


Liedson ainda não tem o seu processo de naturalização concluído. O avançado brasileiro completa, em Setembro, seis anos de residência em Portugal. Contudo, a Federação Portuguesa de Futebol pode invocar o interesse nacional para acelerar o processo, argumentando com a recta final do apuramento para o Mundial de 2010.
Renato Silva, assessor do jogador, foi o primeiro a reconhecer que o processo ainda não estava concluído. O empresário Gilmar Veloz jogou à defesa, remetendo a questão para o Sporting. «A doutora Rita (ndr. Rita Figueira, administradora da SAD) está a tratar dessa questão, é melhor eu não falar sobre isso. Perguntem ao Sporting. O Liedson tem a certeza que representar Portugal seria muito bom para ele, mas agora compete à Federação decidir»,
O Sporting tem acompanhado Liedson neste processo mas salienta que a decisão de representar Portugal pertence exclusivamente ao jogador. O processo de naturalização está por concluir e, naturalmente, o interesse da Federação permitiria encurtar os prazos.
Fonte da Federação Portuguesa de Futebol explicou que, na próxima semana, o organismo poderá iniciar as diligências para invocar o interesse nacional, caso haja parecer positivo de Carlos Queiroz.
Na missiva, Liedson seria apresentado como peça fundamental para atingir determinado objectivo, neste caso o Mundial de 2010. Portugal tem jogos agendados com a Dinamarca, a 5 de Setembro, e com a Hungria, quatro dias depois. A intromissão da Federação permitiria reforçar a probabilidade de contar com o avançado nesses encontros decisivos.
O mesmo aconteceu com Makukula, então na selecção nacional sub-21, recorda a fonte da Federação, para além dos casos evidentes de Deco e Pepe.

Negociações entre Mourinho e Abramovich


A transferência de Ricardo Carvalho, deverá ser o tema principal da reunião desta terça-feira, entre Chelsea e Inter de Milão, pela qual o clube de Mourinho apenas está disposto a pagar oito milhões de euros. Apesar de já desmentida oficialmente, mas caso seja efectuada a troca de Ibrahimovic por Deco e Ricardo Carvalho, mais 58 milhões de euros, José Mourinho quer incluir também Didier Drogba. Mourinho continua contra a negociação do avançado sueco, mas caso esta se concretize, pretende que o Inter receba menos pela transferência, trazendo em troca um daqueles que já tiveram “sob o seu comando”.

Paços empata a zero na Moldávia


O Paços de Ferreira empatou ontem a zero bolas com o Zimbru, na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa. Paulo Sérgio, treinador dos pacenses, gostou da exibição mas considera o resultado muito perigoso. A segunda mão vai realizar-se no próximo dia 26, em Guimarães.

Jorge Costa antevê "grandes dificuldades" na final com o Benfica


O treinador do Olhanense, Jorge Costa, anteviu “grandes dificuldades” no jogo com o Benfica, devido ao curto período de recuperação entre a vitória de hoje sobre o Anderlecht e a final de sábado do Torneio do Guadiana em futebol.“Vamos ter grandes dificuldades com o Benfica. Vamos ter apenas 24 horas de recuperação e temos um plantel curto, por isso, muitos jogadores vão ter de jogar novamente”, disse o técnico, na conferência de imprensa, após a vitória sobre a equipa belga, por 2-1.“Ante um adversário fortíssimo como o Benfica, acredito, ainda assim, que vamos dar o nosso melhor para sairmos satisfeitos e convencidos de que, mesmo com dificuldades, demos uma boa resposta”, advertiu Jorge Costa.O treinador elogiou a prestação da sua equipa perante um adversário bastante mais cotado no futebol europeu e com a preparação em fase mais adiantada: “Tínhamos a vantagem de ter grande parte da estrutura do ano passado e sabíamos que, em organização e ideias de jogo, isso funcionaria”.“Foi uma vitória importante. É importante começar época com vitórias, ter cultura de vitórias. Num torneio de prestígio, ante uma equipa como o Anderlecht, saímos mais reforçados como equipa”, concluiu.